775kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

DARIO BRANCO

DARIO BRANCO

Protechting - Innovation Matching Day: rumo à Inovação nos Seguros e na Saúde

Momento importante do programa Protechting, lançado pela Fidelidade, Fosun e Hospital da Luz Learning Health, com o apoio da Beta-i, o Innovation Matching Day, teve lugar no Hospital da Luz em Lisboa

O Programa internacional de captação e aceleração de startups Protechting vai já na sua 5ª edição e o objetivo continua a ser o mesmo: encontrar Startups em todo o Mundo  que apresentem soluções inovadoras nas Áreas de Seguros (Insurtech) e da Saúde (Healthtech) que possam ser aplicadas pelas empresas mentoras do projeto em ambas as Áreas, nos vários países em que estão presente em todo o Mundo e que tenham também preocupações  em termos de sustentabilidade. Nas 4 edições anteriores o Protechting recebeu candidaturas de mais de 50 países e atraiu mais de 800 startups.

O período de candidaturas do Protechting 5.0 já tinha terminado há 2 meses, mas houve posteriormente um exigente processo de seleção das 133 candidaturas recebidas de todo o Mundo e um trabalho de ajustamento e de preparação das Startups selecionadas para a apresentação ao vivo e em streaming às várias empresas do Grupo Fidelidade (em Portugal e nas várias geografias), Fosun e Hospital da Luz. Foi assim apenas recentemente, no Innovation Matching Day, que as 11 startups selecionadas puderam apresentar ao vivo às diversas  empresas/áreas de negócio/geografias as propostas para desenvolver projetos-piloto, no âmbito do Protechting.

“O Protechting 5.0 é uma fantástica oportunidade para todos nós. Esta é a oportunidade de sermos desafiados por novas ideias, novos entrepreneurs, startups, que vêm transformar o sistema e o modo de operar destes setores”, começou por dizer Miguel Abecasis, membro da Comissão Executiva da Fidelidade, na sessão de abertura. “Há empresas inovadoras a romper o caminho no que diz respeito à forma como empresas aproveitam os dados para melhorar perfis de risco, a forma como vendem aos clientes, promovem e fortalecem sinergias, cross-selling, up-selling, etc. Existem diferentes dimensões destes negócios que estão a ser desafiadas por disruptores e por startups”, acrescentou. Para o responsável da Fidelidade, esta tem de ser a palavra de ordem: “A Fidelidade, a Fosun, o Hospital da Luz e a Multicare têm, e estão, a inserir cada vez mais inovação no seu ADN. A contribuição dos diferentes elementos, as diferentes áreas de negócio das nossas empresas, para moldar e fortalecer o negócio e a narrativa por detrás das ideias que serão trazidas hoje, será também uma ajuda para que se consiga estar mais perto do sucesso, ao participar – e espero prosperar – no Protechting 5.0″.

“O Protechting 5.0 é uma fantástica oportunidade para todos nós. Esta é a oportunidade de sermos desafiados por novas ideias, novos entrepreneurs, startups, que vêm transformar o sistema e o modo de operar destes setores”
Miguel Abecasis, membro da Comissão Executiva da Fidelidade

A parte da manhã foi dedicada à área da Insurtech. Dado o mote para o resto do dia, foi a vez de Valentina Wu, Secretário Executivo da Fosun Foundation, partilhar a sua visão com a audiência presente – quer no auditório, quer através de streaming. “Há 30 anos a Fosun era uma startup, hoje tornou-se numa empresa com 24 biliões de receita anual e 366 milhões de consumidores. Cresceu em resiliência e empreendedorismo. Através da atualização estratégica contínua, a Fosun continua comprometida com a sua missão de servir e criar vidas mais felizes para 1 bilião de famílias em todo o mundo. Saúde, felicidade, Wealth e Intelligent Manufacturing são os quatro segmentos nos quais deixou uma pegada significativa. O objetivo para o futuro é o de continuar a melhorar o seu produto competitivamente, bem como os seus valores”, partilhou, acrescentando em seguida: “Agora, a visão que partilhamos é a de cultivar o talento e apoiar o desenvolvimento de startups que contribuem para a sociedade e ajudam a criar vidas mais felizes, através da inovação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

"Através da atualização estratégica contínua, a Fosun continua comprometida com a sua missão de servir e criar vidas mais felizes para 1 bilião de famílias em todo o mundo. Saúde, felicidade, Wealth e Intelligent Manufacturing são os quatro segmentos nos quais deixou uma pegada significativa. O objetivo para o futuro é o de continuar a melhorar o seu produto competitivamente, bem como os seus valores”
Valentina Wu, Secretário Executivo da Fosun Foundation

Seguidamente Daniel Riscado, Responsável pelo Center For Transformation da Fidelidade referiu relativamente ao trabalho já desenvolvido com as Startups presentes no Innovation Matching Day: “Nesta quinta edição do programa, verifica-se uma intensificação do trabalho conjunto entre as equipas (corporate e startups) a procurar responder a desafios muito concretos que temos em mãos em diversos espaços relevantes para o Grupo Fidelidade (desde Seguros e Assistência  à Longevidade). Tem sido gratificante trabalhar com estas startups  num modelo de colaboração que é cada vez mais fácil e fluido, o que nos dá mais confiança para resultados Win-Win  para ambas as partes.”

"Tem sido gratificante trabalhar com estas startups  num modelo de colaboração que é cada vez mais fácil e fluido, o que nos dá mais confiança para resultados Win-Win para ambas as partes.”
Daniel Riscado, Responsável pelo Center For Transformation da Fidelidade

Objetivos traçados e olhos direcionados para o futuro, chegou depois a altura de as startups selecionadas subirem a palco e darem início ao seu Pitch. Cada startup teve 5 minutos para fazer a sua apresentação, bem como espaço para perguntas da audiência e, ainda, uma rápida avaliação e feedback.

Na área da Insurtech, as startups presentes foram:

Mostrar Esconder

•   Automase;

•   CyStellar;

•   Nect;

•   Photocert;

Pitchs terminados, sobrou ainda tempo para, antes da pausa da manhã, para se assistir à sessão de How to Pilot Training, dirigida por Miguel Tanger, Co-Founder da Beta-I, bem como ao painel Trends in Insurtech, que contou com as intervenções de João Andrade, Diretor Executivo da BiG Start Ventures, Gonçalo Parreira, VP of Partnerships da Lovys, e Gonçalo Consiglieri, Co-Founder da Visor.AI.

O tema central da conversa foi o futuro e, quanto às tendências, João Andrade não hesitou em partilhar: “Uma das tendências sobre as quais pensamos com cada vez mais frequência é a maneira como se avalia o risco. Uma outra tendência, secular, e que influencia todas as outras indústrias, é a população – em termos de envelhecimento, em termos dos custos de cuidados de saúde, bem como a necessidade crescente de se ter uma vida mais longa, mas saudável”. “Uma tendência que eu acho bastante óbvia é que as startups estão cada vez mais a fazer parcerias com outras startups que agregam valor a partes onde não somos especialistas. E isto é uma coisa que está a acontecer cada vez mais com corporações e grandes empresas também. Precisamos de provar que conseguimos fazer negócio. Estar numa startup que quer inovar é querer abordar o mercado, crescer”, foi a vez de Gonçalo Parreira falar, sendo depois seguido por Gonçalo Consiglieri. O Co-Founder da Visor A.I, não hesitou em apontar que para o futuro é necessário que se altere a maneira como se olha para determinadas seguradoras. “Quando comparamos com outros setores, geralmente tendemos a entender que as seguradoras tradicionais são um pouco burocráticas e demasiado apegadas aos seus processos mais antigos – esse não é o caso da Fidelidade, mas é o caso para outras – e é muito importante que se mude essa mentalidade”, sublinhou.

“Temos feito várias coisas para ter a certeza de que podemos progredir na área da saúde. O primeiro passo é a criação de um network. Outro avanço tem sido a forma como olhamos para a medicina”
Francisca Leite, Executive Director do Hospital da Luz Learning Health

A manhã estava a chegar ao fim, mas antes da pausa chegou o momento de startups e parceiros se encontrarem nas 1:1 Meetings. Aqui, o objetivo foi perceber mais em detalhe o que faz cada startup e que contributo poderá fazer sentido para as diferentes Empresas /áreas dentro do Grupo Fidelidade.

A tecnologia e a saúde

“Vamos falar sobre saúde, sobre o papel da tecnologia e sobre o que é a inovação nesta área. A maioria das startups deste programa veio da área da saúde. Esta é uma área na qual a inovação está realmente a acontecer”. Foram as palavras que iniciaram a tarde.

“Temos feito várias coisas para ter a certeza de que podemos progredir na área da saúde. O primeiro passo é a criação de um network. Outro avanço tem sido a forma como olhamos para a medicina”, iniciou Francisca Leite, Executive Director do Hospital da Luz Learning Health. Para a diretora, é inegável a importância das startups em todo este processo. “Se realmente queremos avançar, precisamos de tirar proveito destas pessoas e empresas  com ideias novas e inovadoras. Trazem uma perspetiva diferente e extremamente valiosa. Elas aprendem connosco, mas nós também aprendemos muito com elas. É um trabalho em equipa”.

Já para Rita Gomes, membro da Comissão Executiva da Multicare, foi o momento para falar de futuro. “Relativamente ao futuro, vemos que há algumas tendências que nos afetam. A primeira é a longevidade e maior incidência de doenças. Todos vivemos durante mais tempo, mas todos vivemos mais de 10 anos sem qualidade de vida. A segunda são novas tecnologias que são mais caras do que nunca. O que era fácil para desenvolver, está feito. É por isso que, neste sentido, a sustentabilidade também assume um papel de grande importância. Por último, os clientes estão a mudar as suas expectativas. São muito mais exigentes, querem estar envolvidos, querem ser empoderados, exigem mais transparência. E é precisamente isso que temos tentado fazer: envolver os doentes no processo de gestão da sua saúde. Estamos sempre de olhos postos no futuro”, reforçou.

Posto isto, e tal como aconteceu no período da manhã, as startups selecionadas nesta área trocaram a plateia pelo palco e foi a sua altura de convencer os presentes, através do Pitch, para se passar depois à fase de avaliação e respetivas 1:1 Meetings.

Startups selecionadas na área da Healthtech:

Mostrar Esconder

•   A.I Phoenix;

•   Actif;

•   Made of Genes;

•   MOWOOT;

•   Pipra;

•   Tucuvi;

•   uMore.

Falar de tendências, falar de inovação, falar de futuro

A tarde terminou com mais um painel, desta vez focado nas tendências relacionadas com os cuidados de saúde. Aqui, o debate contou com as opiniões de Francisca Canais e Rita Maçorano, fundadoras da Nevaro, e Ricardo Jacinto, fundador da Shilling. Tal como ao longo de todo o dia, a inovação ganhou destaque e foi o tema central de todas as reflexões. “É assim que a inovação acontece: levamos desafios às empresas e as empresas também nos desafiam. Então, juntos, temos a capacidade de nos movermos mais rápido. É assim que avançamos, introduzindo novos componentes, tentando melhorar o que já está a ser feito, com as nossas diferentes tecnologias”, avançaram as fundadoras da Nevaro. Já Ricardo Jacinto complementou, dizendo que, para ele, a inovação e a sua importância estão, hoje, “em todo o lado. Eu acredito verdadeiramente que há espaço para inovação em todos os lugares, em todos os setores, em todas as indústrias, em todas as geografias, e acho que essa evolução do mercado em termos dessas grandes empresas de tecnologia, que surgiram e cresceram nas últimas décadas, é visto como algo diferenciador e com um impacto muito forte na forma como os negócios, mercados e indústrias evoluem. Na área da Saúde isto é ainda mais importante. Precisamos todos de ir na mesma direção, de trabalhar rumo ao mesmo objetivo e de chegar lá o mais rápido possível”. Para os 3, a conclusão foi célere – agora, mais do que nunca, é preciso colocar o paciente no centro de todos os processos e unir forças para que, de olhos postos no futuro, a inovação aconteça.

O Innovation Matching Day já aconteceu, mas o Protechting 5.0 ainda está a decorrer até ao final do ano. Durante os próximos quatro meses as startups que foram selecionadas para fazerem pilotos com Fidelidade, Fosun ou Hospital da Luz Learning Health serão acompanhadas até ao Demo Day, em Novembro durante o qual será apresentado o ponto de situação de cada projeto, bem como o seu impacto no negócio e na sociedade.

Acompanhe os próximos passos do Programa no site da iniciativa!

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora