Explicador
12 questões para perceber a “revolta” dos taxistas contra a Uber
- O que levou os taxistas a organizar uma marcha lenta contra a Uber na sexta-feira?
- O que vai acontecer na sexta-feira?
- Porque é que os taxistas querem uma intervenção do Governo?
- Mas é verdade que a Uber é ilegal?
- Mas o que argumentam os taxistas?
- Como se defende a Uber da falta de licenças?
- Os taxistas têm razão em relação aos impostos?
- O que argumenta a Uber quanto aos seguros?
- Os taxistas reuniram-se com o Governo. O que é que saiu daí?
- O que tem o ministro do Ambiente a dizer sobre o assunto?
- A Uber está satisfeita com a legislação atual?
- É a Comissão Europeia que vai regular atividades como a da Uber?
É a Comissão Europeia que vai regular atividades como a da Uber?
Talvez. De acordo com o que foi avançado por um porta-voz da comissária dos Transportes, Violeta Bulc, estão a ser preparadas orientações sobre o tema que serão disponibilizadas aos Estados-membros. E que soluções de âmbito nacional não serão bem-vindas.
“Respostas precipitadas ou descoordenadas de nível nacional ou local a estes desafios podem criar incertezas legais, fragmentar aquele é que o mercado único e dificultar o crescimento da economia colaborativa na Europa. A posição da Comissão Europeia é esta: estamos a tentar perceber como podemos encorajar o desenvolvimento de serviços novos e inovadores e a utilização temporária de ativos, sem favorecer um modelo de negócio em detrimento de outro”, afirmou ao Observador um porta-voz da comissária dos Transportes, Violeta Bulc.
A Comissão Europeia reconhece que, apesar de este tipo de serviços abrir a porta a um maior leque de escolhas, preços mais baixos e oportunidades de crescimento, também levanta questões importantes relacionadas com os direitos dos consumidores, impostos e legislação laboral.