Dark Mode 93,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

i

No topo mais alto da tabela, aquele onde se encontram as cinco primeiras escolas, encontramos apenas colégios

Ana Martingo

No topo mais alto da tabela, aquele onde se encontram as cinco primeiras escolas, encontramos apenas colégios

Ana Martingo

Privadas dominam rankings dos exames do 12.º e 9.º ano; públicas o ranking do sucesso dos alunos /premium

Em primeiro lugar, no ranking da média dos exames do 9.º ano está o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto. No primeiro lugar do secundário, o Colégio Nossa Senhora do Rosário.

    Índice

    Índice

No final, é a pergunta que (quase) todos fazem em dia de divulgação de rankings de escolas. Afinal, quem é que ficou em primeiro lugar e para quem foi a medalha de prata? Por muito que os rankings já não tenham o peso que tinham, a curiosidade fala mais alto e há sempre a tentação de pesquisar nas tabelas para descobrir em que lugar ficou a nossa escola, seja a que é frequentada pelos nossos descendentes, seja aquela em que estudámos num passado mais ou menos recente.

A ressalva é feita todos os anos. Não há melhores nem piores escolas e os rankings clássicos, aqueles que ordenam as escolas hierarquicamente, fazem-no de acordo com as notas obtidas pelos estudantes nos seus exames finais, ora sejam os de 9.º ano, ora sejam os de 12.º ano.

A este acrescenta-se a novidade introduzida pelo Ministério da Educação e que surge pelo terceiro ano consecutivo: os rankings de sucesso que, em linhas gerais, mostra que escolas fizeram mais ou menos pelo sucesso dos seus alunos. Olha-se para o ponto de partida, para o ponto de chegada, compara-se alunos comparáveis e perdem-se pontos com taxas de chumbos. Dito isto, falta abrir o envelope.

Em primeiro lugar, no ranking da média dos exames do 9.º ano está… (rufar de tambores) o Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus, no Porto. Tal como as restantes escolas a ocupar os primeiros 15 lugares desta lista, também esta é privada.

No topo mais alto da tabela, aquele onde se encontram as cinco primeiras escolas, encontramos apenas colégios: a medalha de prata é para as notas dos alunos do Externato As Descobertas, em Lisboa, a de bronze para o Colégio dos Plátanos, em Sintra. Segue-se, em Coimbra, o Colégio Rainha Santa Isabel e, em Lousada, o Externato Senhora do Carmo

  1. Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus
  2. Externato As Descobertas
  3. Colégio dos Plátanos
  4. Colégio Rainha Santa Isabel
  5. Externato Senhora do Carmo

Quem faz então mais pelo sucesso dos seus alunos? Ao contrário dos rankings clássicos, neste as escolas públicas brilham.

AFP via Getty Images

Num ranking dominado por privadas, importa olhar para o lugar das públicas. A primeira a surgir, aparece na 16.ª posição, e é a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, uma escola de música, que têm este ano grande destaque nos rankings. Vários lugares abaixo, em 28.º lugar, surge o segundo estabelecimento público, também uma escola de música, neste caso a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga.

O terceiro lugar das públicas (35.º do geral) é entregue à Escola Básica Vasco da Gama, da capital, e a Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, é a quarta classificada, no 41.º lugar. No mesmo concelho, Coimbra, encontra-se o quinto lugar das escolas do Estado: a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, 44.º lugar do ranking geral.

  1. Escola Secundária Infanta D. Maria
  2. Escola Secundária Alves Martins
  3. Escola Básica e Secundária Clara de Resende
  4. Escola Básica e Secundária Henrique Sommer
  5. Escola Secundária José Falcão

Nossa Senhora do Rosário, o 1.º lugar do secundário

No primeiro lugar do ranking clássico do secundário, o nome é familiar. O Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, volta a repetir o feito dos últimos anos e é ali que os alunos conseguiram as melhores médias dos exames do 12.º ano.

A seguir, viajamos até Lisboa, ao Colégio Moderno, para encontrar a segunda escola do ranking. Para a terceira posição, subimos ao Norte, a Braga, onde está o Colégio D. Diogo de Sousa. Faltam duas para completar o top 5: o quarto lugar vai para os Salesianos de Lisboa, o quinto para o Colégio Luso-Francês, no Porto.

  1. Colégio Nossa Senhora do Rosário
  2. Colégio Moderno
  3. Colégio D. Diogo de Sousa
  4. Salesianos de Lisboa
  5. Colégio Luso-Francês

O padrão? São todas escolas privadas e assim continuam até ao 36.º lugar. É no 37.º lugar que encontramos a primeira escola pública, ou seja, aquela em que os alunos tiveram melhor nota nos exames, a Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. A segunda pública vem logo a seguir, em 39.º lugar, a Escola Secundária Alves Martins, em Viseu. Faltam três lugares, distribuídos pelo Porto, Leiria e Lisboa: Escola Básica e Secundária Clara de Resende (41.º lugar), a Básica e Secundária Henrique Sommer (43.º) e a Secundária José Falcão (45.º).

  1. Escola Secundária Infanta D. Maria
  2. Escola Secundária Alves Martins
  3. Escola Básica e Secundária Clara de Resende
  4. Escola Básica e Secundária Henrique Sommer
  5. Escola Secundária José Falcão

No primeiro lugar do ranking clássico do secundário, o nome é familiar. O Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, volta a repetir o feito dos últimos anos

AFP/Getty Images

E no ranking do sucesso?

Quem faz então mais pelo sucesso dos seus alunos? Ao contrário dos rankings clássicos, neste as escolas públicas brilham. E é delas o primeiro lugar. A Escola Básica de Campo de Besteiros, em Tondela, que no ranking clássico ficou na 115.º posição, aqui ascende direta ao primeiro.

O segundo, terceiro, quarto e quinto lugares no ranking de sucesso são de colégios: Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria (18.º no clássico), Academia de Música de Vilar do Paraíso (19.º) e Colégio São João de Brito, em Lisboa (11.º). A fechar o top 5 está o Colégio Infante Santo, em Santarém (23.º).

  1. Escola Básica de Campo de Besteiros
  2. Colégio Nossa Senhora de Fátima
  3. Academia de Música de Vilar do Paraíso
  4. Colégio São João de Brito
  5. Colégio Infante Santo

Olhando agora para a tabela do secundário, ela é encabeçada por três escolas públicas quando se trata promoção do sucesso. A Escola Secundária de Vila Nova de Paiva leva a medalha de ouro, a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Viana do Castelo, fica com a de prata, e a Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, com a de bronze. Onde estavam no ranking clássico, aquele que ordena as escolas por notas de exames? Em 153.º, em 106.º e em 202.º respetivamente.

Restam no top 5, dois lugares, para duas privadas, uma em Ourém, a outra em Paços de Ferreira: o Colégio São Miguel (68.º no clássico) e o Colégio Nova Encosta (25.º).

  1. Escola Secundária de Vila Nova de Paiva
  2. Escola Básica e Secundária de Arga e Lima
  3. Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos
  4. Colégio São Miguel
  5. Colégio Nova Encosta

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.