2013

13 de março

Fumo branco sai da chaminé do telhado da Capela Sistina: o novo papa estava eleito, depois de Bento XVI renunciar ao cargo de chefe máximo da Igreja Católica.

“Parece que os meus irmãos Cardeais foram quase até ao fim do mundo para encontrar o bispo de Roma, mas cá estamos nós”, sobre a sua escolha.

AFP/Getty Images

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2013

13 de março

Jorge Mario Bergoglio é anunciado como Papa e escolhe o nome “Francisco”. É o primeiro Papa a utilizá-lo na História, em homenagem a São Francisco de Assis.

“Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres”, sobre as suas preocupações.

Getty Images

2013

16 de março

Os sapatos do Papa Francisco na primeira conferência de imprensa depois de ter assumido a liderança da Igreja.

“Os media só escrevem sobre pecados e escândalos, mas isso é normal porque uma árvore que cai faz sempre mais barulho que uma floresta que cresce”, sobre críticas à comunicação social.

Getty Images

2013

31 de março

O Papa recebe uma t-shirt da sua equipa de futebol, o San Lorenzo, durante o seu primeiro “Urbi et Orbi” de Páscoa na Basílica de São Pedro.

“Talvez até tenham voado pratos, mas por favor lembrem-se disto: nunca deixem o Sol pôr-se sem fazer as pazes. Nunca, nunca, nunca!”, sobre o amor no casamento.

Getty Images

2013

8 de maio

O Papa cumprimenta o público à frente da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“As mulheres estão a fazer perguntas profundas que devem ser abordadas. A Igreja não pode ser a mesma sem elas. As mulheres na Igreja são mais importantes do que os padres e os bispos”, sobre a importância das mulheres.

AFP/Getty Images

2013

27 de julho

O Papa Francisco discursa perante uma plateia de padres, seminaristas e bispos na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro. Milhões de jovens assistiram à vigília em Copacabana.

“Cada criança que não nasce e é injustamente condenada ao aborto tem o rosto de Jesus, tem o rosto de Deus”, sobre o aborto.

AFP/Getty Images

2013

26 de outubro

Um rapaz aproxima-se do Papa Francisco numa missa na Praça de São Pedro. O rapaz acabou por se agarrar às pernas do Papa e recusou-se a largá-las durante todo o evento.

“Queridos jovens, não enterrem os vossos talentos, os presentes que Deus vos deu. Não tenham medo de sonhar em grande”, sobre a juventude.

AFP/Getty Images

2014

03 de maio

Crianças tiram uma “selfie” com o Papa Francisco durante um encontro da Ação Católica na Aula Paulo VI, no Vaticano.

“O mundo digital pode ser um ambiente rico na humanidade. Uma rede, não de arames, mas de pessoas”, sobre as novas tecnologias.

AFP/Getty Images

2014

26 de maio

O Papa Francisco esteve em Israel e rezou no Muro das Lamentações. Durante a viagem de três dias adjetivou os conflitos no Médio Oriente de “inaceitáveis”.

“O ódio não é para ser transportado em nome de Deus. A guerra não é para ser travada em nome de Deus”, sobre os conflitos.

Getty Images

2014

08 de junho

O Papa lidera uma missa de invocação à paz perante o presidente israelita Shimon Peres e o presidente palestiniano Mahmoud Abbas nos Jardins do Vaticano.

“A Teoria do Big Bang (…) não contradiz a intervenção criativa de Deus. Pelo contrário, ela exige-a”, sobre o princípio do Universo.

AFP/Getty Images

2014

15 de agosto

O Papa Francisco ora perante a campa do primeiro padre sul-coreano, Kim Taegon Andrea, nas celebrações do 6º Dia da Juventude Asiática.

“Vejo a Igreja como um hospital depois de uma batalha. É inútil perguntar ao doente se tem colesterol alto. Tem de se curar a ferida. E depois falar do resto”, sobre a Igreja.

Getty Images

2014

28 de setembro

O Papa emérito Bento XVI cumprimenta o Papa Francisco, que se prepara para uma missa dirigida a um público idoso na Praça de São Pedro.

“O verdadeiro amor é tanto amar, como deixar-se ser amado. É mais difícil deixar-se ser amado do que amar”, sobre as relações interpessoais.

AFP/Getty Images

2014

25 de novembro

Em Estrasburgo, o Papa discursou no Parlamento Europeu pedindo apoio aos refugiados, sob pena de o mar Mediterrâneo se transformar num “cemitério gigante”.

“Encontramos uma impressão geral de cansaço e envelhecimento, de uma Europa que é agora avó, que já não é fértil e vibrante”, sobre a Europa.

