Nos últimos dias, surgiu um clima de tensão entre a presidência ucraniana e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por este ter comparecido na cimeira dos BRICS e ter tido um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, que aconteceu em Kazan, na Rússia. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, recusou-se a receber o ex-primeiro-ministro português em Kiev e até sugeriu que estava a adotar um posicionamento “pró-russo” no conflito.

Nos últimos dias, ressurgiram várias publicações nas redes sociais que alegam que Volodymyr Zelensky, num encontro com António Guterres, se negou a “cumprimentar” o secretário-geral da ONU. “Ainda o olhou com um olhar de desprezo. Ótimo. É o mínimo que esse neonazi merece”, lê-se num post.

Nessas publicações, há uma fotografia em que António Guterres está com a mão estendida pronto a cumprimentar o Presidente da Ucrânia, que alegadamente não retribui o gesto. Também é certo que a expressão facial de Volodymyr Zelensky está tensa e pouco sorridente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este encontro entre António Guterres e Volodymyr Zelensky ocorreu a 20 de setembro de 2023, à margem da 78.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Os dois líderes encontraram-se em Nova Iorque na altura, sendo que o Presidente da Ucrânia publicou um vídeo do momento nas suas redes sociais.

No vídeo, contrariamente ao que é sugerido nas redes sociais, Volodymyr Zelensky e António Guterres dão um aperto de mão. No entanto, se o vídeo for pausado aos 18 segundos, parece que o Presidente da Ucrânia rejeita cumprimentar o secretário-geral da ONU. Mas não passa de um segundo de compasso de espera até o Chefe de Estado apertar a mão ao antigo primeiro-ministro português.

Conclusão

Não é verdade que, à margem da 78.ª Assembleia-Geral da ONU, Volodymyr Zelensky se tenha recusado a cumprimentar o secretário-geral da ONU. A imagem que circula nas redes sociais é apenas de um print enganador do vídeo, num momento em que o Presidente da Ucrânia fazia um compasso de espera antes de apertar a mão a António Guterres.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge