Explicador

Brexit: Reino Unido fica ou sai? Temos todas as respostas menos esta

Fevereiro 201617 Fevereiro 2016105
Catarina Falcão

Quem está a favor de ficar?

Pergunta 6 de 13

David Cameron está a fazer campanha para ficar na União Europeia, mas o seu Governo, tal como o seu partido, estão fraturados. Mas os conservadores não são os únicos que não têm uma frente comum, divididos entre quem quer ficar e quem quer sair. A maioria dos partidos britânicos estão fraturados internamente, ou seja, pertencer a um partido não significa apoiar a posição oficial.

Tanto o Partido Trabalhista como o Partido Liberal Democrata são favoráveis à permanência do Reino Unido na União Europeia – e opõem-se à realização do referendo. Também o Partido Nacionalista Escocês, que ganhou grande dimensão nas eleições de maio de 2015, é favorável à permanência na UE.

No entanto, o líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, já assumiu no passado posições eurocéticas e não é o único dentro deste partido a olhar de forma desconfiada para Bruxelas e para as regras comunitárias. Mas, desde que lidera o partido, Corbyn tem mostrado que moderou algumas dessas posições e já fez mesmo campanha pela permanência do país na UE e, dos 231 deputados do partido no Parlamento, cerca de 211 afirmam estar ao lado do líder nesta decisão. Já os liberais democratas estão completamente comprometidos com esta causa – pode ler aqui a entrevista a Catherine Bearder, a eurodeputada deste partido que vai liderar a campanha durante o referendo.

Quanto aos escoceses, a permanência do Reino Unido na União é condição sine qua non para que a própria Escócia permaneça no Reino Unido. Em 2014, a Escócia votou sobre a sua independência e 55,3% dos escoceses que foram às urnas preferiram manter-se no Reino Unido, mas isso pode mudar se o país decidir sair da União Europeia. Nicola Sturgen, líder do Partido Nacionalista Escocês, já veio avisar que caso o Reino Unido saia, será “impossível travar um novo referendo” e pode ser mesmo o final do país como o conhecemos até hoje.

Há ainda uma campanha oficial que deverá juntar todos os apoiantes da permanência do Reino Unido na União Europeia que se chama “Grã-Bretanha mais forte na Europa” – Britain Stronger in Europe – que agrega não só os partidos favoráveis à escolha por Bruxelas, mas organizações financeiras e associações da sociedade civil.

[Veja aqui um dos vídeos da campanha pela permanência do Reino Unido na UE]

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)