Rosângela da Silva (ou Janja), mulher do Presidente do Brasil Lula da Silva, aparece numa fotografia com várias pessoas que tem corrido as redes sociais devido a quem surge ao centro da imagem. A publicação, que se tornou viral, afirma que se trata de um homem, Fernando Luiz Doval Júnior, que estava a ser procurado pela Interpol por tráfico de droga.

São várias as publicações nas redes sociais com essa mesma informação, acusando a primeira dama do Brasil de privar com um criminoso que foi entretanto detido pela polícia brasileira.

A detenção referida na publicação aconteceu no Rio de Janeiro já no início deste ano e foi noticiada por vários órgãos de comunicação social brasileiros. Mas a pessoa detida não corresponde à que aparece na imagem junto de Janja.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O homem na imagem — que está a ser apontado como Fernando Luiz Doval Júnior — é, na verdade, Moacir Bortolozo, um amigo de longa data de Rosangela da Silva. A imagem original foi, aliás, publicada pelo próprio no facebook em setembro de 2021 (mas entretanto foi retirada). Na comparação de fotografias das duas pessoas em causa fica claro que Botolozo não tem semelhanças físicas com o homem que esteve nas notícias pela aparatosa detenção realizada por agentes da polícia brasileira à paisana, em pleno almoço num restaurante na barra da Tijuca.

À esquerda, o detido Fernando Luiz Doval Júnior. À direita, o amigo de Janja, Moacir Bortolozo.

Moacir e Janja são amigos de longa data, surgindo em várias fotografias juntos nas redes sociais ao longos dos anos. Uma delas foi divulgada pela própria mulher de Lula no Instagram, mostrando a relação estreita que têm, quando se refere a Moacir como “irmão do coração”.

Além disso, o próprio Moacir Bortolozo já partilhou no Facebook uma notícia, publicada no jornal brasileiro Terra, que desmente esta mesma publicação aqui analisada.

Conclusão

A pessoa que está com Rosangela da Silva numa imagem que circula de forma viral pelas redes sociais não é Fernando Luiz Doval Júnior. Este foi, de facto, procurado pela Interpol por estar envolvido num esquema de tráfico de droga e detido publicamente pela polícia brasileira no início deste ano. No entanto, não é o homem que está no centro da fotografia, ao lado de Janja da Silva. Esse é um amigo de longa data da mulher de Lula da Silva que se chama Moacir Bortolozo.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge