Explicador

Brexit: Reino Unido fica ou sai? Temos todas as respostas menos esta

Fevereiro 201617 Fevereiro 2016105
Catarina Falcão

Quem está a favor de sair?

Pergunta 8 de 13

Tal como foi referido na pergunta sobre quem está a favor de ficar, também aqui nem todos os partidos dão indicações óbvias. Um partido que tudo tem feito para que o Reino Unido saia da União Europeia é o UKIP – UK Independence Party ou Partido da Independência do Reino Unido. Também os Verdes são favoráveis à realização do referendo, mas a opinião geral no partido é que há possibilidades de mudanças reais no funcionamento da UE numa renegociação com o Reino Unido.

O caso mais difícil é o do Partido Conservador. Uma parte do partido deseja a saída da União Europeia e terá pressionado David Cameron a propor a realização do referendo; no entanto, outra parte do partido deseja permanecer no espaço comunitário. O próprio Governo está dividido, com seis ministros a fazerem campanha pela saída. Michael Gove (Justiça), Iain Duncan Smith (Trabalho e Pensões), Theresa Villiers (responsável pela Irlanda do Norte), John Wittingdale (Cultura, Meios de Comunicação e Desporto), Priti Patel (Emprego) farão campanha pelo não, tal como Chris Grayling, líder da Câmara dos Comuns. Também Boris Jonhson, presidente da Câmara de Londres, defende a saída do país da UE.

O tema da permanência na União Europeia já partiu literalmente o Partido Conservador no passado, quando uma franja abandonou o partido para formar uma nova força política, o UKIP. Na altura, a oposição era ao Tratado de Maastricht, que entre várias alterações introduziu o conceito de cidadania europeia e tornou mais abrangente a ação da União Europeia em termos de política externa e assuntos internos. Desde aí, o UKIP tem juntado os dissidentes do Partido Conservador e a sua principal causa é mesmo a saída do Reino Unido da União Europeia. Nigel Farage, eurodeputado e líder do grupo político Europa da Liberdade e da Democracia (Europe of Freedom and Democracy – EFD) no Parlamento Europeu, é a figura mais destacada do partido.

Também já está em marcha uma campanha pela saída que agrega todos aqueles que querem que o Reino Unido abandone a União Europeia e chama-se Leave.eu.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)