Circula nas redes sociais uma publicação que alega que a revista francesa L’Hémicycle publicou uma edição com um cartoon satírico em que o Presidente francês, Emmanuel Macron, surge no corpo de um galo depenado.
Na capa, sobre um fundo azul, surge apenas o desenho do galo depenado, com a cabeça de Emmanuel Macron e o título: “Reconstruir a Nação.” Na maioria das versões da publicação, a imagem tem pouca definição e parece recortada. Noutras versões, é possível ver uma versão mais definida e completa da suposta capa — e percebe que se trataria, alegadamente, do número 514 da revista.
Trata-se, contudo, de uma publicação falsa. A revista L’Hémicycle nunca fez esta capa.
A L’Hémicycle é uma revista trimestral francesa, focada em artigos longos e de grande profundidade acerca de questões da política francesa e internacional.
Na verdade, basta consultar a página da revista L’Hémicycle na internet para constatar que a capa não é real. A verdadeira edição número 514 da revista é composta justamente por um fundo azul com o título “Reconstruir a Nação”, mas a imagem que ali surge é a de um galo normal, célebre símbolo nacional de França.
Outras versões da publicação, além da capa falsa, incluem também um pequeno excerto de um vídeo que, alegadamente, seria de uma emissão do canal France 24 em que um painel de comentadores discutia o conteúdo daquela capa. Nessa discussão, estaria em causa o estado a que França tinha chegado depois de Macron ter falado da possibilidade de militares ocidentais serem enviados para a Ucrânia, para combater contra a Rússia.
Mas também esta imagem da suposta emissão da France 24 é falsa. O próprio canal já emitiu um esclarecimento sobre o assunto, explicando que a imagem da emissão falsa da France 24 tinha surgido no mesmo canal de Telegram em que apareceu inicialmente a capa falsa da L’Hémicycle.
Através de uma publicação no Twitter, a revista falou em “interferência russa” e confirmou que já tinha apresentado queixa por roubo de identidade, falsificação e divulgação de informações falsas. No final de março, a revista noticiou que, na sequência da denúncia, o Ministério Público de Paris já tinha aberto uma investigação.
Ingérence russe : la revue @lhemicycle , dont la Une a été détournée dans le cadre d'une émission piratée de @FRANCE24 , a porté plainte pour "usurpation d'identité", "contrefaçon" et "diffusion de fausses informations". @RoselyneFebvre @VanessaBurggrafhttps://t.co/GqrFZbMbzC
— L'Hémicycle (@lhemicycle) March 22, 2024
Trata-se, de acordo com a revista, de um “caso preocupante”, especialmente no “contexto de crescimento exponencial da manipulação de informação, veiculada em particular por sites pró-Rússia”.
Conclusão
É uma publicação falsa. A revista L’Hémicycle nunca fez a capa que a publicação mostra. A capa verdadeira mostra um galo normal, símbolo nacional de França. A versão adulterada da capa, bem como um excerto de uma suposta emissão da France 24, também ela falsa, terão surgido em canais pró-Rússia depois das declarações de Macron a propósito do envio de tropas ocidentais para a Ucrânia. As autoridades francesas já estão, inclusivamente, a investigar a situação de fraude.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.