288kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

i

Getty Images

Getty Images

Quem eram e onde chegaram? A vida e a trajetória do clã Kardashian, peça a peça /premium

O programa que lhes mudou a vida arrancou há 14 anos e tem agora fim anunciado. Olhando para 2007, alguns dos elementos do clã Kardashian Jenner estão irreconhecíveis. Descubra as diferenças.

    Índice

    Índice

Kim, there’s people that are dying. A frase voltou a ecoar nas redes sociais, substancialmente mais pulsante hoje do que em 2011, ano em que a resposta de Kourtney Kardashian (em tom de reality slap) tentou, em vão, pôr termo à histeria da irmã mais nova, que acabava de perder um brinco de 75 mil dólares no mar. Na janela que, em outubro de 2007, se abriu para o quotidiano desta família de socialites norte-americanas sempre houve muito pouca realidade, a não ser, é claro, aquela que lhes é tão própria, pautada por dramas familiares,traições, excessos, lágrimas e ostentação.

“Keeping Up with the Kardashians” tem agora fim anunciado. A 20ª e última temporada tem estreia marcada para o próximo ano, altura em que se assinalam 14 anos desde o primeiro episódio. De guilty pleasure a reality television de culto, a família Kardashian, sobretudo estas seis mulheres, moldaram a cultura pop da segunda década do século XXI.

Figuras curiosas a princípio, mais tarde emblemas do estilo de vida mais cobiçado do planeta, as Kardashian tornaram-se empresárias de sucesso (não que precisassem de aumentar a fortuna, a família já era abastada, fruto da carreira milionária de Robert Kardashian como advogado). Há anos que os milhões não param de chover e os direitos de imagem pagos pelo E! são só uma gota num oceano de contratos publicitários e, mais tarde, de impérios próprios nas áreas da moda e da cosmética.

Com o fim do reality show, fecha-se uma porta na relação entre o público a esta família sui generis. Kim protagonizou dois casamentos. Kris provou que o seu maior talento é gerir a carreira e a vida das filhas. Khloé ganhou um duro historial de traições. Kourtney foi a primeira a recuar face à exposição mediática. Kendall tornou-se a modelo mais bem paga do mundo. Kylie destacou-se como a primeira bilionária do clã. Dúvidas houvesse, mesmo sem programa, elas ficam bem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kim: ela conquistou a fama e trouxe a família

Sim, tudo começou com uma sex tape, o vídeo que provou ao mundo que o embaraço de hoje pode muito bem ser a oportunidade de amanhã. Kim não passava de uma sombra de Paris Hilton, presença pouco notada em festas e noitadas e de semblante tímido. Quando o vídeo de sexo com Ray J,  o ex-namorado, chegou à internet, ninguém falava noutra coisa. A família defendeu-se e tentou erradicar as imagens da face da terra, mas não conseguiu. Não tardaria muito até que todo o clã embarcasse numa produção televisiva. Ryan Seacrest, produtor e apresentador do canal E!, procurava uma nova versão dos “The Osbournes”. A família aceitou a proposta para protagonizar o novo reality show e o resto é história.

Morgan 4 Ever Clothing Line Launch - Inside

Kim Kardashian em 2007

WireImage

Com uma fortuna avaliada em cerca de 763 milhões de euros, os negócios parecem ser a atual prioridade de Kim. A algumas semanas de completar 40 anos e com uma vida familiar relativamente estável, a irmã do meio chefia a sua própria marca de maquilhagem — KKW Beauty –, da qual vendeu já este ano uma fatia de 20% à Coty por 200 milhões. Skims é outra das etiquetas que detém, esta dedicada a roupa interior e shapewear. Esta semana, deu mais um passo rumo a diversificação dos seus negócios. A marca KKW Home já está registada, resta esperar pelo resultado da incursão de Kim ao mundo da decoração. Esteve casada durante 72 dias com o jogador de basquetebol Kris Humphries e voltou a dar o nó em 2014 com Kanye West. Depois de uma candidatura relâmpago à Casa Branca, o músico deixou que o distúrbio bipolar se manifestasse no Twitter, já este ano. O casal tem quatro filhos: North, Chicago, Saint e Psalm.

