6/1

Filipa Vacondeus

Chef de cozinha e autora de vários livros gastronómicos, Filipa Vacondeus nasceu a 12 de maio de 1933. Começou por ser hospedeira da TAP, mas foi pelos programas de culinária que ficou conhecida. Nos anos 80, foi caricaturada por Herman José no “Tal Canal”.

Marisa Pereira

22/1

Rei Abdullah

Abdullah bin Abdulaziz al Saud nasceu a 1 de agosto de 1924. Governou a Arábia Saudita durante dez anos, tendo subido ao trono em 2005, depois da morte do irmão, o rei Fahd. Foi várias vezes apelidado de “reformista”, pela forma como atacou em diferentes ocasiões os membros mais radicais do clero saudita.

Getty Images

25/1

Demis Roussos

O músico nasceu a 15 de junho de 1946 no Egito. Filho de pais expatriados, mudou-se para a Grécia com 15 anos. Tornou-se popular nos anos 70 como membro do grupo Aphrodite’s Child. Lançou-se a solo nos anos 80, tendo vendido mais de 60 milhões de discos em todo o mundo.

AFP/Getty Images

3/2

Martin Gilbert

Um dos historiadores mais prestigiados do Reino Unido, Martin Gilbert nasceu a 25 de outubro de 1936 no seio de uma família de judeus, dois anos e meio antes da eclosão do Holocausto. Escreveu 88 livros, muitos deles sobre a II Guerra Mundial e a história do povo judeu. Era o biógrafo oficial de Winston Churchill.

Getty Images

27/2

Fernando Alvim

Fernando Gui San Payo de Sousa Alvim nasceu a 6 de novembro de 1934. Guitarrista virtuoso, ficou conhecido como “o sombra” por ter tocado ao lado de Carlos Paredes durante 25 anos sem que Portugal conhecesse o seu nome. Colaborou com vários músicos e cantores portugueses, como Zeca Afonso ou Amália.

© Rita Carmo / Divulgação

27/2

Leonard Nimoy

Realizador, fotógrafo, poeta e músico, Leonard Nimoy nasceu a 26 de maio de 1931. Ao longo de 83 anos, foi muito. Mas, acima de tudo, foi Spock. Durante 50 anos, o ator vestiu a pele do extraterrestre de orelhas pontiagudas da série “Star Treck”, a que deu vida pela primeira vez na década de 1960.

Getty Images

24/3

Herberto Helder

Unanimemente considerado um dos mais importantes poetas portugueses do século XX, Herberto Helder nasceu a 23 de novembro de 1930. Publicou o primeiro livro, “O Amor em Visita”, em 1958, numa altura em que frequentava o círculo modernista do Café Gelo, no Rossio. O seu último livro foi “A morte sem mestre” (2014).

© Sara Otto Coelho

2/4

Manoel de Oliveira

Nascido a 11 de dezembro de 1908, Manoel de Oliveira era o realizador mais velho do mundo. Influenciado por um documentário sobre Berlim, realizou o seu primeiro documentário, “Douro, Faina Fluvial”, em 1931. Dos realizadores no ativo, era o único que tinha assistido à passagem do cinema mudo ao sonoro.

AFP/Getty Images

2/4

José da Silva Lopes

Antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal, José da Silva Lopes nasceu em Ourém a 10 de Maio de 1932. Licenciou-se em economia e finanças. Começou a carreira profissional no Ministério da Economia, onde tratou dos dossiês da adesão de Portugal à EFTA e ao GATT.

Diana Quintela / Global Imagens

13/4

Günter Grass

Poeta, romancista e escultor, Günter Grass foi um espírito rebelde, porta-voz de uma geração de alemães e destruidor de tabus. Nasceu a 16 de outubro de 1927 em Dazing. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1999 com “O Tambor de Lata”, obra de 1959 que lhe deu a notoriedade.

Getty Images

14/4

Percy Sledge

Um dos grandes nomes da soul dos anos 60 e 70, Percy Sledge nasceu a 25 de novembro de 1941, em Alabama, nos Estados Unidos. A sua primeira música (e o seu maior sucesso), “When a Man Loves a Woman”, foi inspirada numa antiga namorada, que o trocou por outro homem.

Getty Images

2/5

Maya Plisetskaya

Bailarina e coreógrafa russa, Maya Plisetskaya é considerada uma das grandes divas da dança do século XX. Nasceu em 1925, em Moscovo, numa família com ligações às artes. Começou a dançar muito cedo, com apenas três anos. Em 2005, foi distinguida com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes.

Getty Images

14/5

B.B. King

Riley Ben King nasceu em 1925 nos EUA. Considerado o Rei dos Blues, influenciou uma geração de músicos com o som da sua guitarra, que carinhosamente apelidava de Lucille. Um dos artistas mais influentes de todos os tempos, B.B. King ganhou 16 prémios Grammy e gravou mais de 50 discos em quase 60 anos de carreira.