AFP/Getty Images

2014

29 de novembro

Numa visita à Turquia, o Papa liberta uma pomba branca na Catedral Católica do Espírito Santo. O momento foi simbólico devido às tensões vividas com o Estado Islâmico.

“Eu acredito em Deus. Não num Deus católico, não há um Deus católico. Há Deus e eu acredito em Jesus, sua encarnação”, sobre as religiões.

Handout

2014

03 de dezembro

O anel do Papa Francisco em destaque numa fotografia tirada durante uma missa na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Se os nossos corações estiverem fechados, se os nossos corações forem feitos de pedra, essas pedras vão encontrar um caminho até às nossas mãos e estaremos prontos para as atirar”, sobre a guerra.

AFP/Getty Images

2015

13 de janeiro

O Papa discursa no Aeroporto Internacional de Bandaranaike, no Sri Lanka.

“Prefiro uma Igreja que esteja magoada, dorida e suja por ter andado nas ruas do que não seja saudável por estar confinada e apegada à sua própria segurança”, sobre a igreja Católica.

AFP/Getty Images

2015

18 de março

O Papa Francisco beija uma criança na Praça de São Pedro, depois da sua audiência geral semanal.

“Alguns pensam, desculpem-me se utilizo esta expressão, que para sermos católicos precisamos de ser como coelhos. Mas não”, sobre a utilização de métodos contraceptivos.

AFP/Getty Images

2015

3 de abril

O Papa Francisco durante as celebrações das festividades da Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro.

“Dói-me ver um padre ou madre com um carro muito moderno. Escolham um mais modesto. Se gostam de um moderno, pensem quantas crianças estão a morrer de fome no mundo”, sobre os gastos da Igreja.

Franco Origlia/Getty Images

2015

6 de junho

O Papa Francisco desce de um carro de golfe depois de um encontro no Centro Jovem Diocesano João Paulo II em Saravejo, na Bósnia e Herzegovina.

“Os direitos humanos não são violados apenas pelo terrorismo (…), mas também por estruturas económicas injustas que criam enormes desigualdades”, sobre a economia.

AFP/Getty Images

2015

9 de julho

Numa visita à Bolívia, o Papa Francisco coloca um chapéu dado pelo presidente Evo Morales.

“A fé não pode estar restrita aos limites da compreensão e expressão de qualquer cultura. É um facto indiscutível que nenhuma cultura pode esgotar o mistério da nossa redenção em Cristo”, sobre as diferentes culturas.

AFP/Getty Images

2015

22 de setembro

O Papa Francisco ri-se com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante uma visita à Base da Força Aérea de Andrews.

“Se alguém é gay e procura e está à procura da ajuda do Senhor, quem sou eu para o julgar? (…) Temos de ser irmãos uns dos outros”, sobre a homossexualidade.

AFP/Getty Images

2015

25 de setembro

O Papa Francisco lidera uma missa em Madison Square durante a sua visita a Nova Iorque.

“Há um perigo que ameaça todos na Igreja, todos nós. É o mundanismo. Leva-nos à vaidade, à arrogância e orgulho”, sobre a sociedade atual.

Getty Images

2015

28 de novembro

O Papa Francisco esteve no Uganda e esta foi a recepção que encontrou. Na mesma altura esteve também no Quénia e na República Central Africana.

“Tenho no coração as histórias de sofrimento dos menores abusados por padres. Essa desgraça sobrecarrega-me”, sobre os abusos na Igreja.

AFP/Getty Images

2015

29 de novembro

Os sapatos do Papa Francisco etiquetados na Praça da República durante uma manifestação da Avaaz na Conferência do Clima, na sequência dos atentados de Paris a 13 de novembro.

“Neste momento, não temos uma grande relação com a criação”, sobre o terrorismo .

Getty Images

2015

08 de dezembro

O Papa Francisco abre a Basílica de São Pedro para celebrar a Imaculada Conceição da Santa Virgem Maria.

“Uma criança perguntou-me (…) o que Deus fazia antes de criar o mundo. Foi muito difícil responder à pergunta. E então disse: antes de criar o mundo, Deus amava”, sobre a religiosidade.

AFP/Getty Images

2016

17 de fevereiro

O Papa Francisco na visita ao México, onde apelou ao fim da violência e criminalidade na América Latina.

“A jornada é precisamente olhar para o horizonte, pensar para onde queremos ir, suportar o cansaço da viagem. Há dias escuros (…) mas não tenham medo de cair nem de falhas”, sobre a luta contra o crime.

AFP/Getty Images