1. Ainda não pediu os seus manuais escolares gratuitos? Saiba como fazê-lo.

  2. A gratuitidade dos manuais escolares abrange todos os alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, a frequentarem escolas públicas ou escolas privadas com contratos de associação. No caso do concelho de Lisboa, a Câmara Municipal associou-se a esta iniciativa e alargou a medida a todos os estudantes até ao 12.º ano.

    O acesso aos manuais escolares gratuitos é garantido através de vouchers (um para cada livro gratuito), que podem ser solicitados por três vias: através da plataforma online Mega – Manuais Escolares Gratuitos, da aplicação móvel Edu Rede Escolar ou deslocando-se à escola onde o aluno está inscrito.

    Optando pela plataforma Mega, comece por selecionar “Encarregado de Educação” e preencha o nome completo, endereço de email e password. Depois, insira o Número de Identificação Fiscal (NIF) e será reencaminhado para o Portal das Finanças – será importante ter disponível a password desta plataforma online.

    O pedido destes dados insere-se no âmbito de medidas de segurança para garantir que o NIF é válido e que o encarregado de educação é associado ao aluno respetivo, de modo a que os livros sejam entregues à pessoa certa.

    Só após esta validação é que consegue visualizar os vouchers. De seguida, pode levantar os manuais em qualquer livraria aderente ou em plataformas online como a Wook.

  3. Não consegue ver os seus educandos na plataforma? Descubra aqui porquê.

  4. Segundo a informação da própria plataforma Mega, os dados que constam no portal estão diretamente relacionados com a informação registada na matrícula. Por isso, se não consegue ver os seus educandos no portal, recomendamos:

    – Certifique-se junto da escola se as listas de turma já se encontram publicadas.

    – Confira junto do estabelecimento de ensino se está registado como encarregado de educação e se o seu NIF está corretamente inserido.

  5. Ainda não recebeu os seus vouchers? Saiba os motivos.

  6. Toda a informação relativa aos vouchers e aos manuais escolares gratuitos é enviada por email. Se configurou bem o seu endereço eletrónico na plataforma, irá receber os vouchers quando estes estiverem disponíveis.

    Poderá também suceder que a escola não tenha completado a matrícula ou a inserção dos dados do aluno na plataforma, situações que impossibilitam o acesso aos vouchers. Nestas circunstâncias, deverá contactar ou dirigir-se à escola para esclarecer a situação.

  7. Onde pode trocar os seus vouchers por Manuais Escolares Gratuitos, com segurança?

  8. Na plataforma MEGA, estão listadas as mais de 1.300 livrarias aderentes, de entre as quais se destaca a Wook.

    Todos os anos, desde há quase duas décadas, a maior livraria online portuguesa ajuda os pais a preparar o regresso às aulas, entregando os manuais escolares a milhares de clientes, sem complicações nem preocupações.

    Disponibilizando o maior stock escolar do país, a Wook assegura a troca dos seus vouchers de uma forma simples e a entrega dos manuais escolares em qualquer morada nacional, sem custos de envio. Na Wook, é também possível adquirir os cadernos de atividades associados e ter acesso a um desconto imediato de 20% na compra dos melhores auxiliares de ensino para cada ano de escolaridade.

    Tudo isto através de um processo cómodo, seguro e eficaz, apoiado num mapa interativo que dá acesso rápido à lista dos livros escolares adotados. No final, tem a possibilidade de receber a encomenda em 48 horas.

  9. Como utilizar os seus vouchers na Wook. Veja aqui o processo passo-a-passo.

  10. Trocar os vouchers na Wook é bastante fácil e prático.

    Após descarregar o voucher na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos, bastam poucos cliques para receber gratuitamente os livros na morada indicada. Não é necessário imprimir os vouchers ou enviá-los por email para que a encomenda seja processada e enviada.

    Se não está registado na Wook, é aconselhável proceder ao registo antes de iniciar o processo de encomenda. De qualquer forma, caso não o faça, ser-lhe-á dada a possibilidade de se registar numa fase posterior.

    Conheça o passo-a-passo de como encomendar os livros na Wook:

    1. Na área Manuais Escolares Gratuitos, escolha a opção “Levantar Manuais Escolares Gratuitos”. Selecione o ano escolar, o distrito, o concelho e a escola, e clique no botão “Continuar”. Será enviado para uma página onde são listados os manuais escolares adotados.

    2. Junto a cada manual presente na referida lista, insira o respetivo código do voucher na caixa correspondente e clique no botão “Adicionar ao Cesto”.

    3. De seguida, são apresentados os cadernos de atividades associados aos manuais adotados. Se não os pretender adquirir, basta colocar as quantidades a zero e clicar no botão “continuar”.

    4. Nos passos seguintes, são apresentadas sugestões de auxiliares de ensino (com 20% de desconto imediato) e a possibilidade de adquirir a Escola Virtual do ano de escolaridade correspondente (com 25% de desconto até 31 de agosto).

    5. Para finalizar a encomenda, é apenas necessário rever os manuais incluídos, verificar/inserir os dados de faturação e de envio, selecionar o tipo de pagamento e confirmar a encomenda. No caso da encomenda ser composta apenas por produtos abrangidos pelos Vouchers MEGA e sendo selecionada uma opção de envio grátis (a Wook oferece-lhe os portes), a sua encomenda totalizará zero euros, não tendo de efetuar qualquer tipo de pagamento.

    Pode acompanhar o estado da sua encomenda na área cliente, onde encontra toda a informação relevante, mas a Wook tem o cuidado de enviar emails com o ponto de situação e de estar disponível para esclarecer qualquer dúvida, garantindo assim um serviço completo.