AFP/Getty Images

23/5

John Nash

John Forbes Nash nasceu a 13 de junho de 1928 nos Estados Unidos da América. Matemático brilhante, ganhou o Prémio Nobel da Economia em 1944. A sua vida foi retratada no filme de 2001 “Uma Mente Brilhante”, com Russell Crowe.

Getty Images

7/6

Christopher Lee

Nasceu a 27 de maio de 1922, em Londres. Estreou-se no cinema em 1948, com o filme “Corridor of Mirrors”, que ajudou a realizar. Ao longo da sua extensa carreira, interpretou sobretudo vilões. Foi Drácula na saga da Hammer Films, Sauruman em “O Senhor dos Anéis” e sith na “Guerra das Estrelas”.

AFP/Getty Images

9/6

Nuno Melo

Nasceu a 8 de fevereiro de 1960, em Castelo Branco. Começou a trabalhar como ator em 1981 no Teatro de Animação de Setúbal, passando depois por companhias como o Teatro da Cornucópia ou o Teatro Aberto. Deu vida à famosa personagem Caniço na telenovela “Chuva na Areia” e entrou na série “Camilo e Filho”.

Jorge Amaral / Global Imagens

11/6

Ornette Coleman

Figura histórica do jazz e precursor do “free”, Ornette Coleman nasceu a 9 de março de 1930, no Texas. Saxofonista, estreou-se nos lançamentos em 1958 com “Something Else”. “The Shape of Jazz to Come”, o seu terceiro álbum de originais, confirmou-o como uma das figuras mais importantes do jazz.

Getty Images

22/6

Laura Antonelli

Laura Antonaz, mais conhecida por Laura Antonelli, nasceu em 1941 na cidade de Pula, na atual Croácia. Sex symbol do cinema italiano, ficou famosa por entrar em vários filmes eróticos, produzidos e emitidos nas décadas de 60 e 70. Exemplo disso são “A Minha Mulher é um Violonsexo”, “O Intruso” e “Malícia”.

7/7

Maria Barroso

Maria de Jesus Barroso Soares, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, nasceu a 2 de maio de 1925 em Olhão. Foi atriz, professora e diretora do Colégio Moderno. Enquanto primeira-dama, empenhou-se na defesa da família. Foi presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, ligação que manteve até 2003.

Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

10/7

Omar Sharif

Michel Dimitri Shalhoub, mais conhecido por Omar Sharif, nasceu no Egito em 1932. Um galã dentro e fora da tela, conheceu a fama internacional com o épico “Lawrence da Arábia”, filme que lhe valeu uma nomeação para os Óscares.

David Cairns/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images

12/7

Jorge Gonçalves

Presidente do Sporting Clube de Portugal entre 1988 e 1989, Jorge Gonçalves, mais conhecido por “bigodes”, protagonizou uma das não-contratações mais famosas do futebol português: a do holandês Frank Rijkaard.

Gustavo Bom/Global Imagens

13/7

Satoru Iwata

O japonês nasceu a 6 de dezembro de 1959 e, desde cedo, mostrou interesse em trabalhar na indústria de video-jogos. Foi o quarto presidente da Nintendo e o primeiro sem ligações à família Yamauchi. Foi autor de alguns dos jogos mais famosos da empresa, como Ballon Fight, EarthBound e Pokémon.

Junko Kimura

24/8

Marcy Borders

Sobrevivente dos ataques do 11 de Setembro, Marcy Borders tornou-se famosa depois de um fotógrafo da agência de notícias France-Presse lhe ter tirado uma fotografia repleta de pó. A imagem tornou-se tão famosa que Borders, trabalhadora de um banco, ficou conhecida como “a mulher de pó”.

STAN HONDA/AFP/Getty Images

30/8

Wes Craven

Wesley “Wes” Craven, uma lenda do cinema de terror norte-americano, nasceu a 2 de agosto de 1932. Foi escritor, ator e produtor, mas foi como realizador que atingiu o estrelato. Foi o criador das séries “Scream” e “Pesadelo em Elm Street”.

Getty Images

30/8

Oliver Sacks

Neurologista e escritor, Oliver Sacks nasceu a 9 de julho de 1933. Autor de sucesso, entre os seus livros mais conhecidos incluem-se “Musicofilia” ou “O Homem Que Confundiu a Mulher com um Chapéu”. Lutou durante nove anos contra um cancro raro, que acabou por provocar a sua morte.

Chris McGrath/Getty Images

21/9

Vitor Silva Tavares

Foi escritor, poeta, mas sobretudo editor. Vitor Silva Tavares nasceu na Madragoa, em 1937. Apaixonado por cinema, chegou mesmo a escrever algumas peças jornalísticas sobre o tema. Em 1974, fundou a mítica &etc. Foi editor de Herberto Helder, de João Cesar Monteiro e de Adília Lopes.

