Explicador

O que está a dividir o Bloco de Esquerda

Agosto 201429 Agosto 2014237
Rita Dinis

Porque foram João Semedo e Catarina Martins os sucessores de Louçã?

Pergunta 6 de 14

Porque foi essa a sugestão de Francisco Louçã quando escreveu a carta aos militantes do BE dando conta da sua decisão de não se recandidatar na liderança do partido. Na altura, defendendo que era “tempo de uma renovação”, fez “uma única sugestão”: a de uma liderança bicéfala, entre um homem e uma mulher, algo proposto inicialmente por Miguel Portas e semelhante ao que é praticado no partido de esquerda alemão Die Link. Os nomes de João Semedo e Catarina Martins não apareciam nessa primeira carta mas eram as escolhas declaradas de Louçã.

“A renovação de estilos de liderança com a representação de homens e mulheres – já estamos no século XXI -, é o caminho normal da esquerda. Temos quem assegure esta capacidade de liderança. Como noutros partidos europeus, este modelo acentua o trabalho colectivo na direcção e no movimento e é assim que nos fazemos mais fortes”, disse na altura o ainda coordenador do Bloco. Segundo disse depois ao Público, João Semedo e Catarina Martins eram uma solução de “grande consenso”, que unia “a capacidade de diálogo” de Semedo e “a renovação geracional” de Catarina Martins.

Nem todos estavam de acordo. A corrente da UDP continuava a preferir uma solução de vários porta-vozes e um reforço do papel do líder parlamentar e a tendência Fórum Manifesto (afecta à Política XXI) preferia apenas João Semedo. Mesmo assim João Semedo e Catarina Martins acabaram por ser eleitos em novembro de 2012, no final da VIII Convenção do Bloco, com uma maioria de 76,5%.

A aposta do partido foi por isso na continuidade e não da mudança. Louçã continuou como membro da Mesa Nacional – órgão máximo entre convenções – ao mesmo tempo que crescia a oposição interna no partido, já que a tendência Manifesto (ainda com Daniel Oliveira e Ana Drago) conseguiu eleger nessa convenção 19 elementos para a direção do partido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)