Uma publicação no Facebook mostra um vídeo onde é possível ver-se um grande edifício em chamas. O autor afirma que se trata da Biblioteca do Alcazar, em Marselha, a segunda maior cidade francesa. Mas ainda há mais: a partilha afirma também que o incêndio terá sido ateado durante os violentos protestos que marcaram o início do mês de julho no país. O conteúdo é falso. O edifício não fica em França.

Foi quase no fim de junho que um jovem de 17 anos foi morto a tiro pela polícia francesa. Nahel conduzia sem documentos quando foi mandado parar numa operação STOP na cidade de Nanterre. Mas o que se passou não ficou totalmente esclarecido. Segundo a polícia, o jovem, que já tinha antecedentes criminais, tentou fugir e teria, por isso, sido abatido em legítima defesa. Mas testemunhas que seguiam no carro da vítima contam uma história diferente.

A morte do jovem, cujo os pais têm origem argelina, foi o rastilho para vários dias de tumultos e fortes protestos espalhados por toda a França contra a violência policial. Durante as manifestações, milhares de pessoas foram detidas e centenas de carros foram incendiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marselha não escapou à onda de protestos. Alguns manifestantes tentaram atacar a famosa biblioteca (que já estava com proteções na fachada), mas sem sucesso. Depois de alguns dias encerrado, o edifício voltou a abrir ao público.

Então, que edifício a arder é este que aparece no vídeo da publicação?

Trata-se da central dos correios de Manila, a capital das Filipinas. As imagens foram divulgadas pelos bombeiros da cidade e o incêndio foi noticiado por vários meios de comunicação social do mundo. O fogo terá começado na cave e deixou o edifício centenário muito danificado.

Por fim, a publicação refere ainda que a Biblioteca do Alcazar, em Marselha, é a maior de França. É também falso. A maior biblioteca francesa é a Biblioteca Nacional, localizada em Paris, uma das maiores e mais antigas do mundo.

Conclusão

Uma publicação no Facebook mostra um grande edifício em chamas. Na legenda, o autor alega que se trata da Biblioteca do Alcazar, em Marselha, e que o incêndio foi ateado por manifestantes durante os violentos protestos contra a violência policial, que ocorreram em França no início de julho. É falso. O edifício que aparece no vídeo não é em França, mas sim nas Filipinas. Trata-se da centenária central dos correios de Manila, que ardeu em maio deste ano ficando severamente danificada.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

De acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook.

IFCN Badge