Kris: a mãe e manager nunca sai de cena

Até hoje, paira a suspeita de que poderá ter sido ela a lançar a sex tape com o objetivo de catapultar a filha para o estrelato. Se foi, o plano correu-lhe às mil maravilhas. Aquando a estreia do programa, Kris já era uma bem sucedida empresária, ao leme da produtora Jenner Communications e como agente das próprias filhas. Em 2004 e durante cinco anos, teve uma loja de roupa de criança com a filha mais velha, Kourtney. O divórcio de Robert data de 1991, ano em que voltou a casar com o atleta Bruce Jenner, também ele uma figura incontornável do programa. Da relação nasceram os elementos mais novos do clã Kardashian Jenner — Kendall e Kylie. Feitas as contas, a “momager”, como Kris é conhecida, tem seis filhos.

Interview with Kim Kardashian (right), accompanied with her mother Kris Jenner (left), at Four Season Hotel in Central. 30 October 2007

Kris Jenner e Kim Kardashian em 2007

South China Morning Post via Get

Em 2018, a Forbes avaliou a fortuna de Kris em quase 32 milhões de euros, resultado da posição de produtora executiva que assumiu no próprio reality show. Ao longo dos anos, explorou cada brecha da exposição mediática da família — uma autobiografia em 2011, um talk show na Fox em 2013 e um livro de receitas em 2014. Só em 2016, a mãe Kardashian Jenner faturou quase dez milhões de euros. Dois anos depois, surgiu ao lado de Kim e da neta, North West, na campanha da marca italiana Fendi. Aos 64 anos, está há cinco divorciada de Bruce Jenner, atualmente Caitlyn. Namora desde então com o produtor de digressões musicais Corey Gamble. Os dois ter-se-ão conhecido em Ibiza, durante a festa de 40º aniversário do designer Riccardo Tisci, um amigo da família.

Khloé: a grande transformação

Vista como o patinho feio do clã Kardashian, as relações amorosas de Khloé proporcionaram alguns dos momentos mais quentes do programa. Em 2009, anunciou à família o noivado com o jogador dos Los Angeles Lakers. Foi a primeira noiva do reality show. Casaram um mês depois de se terem conhecido. A separação chegou em 2013, mas foi preciso esperar três anos para ver o divórcio finalizado. Em 2016, a mais nova das irmãs Kardashian voltou a manifestar um fraquinho por jogadores de basquetebol. Tristan Thompson, dos Cleveland Cavaliers, foi o romance que se seguiu, um tanto ou quanto conturbado. Em abril de 2018, via o namorado beijar uma desconhecida numa discoteca nova-iorquina, num vídeo divulgado pelo Daily Mail. A traição (alegadamente uma entre várias, incluindo com Jordyn Woods, melhor amiga de Kylie) veio a público quando Khloé estava prestes a dar à luz a primeira filha, True Thompson.

MBFW Miami Swim : Ashley Paige - Front Row

Khloé Kardashian ao lado da irmã Kim, em 2007

Evan Agostini

Khloé, Tristan e True formam hoje uma família aparentemente feliz, apesar dos solavancos. A transformação da imagem de Khloé Kardashian é notória. Além de sex symbol da família, presença assídua em editoriais e sessões fotográficas provocadoras, soube bem como rentabilizar a sua presença na televisão, com inúmeras produções, algumas spinoff do reality show original, outras não. Em 2016, lançou a sua própria marca de roupa, juntamente com a amiga Emma Grede. A Good American faturou um milhão de dólares no primeiro dia e Khloé fechou esse mesmo ano com um encaixe de 15 milhões, segundo a Forbes. Em 2018, inundou as redes socais com imagens do baby shower de sonho, tendo revelado mais tarde que o evento foi patrocinado pela Amazon. A sua fortuna ronda atualmente os 34 milhões de euros.

