Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado neste liveblog. Durante esta segunda, iremos atualizar aqui, neste link, os desenvolvimentos sobre a pandemia.

    Vacina da Pfizer-BioNTech pode ser aprovada hoje para a União Europeia

  • Boris Johnson convoca reunião de crise. Suspensão de voos pode condicionar fornecimentos do Reino Unido

    O anúncio de vários países terem suspendido quaisquer ligações — aéreas, terrestres ou fluviais — com o Reino Unido levou Boris Johnson a convocar já para amanhã uma reunião de crise sobre os fornecimentos do Reino Unido.

    A suspensão durante 48 horas de todas as viagens, incluindo de mercadorias, decretadas pela França é especialmente crítica para o Reino Unido já que, de acordo com a Associação Britânica de Transportes Rodoviários, cerca de 10.000 camiões passam porto inglês de Dover que serve essencialmente a França.

    Covid-19. Governo britânico anuncia reunião de crise para discutir fornecimentos do país depois de vários países suspenderem ligações

  • Covid-19. França regista 12.799 casos e 131 mortes em hospitais nas últimas 24 horas

    Mais de 2,47 milhões de franceses já ficaram infetados com o novo coronavírus, das quais 60.549 morreram. Autoridades de saúde francesas têm 2.523 focos de contágio sob investigação.

    Covid-19. França regista 12.799 casos e 131 mortes em hospitais nas últimas 24 horas

  • Marques Mendes: "70% a 80% da população vacinada até setembro"

    No mesmo espaço, Marques Mendes atualizou os números de vacinas que vão chegar a Portugal ao longo do ano e estimou que 70% a 80% da população possa estar vacinada até setembro.

    “No primeiro trimestre chegará 1 milhão e 200 mil doses. No segundo chegarão cerca de 7,5 milhões doses e no terceiro trimestre chegarão cerca de 8,5 milhões doses”, afirmou o comentador frisando que “tudo começa nos hospitais e lares”.

  • Comissão Europeia comprou mais 80 milhões de doses da vacina da Moderna, diz Marques Mendes

    A Comissão Europeia duplicou o número de vacinas compradas à farmacêutica Moderna. Em novembro tinha adquirido 80 milhões e, agora, comprou mais 80 milhões. A informação foi avançada por Luís Marques Mendes, no espaço de comentário na SIC, citando fontes de Bruxelas.

    Esta aquisição pode traduzir-se em mais “um milhão e 800 mil doses” para Portugal.

  • Covid-19: DGS vê nova estirpe de coronavírus como "ocorrência esperada" que não é "motivo de preocupação"

    Direção-Geral da Saúde diz que a nova variante do coronavírus, detetada no sul do Reino Unido, não é “motivo de preocupação por si só”. É uma ocorrência que já se esperava.

    Covid-19: DGS vê nova estirpe de coronavírus como “ocorrência esperada” que não é “motivo de preocupação”

  • Portugal fecha a porta ao Reino Unido. Só entram viajantes portugueses ou residentes e com teste negativo

    Portugal juntou-se a uma dezena de países na Europa e no Mundo e anunciou hoje restrições à entrada de estrangeiros (desde que não sejam residentes em território nacional) provenientes do Reino Unido. Medida entra em vigor a partir das 00h00 de segunda-feira, 21 de dezembro, mas não tem data para acabar.

    De acordo com o Ministério da Administração Interna, “apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal”.

    E mesmo estes terão de apresentar um teste que prove que não estão infetados.

    • Estes passageiros têm de apresentar, à chegada a Portugal, comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo;
    • Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo são encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito;
    • Neste caso, os cidadãos terão de ficar em isolamento, nos termos definidos pelas autoridades de saúde.
    • A medida será atualizada de acordo com a evolução da situação.

    Segundo o governo, em Portugal “não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge”. Estes dados já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga.

  • Itália identifica um doente infetado com nova estirpe descoberta no Reino Unido

    Um homem que regressou a Roma, vindo do Reino Unido, está infetado com a nova estirpe do Sars-Cov2 identificada pelos britânicos.

    A informação foi avançada pelas autoridades de saúde italianas, que acrescentam que o homem está internado no hospital militar de Celio, na capital italiana.

    “Nesta emergência o hospital militar de Celio está a colaborar com o Instituto Superior da Saúde e sequenciou o genoma do vírus Sars-Cov2 proveniente de um resultado positivo com a variante encontrada nas últimas semanas na Grã-Bretanha”, escreveu o ministério da saúde.

    Itália é um dos países que já proibiu os voos para o Reino Unido até 6 de janeiro. A proibição entra em vigor a partir da meia-noite de hoje.

  • Covid-19. Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças pede esforços à Europa para controlar nova variante

    Se as viagens não essenciais não forem reduzidas ou evitadas completamente poderá eventualmente levar a que a nova variante substitua as outras, diz o Centro Europeu para Controlo de Doenças.

    Covid-19. Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças pede esforços à Europa para controlar nova variante

  • Covid-19. Italia regista 352 mortes nas últimas 24 horas

    O número de mortes em Itália devido à Covid-19 nas últimas 24 horas foi o mais baixo no último mês e meio. O país somou 15.104 novas infeções desde sábado.

    Covid-19. Italia regista 352 mortes nas últimas 24 horas

  • Comité de resposta de crise da União Europeia reúne de urgência amanhã

    A informação está a ser avançada no Twitter pelo porta-voz da presidência alemã, Sebastian Fischer, que dá conta do agendamento de uma reunião de urgência do comité de resposta à crise da União Europeia para “coordenar a resposta à nova variante Covid-19”.

    A reunião será na segunda-feira às 11 horas.

    De acordo com informação na página do Conselho Europeu, “em resposta ao surto de COVID‑19, a Presidência croata decidiu, em 28 de janeiro de 2020, ativar o Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) no modo de partilha de informações. O IPCR é o quadro da UE para a coordenação de crises transetoriais ao mais alto nível político”.

    Tendo em conta a evolução da situação e os diferentes setores afetados (saúde, consular, proteção civil, economia), a Presidência aumentou o nível de ativação do IPCR para o modo de ativação plena em 2 de março de 2020.

    Ao assumir a Presidência, a partir de 1 de julho de 2020, a Alemanha decidiu manter o IPCR plenamente ativado.

  • Covid-19: Nova variante do vírus já está noutros países europeus, diz especialista

    A nova variante do coronavírus detetada no Reino Unido pode já ter infetado cidadãos de vários países europeus, considera um especialista de fármaco-epidemiologia da Universidade de Oxford.

    Covid-19: Nova variante do vírus já está noutros países europeus, diz especialista

  • Reino Unido com 326 mortes e mais 35.928 novos contágios nas últimas 24 horas

  • Boletim DGS. Número de internados volta a subir (mais 54), o de mortes é o mais baixo em 11 dias (mais 71)

    Nas últimas 24 horas, o número de camas ocupadas com doentes Covid-19 aumentou em 54. Desde 9 de dezembro que o valor diário de mortes não era tão baixo (foram 71 de sábado para domingo).

    Boletim DGS. Número de internados volta a subir (mais 54), o de mortes é o mais baixo em 11 dias (mais 71)

  • Covid-19. Portugal não identificou ainda a nova estirpe do Reino Unido

    “Ainda não foi identificada em Portugal a nova variante genética detetada a circular numa região do Reino Unido”, esclarece o Instituto Ricardo Jorge.

    Covid-19. Portugal não identificou ainda a nova estirpe do Reino Unido

  • Irlanda vai suspender voos e viagens de ferry provenientes da Grã-Bretanha

    A Irlanda vai suspender todas as viagens de avião e de ferry provenientes da Grã-Bretanha, devido a preocupações com a disseminação da nova estirpe de Covid-19 detetada no sul de Inglaterra, avança a RTE News.

    O governo irlandês ainda está a trabalhar nos detalhes finais deste plano de restrições, que deverá deixar de fora as deslocações essenciais para entrega de mercadorias.

    A suspensão das viagens aéreas e marítimas deverá entrar em vigor a partir da meia-noite por um período de 48 horas.

  • EUA ainda não veem motivos para alarme sobre surgimento de nova variante de Covid-19 no Reino Unido

    O secretário-assistente para a Saúde dos Estados Unidos disse, em declarações à ABC News, que “ainda não vê motivo para alarme” sobre o surgimento de uma nova estirpe de Covid-19 no Reino Unido.

    Brett Giroir falou ainda sobre a distribuição de vacinas nos EUA, mostrando-se confiante de que “em junho, qualquer pessoa que quiser receber uma vacina terá a oportunidade de o fazer”.

    Sobre as vacinas que ainda estão a ser estudadas pelas autoridades norte-americanas, Giroir adiantou que a da Johnson & Johnson deverá ser aprovada para uso em janeiro, apesar de ainda não serem conhecidos os seus resultados.

  • É "pouco provável" que a nova estirpe tenha impacto na vacina, diz virologista Pedro Simas

    “Temos de aguardar e estar atentos, não é expectável que tenha um impacto gigantesco”, mas “é muito precoce estar a especular em relação a isso”, disse à Lusa o virologista Pedro Simas.

    É “pouco provável” que a nova estirpe tenha impacto na vacina, diz virologista Pedro Simas

  • Covid-19. Nova estirpe do vírus obriga a reunião entre Paris, Berlim e UE

    Os três líderes europeus (Macron, Merkel e Ursula von der Leyen) analisaram a nova situação provocada pela variante do novo coronavírus numa reunião online.

    Covid-19. Nova estirpe do vírus obriga a reunião entre Paris, Berlim e UE

  • Covid-19. Mais de 1,68 milhões de mortos em todo o mundo desde início da pandemia

    A pandemia da Covid-19 já matou pelo menos 1.685.785 de pessoas no mundo. Mais de 76.207.740 casos de contágios foram oficialmente diagnosticados desde que o novo coronavírus foi descoberto.

    Covid-19. Mais de 1,68 milhões de mortos em todo o mundo desde início da pandemia

1 de 2