Histórico de atualizações
  • Pode seguir no link abaixo tudo o que se vai passar no quinto dia de greve, onde resta apenas um sindicato em protesto.

    Greve mantém-se após reunião de quase 10 horas entre motoristas e Governo

  • Ao quarto dia, a greve sofreu um duro golpe. Esta sexta-feira, às 9h00, é esperada a reação do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) aos mais recentes desenvolvimentos. Este liveblogue fica por aqui. Obrigada por nos ter acompanhado.

  • Questionado sobre quando é que o documento para desconvocar a greve foi assinado pelo SIMM, Pedro Nuno Santos disse apenas: “Hoje”.

  • "Esta greve é má para todos"

    O ministro negou que haja uma intenção de isolar o SNMMP. “Obviamente que a via negocial pela via do diálogo implica que a greve seja desconvocada”, disse, acrescentando que “esta greve é má para todos”.

  • "Falta o SNMMP", disse o ministro Pedro Nuno Santos.

    “A via negocial é o diálogo”, disse Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, felicitando o SIMM. O ministro acrescentou que “falta o SNMMP”, o sindicato de Pardal Henriques. “Fazemos o apelo a que desconvoque a greve e se junte ao processo negocial”, pediu.

  • António Costa reage ao acordo entre SIMM e ANTRAM

  • “Hoje não foi necessário nenhum mediador”, acrescentou André Matias de Almeida, apelando a que o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas siga o exemplo do SIMM. “A única coisa que a ANTRAM pede é que desconvoque a greve e volte para a mesa das negociações”, disse.

  • André Matias de Almeida negou que tenha reunido com o SIMM, enquanto este sindicato ainda estava em greve. “Este sindicato desconvocou a greve e a seguir negociou com a ANTRAM”, disse.

  • Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas reage amanhã

    O Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas reage às 9h00 desta sexta-feira.

  • Anacleto Rodrigues explicou que 150 motoristas voltam agora ao trabalho. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias tem 1200 associados — mas apenas “2,5% dos motoristas deste setor”, que são cerca de 48 mil no total.

  • “Chegámos à conclusão que a greve não cumpriu de todo os seus objetivos”, considerou Anacleto Rodrigues, considerando que “não houve a participação que se esperava”. O porta-voz do SIMM disse ainda que os serviços mínimos foram “demasiado generosos”.

  • “Agora vamos trabalhar com aquilo que eram as nossas propostas”, anunciou Anacleto Rodrigues, porta-voz do SIMM, detalhando que “no dia 12 de setembro” haverá uma primeira reunião de trabalho.

  • Sindicato Independente deixa greve para negociar com ANTRAM

    O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias aceitou desconvocar a greve para negociar com a ANTRAM.

    Minutos antes desta confirmação, o porta-voz do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas tinha dito que não aceitava desconvocar a greve. A paralisação mantêm-se, apenas com estes sindicato.

  • ANTRAM, SIMM e Governo à mesma mesa

    Os patrões da ANTRAM, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e o Governo já estão no ministério das Infraestruturas e Habitação. Tinha sido anunciado que iriam reunir em separado, mas estão ambos em simultâneo nas instalações ministeriais.

  • "Este processo de mediação termina", anuncia Governo

    “Este processo de mediação termina no sentido em que não há viabilidade para avançar”, anuncia o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, explicando que, após ter sido nomeado “de imediato” um mediador que contactou a ANTRAM e esta associação respondeu a manifestar a “inviabilidade do processo de negociação”.

  • Cisão entre os dois sindicatos grevistas? Os dois caminhos diferentes

    Há dois sindicatos em greve: o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM). Os dois parecem ter seguido caminhos diferentes.

    • O SNMMP, o mais mediático e que tem como porta-voz Pedro Pardal Henriques, pediu a mediação do Governo nas negociações, num processo gerido através da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.
    • O SIMM, por sua vez, aceitou sentar-se à mesa com o Governo para negociar o fim da greve e reúne-se esta noite com Pedro Nuno Santos. O mesmo ministro reúne-se esta noite com a ANTRAM.

  • SNMMP mantém greve mesmo que S.I.M.M. se retire e chegue acordo

    O presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, Francisco São Bento, disse que desconhecia que o outro sindicato em greve (o S.I.M.M., Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias) ia negociar com o ministério das Infraestruturas. Há um encontro previsto para esta noite com o ministro Pedro Nuno Santos. De qualquer forma, Francisco São Bento diz que se o S.I.M.M. “entender fazer o acordo” com o governo e a ANTRAM pode fazê-lo porque “os dois sindicatos são duas entidades independentes”. Mas deixa um aviso: “O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas vai manter a greve até que consiga” as reivindicações que solicitou.

  • ANTRAM reúne-se com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

    A ANTRAM vai reunir-se na noite desta quinta-feira com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, de acordo com informação avançada pela TSF.

  • Ministro Pedro Nuno Santos reúne com Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias

    O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai receber na noite desta quinta-feira o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias, avança a RTP.

1 de 4