Steven Governo/Global Imagens

3/10

José Vilhena

Um dos principais rostos da caricatura em Portugal, José Vilhena nasceu a 7 de julho de 1927 na Guarda. Iniciou a sua carreira em 1955, quando fundou o jornal “O Mundo Ri”. O seu trabalho, sobretudo marcado pela sátira política, foi muitas vezes alvo de censura durante o Estado Novo.

8/10

Jim Diamond

Natural de Glasgow, Jim Diamond nasceu a 28 de setembro de 1951. Influenciado por vozes como a de Ray Charles ou Otis Redding, formou a primeira banda aos 14 anos. Mais tarde, mudou-se para Londres, onde criou os Bandit. Ficou conhecido por músicas como “I should have known better” e “I Won’t Let You Down”.

Imagem retirada do Youtube

14/10

Chef Silva

António da Silva, mais conhecido por Chef Silva, era um dos mais conceituados chefs de cozinha portugueses. Nasceu a 29 de março de 1934 na Vila Termal de Caldelas, em Amares. Ficou conhecido pela revista TeleCulinária, da qual foi fundador, e por participar em vários programas de televisão a partir de 1975.

20/10

Yoná Magalhães

A atriz nasceu a 7 de agosto de 1935 no Rio de Janeiro. Estreou-se nos anos 70 com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Ao longo de 60 anos de carreira, destacou-se pela sua participação em várias novelas, como “Roque Santeiro”, “A Próxima Vítima” e, mais recentemente, “Sangue Bom”.

Memória Globo 2000

1/11

José Fonseca e Costa

Fonseca e Costa nasceu a 27 de junho de 1933 em Angola. Mudou-se para Portugal quando tinha 12 anos e descobriu o cinema aos 16. Frequeentou a Faculdade de Direito de Lisboa, mas acabou por abandonar os estudos para se dedicar à realização. Ficou conhecido com o filme “Kikas, o Mau da Fita”.

10/11

André Glucksmann

André Glucksmann nasceu a 19 de junho de 1937 em Boulogne Billancourt, numa família de judeus de origem austríaca. É, juntamente com Bernard-Henri Lévy, um dos chamados “novos filósofos”.

AFP/Getty Images

10/11

Helmut Schimdt

O social-democrata nasceu 23 de dezembro de 1918 em Hamburgo, na Alemanha. Foi ministro da Defesa, das Finanças e, entre 1974 e 1982, ocupou o cargo de chanceler da República Federal da Alemanha. Juntamente com o francês Valéry Giscard d’Estaing é considerado um dos fundadores do sistema monetário europeu.

AFP/Getty Images

11/11

Paulo Cunha e Silva

Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto e uma das mais relevantes figuras da cultura nortenha, Paulo Cunha e Silva nasceu em 1962, em Beja. Licenciou-se em medicina e chegou mesmo a lecionar Anatomia na Universidade do Porto. Foi colaborador regular das fundações Gulbenkian e Serralves.

Pedro Granadeiro/ Global Imagens

13/11

Manuel Colaço Dias

Foi a primeira vítima portuguesa conhecida dos atentados em Paris. Natural de Mértola, Manuel Colaço Dias estava emigrado em França há 30 anos. Quando morreu, junto ao State de França, estava ao volante de um taxi, que guiava para sobreviver. Tinha 63 anos.

18/11

Jonah Lomu

Nascido a 12 de maio de 1975, Jonah Lomu foi a primeira estrela global de râguebi. Aos 19 anos, tornou-se no mais jovem jogador da seleção neozelandesa. Um dos maiores desportistas da história, retirou-se dos relvados em 2002 depois de descobrir que sofria de uma doença rara nos rins.

AFP/Getty Images

26/11

Beatriz da Conceição

A fadista Beatriz Conceição nasceu a 21 de agosto de 1939. Natural do Porto, começou a cantar nos anos 60, depois de ter visitado a casa de fados Solar de Márcia Condessa, em Lisboa. Foi criadora de êxitos como “Ovelha negra” e, em 2008, recebeu o Prémio Amália Rodrigues de Carreira

3/12

Scott Weiland

Scott Richard Kline nasceu em 1967. A sua carreira musical começou no final dos anos 80, quando fundou com os irmãos Robert e Dean De Leo os Mighty Joe Young que, mais tarde, deram origem aos Stone Temple Pilots. Mais tarde, fez parte dos Velvet Revolver, uma banda criada por antigos membros dos Guns N’ Roses.

Getty Images

5/12

Marília Pêra

Atriz, cantora, bailarina, produtora e realizadora, Marília Pêra nasceu a 22 de janeiro de 1943 numa família de artistas brasileiros. Artista versátil, fez quase 30 filmes e mais de 50 peças de teatro. Mas foi graças a algumas das cerca de 40 novelas em que entrou que se tornou conhecida dos portugueses.

© Globo / Divulgação