As publicações que se tornaram virais sugerem que o atual presidente do Brasil, Lula da Silva, desvaloriza o aumento do custo da energia no país, uma vez que — segundo a captura de ecrã que acompanha as partilhas — os brasileiros “têm que estar na rua a trabalhar”.
“Lugar de brasileiro é na rua procurando emprego e não em casa vendo televisão e gastando energia elétrica”, lê-se logo abaixo do título da alegada notícia da Globo.
O conteúdo é falso, uma vez que se trata de uma imagem manipulada.
Ao analisar a imagem com mais atenção, é possível ler-se a data da alegada publicação da Globo. E de seguida, com uma pesquisa rápida no site do jornal brasileiro, verifica-se que no dia 10 de fevereiro de 2023 o artigo não foi publicado. Nem em nenhum outro dia, uma vez que a pesquisa não gera esse resultado.
Já através de um motor de busca comum, também não encontramos nenhuma declaração do semelhante que seja atribuída a Lula da Silva.
Vários sites de verificação de conteúdos semelhantes ao que Observador faz com o Fact Check também desmentiram a existência da publicação e de qualquer declaração semelhante atribuída ao presidente brasileiro. A Lupa revela que o G1 — o site da Globo que alegadamente responsável pelo conteúdo — nega que o artigo tenha sido publicado e diz ainda que Marcelo Mota, que assina o artigo, não faz parte da equipa do jornal.
A publicação surge meses depois de ter sido noticiado o aumento da tarifa da energia no Brasil. No fim do ano passado, a Aneel (agência da energia elétrica do governo brasileiro) revelou que o preço da eletricidade brasileira iria subir cerca de 5,6%.
Por coincidência, no dia 10 de fevereiro, foi noticiado pela Globo que na região de Mato Grosso, a conta da luz irá aumentar até 9,36%. No artigo em questão, não existe nenhuma referência ao Presidente, nem qualquer declaração do seu gabinete.
Conclusão
As imagens partilhadas nas redes sociais sugerem que face ao aumento do preço da energia, o Presidente brasileiro Lula da Silva reagiu com indiferença dizendo que os brasileiros “têm é que ir para a rua trabalhar”. A captura de ecrã parece ter sido feita a partir do site do jornal da Globo, contudo, trata-se de uma imagem manipulada. Através de uma pesquisa é possível verificar que o jornal brasileiro não publicou nenhum artigo com esse conteúdo. E mesmo em fontes semelhantes, não se encontra nenhuma referência a esta reação por parte de Lula.
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.