Kourtney: a filha mais velha

Sabia que, das três irmãs, Kourtney foi a única a ir para a universidade? E chegou a ponderar Direito, embora tenha concluído estudos em Artes de Palco, na Universidade de Arizona. É a mais velha das Kardashian e também a única que, em 2007, já tinha experiência em reality shows. O programa em questão chamava-se “Filthy Rich: Cattle Drive” e juntava descendentes de famílias ricas num rancho do Colorado, também no canal E!. Durante os 14 anos no ar em “Keeping Up with the Kardashians”, teve três filhos — Mason, Penelope e Reign –, fruto da relação de nove anos com Scott Disick. Um namoro com altos e baixos, marcado pela dependência do álcool que levou Scott a procurar tratamento em 2010 e pela sua tentativa frustrada de pedir Kourtney em casamento, em 2011.

Miami Beach Celebrity Candids

Kourtney Kardashian com o namorado, Scott Disick, em 2007

Getty Images

Kourtney terá sido a primeira a acusar cansaço do formato. Alegadamente, a vontade de sair de cena foi mais tarde partilhada por Kim e Kylie, levando Kris a tomar a decisão de pôr fim ao programa. Mas antes disso, já a irmã mais velha tinha recuado e assumido um papel secundário no reality show, depois de, em março, na estreia da 18ª temporada, Kourtney e Kim protagonizaram um dos momentos mais tensos do programa ao envolverem-se num ruidoso confronto físico. No ano passado, Kourtney, atualmente com 41 anos, lançou Poosh, uma plataforma de lifestyle e e-commerce com uma seleção de produtos de moda, beleza, decoração e bem-estar. As estimativas apontam para a fortuna mais modesta entre as irmãs — cerca de 30 milhões de euros.

Kendall: a modelo mais bem paga do mundo

Tinha apenas 11 anos quando o programa estreou. Sendo criança, a sua presença passou despercebida perante as câmaras, sobretudo porque os dramas das irmãs mais velhas concentravam todas as atenções. Kendall começou a trabalhar cedo como manequim — em dezembro de 2009 fez a sua primeira campanha, para a Forever 21. Passou a estudar a partir de casa de forma a dedicar-se à carreira de modelo e, em 2014, ano em que concluiu o secundário e completou 18 anos, comprou o seu próprio apartamento em Los Angeles por mais de um milhão de euros.

Keeping Up With The Kardashians Viewing Party

Kendall (à direita) e Kylie Jenner com a meia-irmã, Kim, em 2007

WireImage

Hoje, é considerada a modelo mais bem paga do mundo, título anual que tem vindo a renovar consecutivamente desde 2017. Com uma fortuna avaliada em mais de 38 milhões de euros, não há passerelle que ainda não tenha pisado, do jovial e desportivo Alexander Wang, em Nova Iorque, à alta-costura da Chanel, em Paris. No programa, mesmo já em adulta, nunca foi a figura de proa, consequência de uma personalidade pouco efusiva, ao contrário das irmãs, e das frequentes ausências decorrentes do trabalho como manequim. No início de 2016, juntou-se a Kylie, a irmã mais nova, para lançar a marca de roupa Kendall + Kylie. No campo amoroso, Jenner sempre permaneceu discreta. Segundo os rumores que circulam na imprensa, o atual namorado é Devin Booker (mais um jogador de basquetebol), cuja relação anterior terá sido Jordyn Woods, a ex-melhor amiga da irmã. A par do clã “Karjenner”, Kendall rodeia-se de algumas das mais bem sucedidas manequins da sua geração, entre elas Gigi e Bella Hadid, Kaia Gerber e Hailey Bieber.

Kylie: a jovem bilionária

A apetência de Kylie para os negócios surgiu cedo. Aos 16 anos (dois anos mais nova do que Kendall), já firmava uma parceria com a marca de vernizes OPI e, a partir daí, nunca mais parou. Para trás ficaram os tempos de cheerleader e os papéis em peças de teatro amadoras. No reality show da família, ao contrário da irmã mais velha, Kylie começou gradualmente a ganhar relevo tornando uma figura de proa do clã Karjenner.

Matrix at A Time for Heroes Celebrity Carnival Benefiting the Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation

Kylie (à direita) e Kendall Jenner em 2008

WireImage

É a mais nova, mas também a mais rica das irmãs, além de ter sido a primeira a alcançar o estatuto de bilionária. Entretanto, Kylie Jenner também já foi mãe. Stormi nasceu em fevereiro de 2018 e é filha de Travis Scott, o rapper com quem mantém uma relação intermitente. No ano passado, foi considerada pela Forbes a mais jovem empresária a alcançar o título de bilionária. Para a aclamação contribuiu a venda de metade do seu império de maquilhagem, a Kylie Cosmetics, por 600 milhões. A decisão foi mais tarde revogada pela própria revista que alegou que o valor negócio havia sido inflacionado através de declarações de rendimentos forjadas. A real dimensão da fortuna de Kylie permanece em aberto. Estará algures entre os 900 e os mil milhões de dólares.

Caitlyn: a nova vida de Bruce Jenner

Detentor de uma medalha de ouro olímpica (decatlo masculino em 1976), Bruce cresceu em popularidade por ser o marido de Kris Jenner, tornando-se uma peça fulcral nos episódios de “Keeping Up with the Kardashians”. Depois do atletismo, enveredou pela indústria do entretenimento. Casou pela terceira vez em 1991 — a união com a ex-mulher de Robert Kardashian terminou em 2015, o mesmo ano em que anunciou publicamente ser uma mulher transgénero.

Premiere Of "Keeping Up With The Kardashians"

Bruce Jenner (atualmente Caitlyn Jenner) com a enteada Kim e a mulher Kris

Getty Images

Hoje é Caitlyn Jenner, uma mulher de 70 anos que concluiu o processo de transição em janeiro de 2017. No rescaldo do anúncio do final do programa, já veio afirmar que soube da novidade através das notícias. Mas Caitlyn autonomizou-se. Tem uma fortuna avaliada em 85 milhões de euros. Para isso terão contribuído não apenas as aparições no reality show familiar, mas também o seu próprio formato — I Am Cait –, exibido entre 2015 e 2016 também no canal E!, e ainda o livro de memórias “The Secrets of My Life”.

Rob: o caçula namoradeiro

Em 2007, mal dávamos por ele. Com 20 anos, o filho mais novo de Kris e Robert Kardashian passou despercebido no ecrã, ofuscado pela popularidade das irmãs. Sucederam-se algumas conquistas amorosas — a atriz e cantora Adrienne Bailon e mais tarde Rita Ora, embora a relação tenha durante apenas alguns meses. Em 2016, assumiu publicamente o namoro com a modelo Blac Chyna, namoro esse que passou a noivado em apenas três meses. Nesse mesmo ano, estreou o reality show “Rob & Chyna” debruçado sobre o dia a dia do casal. Em novembro nasceu Dream. A única filha de Rob Kardashian tem um irmão mais velho — King Cairo é filho de Blac Chyna com o rapper Tyga, ex-namordo de Kylie Jenner. A separação deu-se um mês depois, o anúncio foi feito por Rob via Snapchat.

Kim Kardashian Celebrates Her Birthday At Les Deux - Arrivals

Robert Kardashian (à esquerda) com a mãe e as irmãs Kim, Kourtney e Khloé em 2007

Getty Images

A fortuna de Rob está avaliada em cerca de 8,5 milhões de euros. Os rendimentos do mais jovem elemento da família Kardashian têm uma origem expectável — dois proveitosos reality shows. Um terminou há quase quatro anos, o outro tem agora fim anunciado para 2021.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.