Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui o liveblog desta quarta-feira. Pode continuar a acompanhar as notícias sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    Estados Unidos nunca tinham tido tantos internamentos de crianças e os hospitais de Sydney no limite

  • Pentágono ordena vacinação a todos os militares no ativo e na reserva

    Por “ordem legal”, todos os militares, quer no ativo quer na reserva, vão ser vacinados contra a Covid-19 nos EUA. Todas as vacinas aprovadas pela agência norte-americana do medicamento serão usadas.

    Pentágono ordena vacinação a todos os militares no ativo e na reserva

  • Governo de São Tomé e Príncipe preocupado com sinais de terceira vaga

    O ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe disse hoje que o Governo do arquipélago está “imensamente preocupado” com o “aumento exponencial de casos” de Covid-19 nas últimas semanas no país, que dão “sinais de uma terceira vaga”.

    Edgar Neves afirmou que os dados epidemiológicos registados pelo Ministério da Saúde “apontam para um aumento exponencial de número de casos” de Covid-19, o que leva o Governo a pensar que o país poderá estar numa terceira vaga da pandemia.

    Nos últimos 10 dias, São Tomé e Príncipe registou 60 casos novos de Covid-19, tendo atingido na terça-feira o recorde diário deste ano, com 22 casos em 24 horas.

    “Os números que temos vindo a assistir deixam-nos imensamente preocupados”, disse o ministro da Saúde, prometendo, para a próxima semana, dar mais informações do “quadro mais atualizado” sobre a variante Delta do novo coronavírus, que reafirmou estar a circular no país desde julho.

  • Vietname quer doentes recuperados da Covid-19 a dar apoio aos profissionais de saúde e paga-lhes quase 300€ por mês

    Numa altura em que enfrenta a pior vaga desde o início da pandemia, com grande pressão nos serviços e nos profissionais de saúde, o país disponibiliza também alojamento a quem quiser ajudar.

    Vietname quer doentes recuperados da Covid-19 a dar apoio aos profissionais de saúde e paga-lhes o dobro do salário mínimo

  • Angola soma mais 10 mortes associadas à doença e 199 novos casos

    Angola registou 10 novas mortes associadas à Covid-19, nas últimas 24 horas, período em que reportou também 199 novos casos positivos e mais 94 recuperações da doença, anunciaram hoje as autoridades de Saúde.

    Segundo o boletim epidemiológico da direção nacional de Saúde Pública angolana, os 10 óbitos, entre 17 e 95 anos, foram registados nas províncias do Bié (quatro), Cunene (três), Huíla (dois) e um em Luanda.

    A província de Luanda, capital angolana, liderou o registo dos novos casos com 115, seguida pelas províncias do Huambo, com 23, Huíla com 22, Bié com oito, Benguela e Cuando-Cubango com seis casos cada, Moxico com cinco, Cunene e Zaire com quatro casos cada e Cuanza Norte e Lunda Sul com três casos.

  • Delta Airlines anuncia penalizações para trabalhadores não vacinados

    A Delta Airlines vai começar a penalizar trabalhadores não vacinados cobrando-lhes 200 dólares por mês — “As hospitalizações custam em média à companhia 40.000 dólares.”

    Delta Airlines anuncia penalizações para trabalhadores não vacinados

  • Cabo Verde regista 94 novos infetados e uma morte em São Vicente

    Cabo Verde registou 94 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em 24 horas, maior valor diário em dois meses e meio, e mais uma pessoa morreu na ilha de São Vicente, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o ministério cabo-verdiano adiantou que do total de 1.477 resultados recebidos dos laboratórios, somam-se 94 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 6,4%, o valor diário mais alto desde 11 de junho.

    A maioria dos novos casos foi diagnosticada na ilha de Santiago (57), repartidos pelos concelhos da Praia (28), São Salvador do Mundo (14), Santa Catarina (oito), Tarrafal e São Lourenço dos Órgãos, com três cada, e um em São Miguel.

  • Presidente da FIFA apela ao governo inglês que isente futebolistas de quarentena

    A FIFA quer que os 60 futebolistas da Liga Inglesa, convocados pelas seleções para compromissos internacionais, não precisem de fazer quarentena, ainda que haja países que integram a lista vermelha.

    Presidente da FIFA apela ao governo inglês que isente futebolistas de quarentena

  • Associação de discotecas defende ser "o momento" de reabrir espaços

    João Gouveia, dirigente da ADN, considera que tendo em conta que serão atingidos 85% de pessoas com a primeira dose da vacina, não é preciso esperar até outubro para que as discotecas possam reabrir.

    Associação de discotecas defende ser “o momento” de reabrir espaços

  • Governadora de Nova Iorque acrescenta 12 mil mortes ao balanço divulgado pelo antecessor Andrew Cuomo

    Governadora de Nova Iorque promete “fazer acontecer coisas que não estavam bem” e divulga o verdadeiro número de óbitos registados na cidade — contrariamente aos números dados pelo seu antecessor.

    Governadora de Nova Iorque acrescenta 12 mil mortes ao balanço divulgado pelo antecessor Andrew Cuomo

  • Madeira sinaliza 25 novos casos e um total de 362 infeções ativas

    A Madeira sinalizou 25 novos casos de Covid-19 e 36 recuperações nas últimas 24 horas, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é agora de 362, com sete doentes internados.

    Entre os novos positivos, 24 são de transmissão local e um foi importado do Reino Unido, sendo que o arquipélago passa a contabilizar 11.142 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, já com 10.705 recuperados, e 75 mortos associados à doença.

    Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde, que atribui à Madeira 51 novos casos, num total de 11.574 reportados desde março de 2020 e 72 óbitos.

  • Governadora de Nova Iorque promete transparência e soma 12 mil óbitos ao balanço oficial

    A nova governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, que tomou posse na terça-feira, prometeu mais transparência governamental e, no primeiro dia em funções, reviu em alta o número de mortes por Covid-19 naquele Estado, para um total de 55.400.

    O número de vítimas mortais apresentado pela equipa de Kathy Hochul acrescenta 12 mil óbitos ao balanço divulgado pelo seu antecessor Andrew Cuomo na segunda-feira, o último dia do seu mandato, que dava conta de 43.400 mortes associadas à doença covid-19 no Estado norte-americano de Nova Iorque.

    “Estamos a divulgar mais dados (…), para que as pessoas saibam que as mortes em lares de idosos e as mortes hospitalares são consistentes com o que está a ser divulgado pelo CDC”, afirmou hoje Kathy Hochul em declarações ao canal MSNBC.

  • Portugal envia para Angola mais 185 mil doses da vacina AstraZeneca

    O Governo português enviou para Angola um novo lote de mais 185 mil doses da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, que chega na quinta-feira ao país, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal.

    De acordo com uma nota do gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, as vacinas são acompanhadas dos materiais necessários para viabilizar a sua administração, nomeadamente seringas e agulhas, entre outros.

    Os produtos serão entregues às autoridades de saúde angolanas pela embaixada de Portugal em Luanda.

    “Com este terceiro lote de vacinas, Portugal já enviou um total de 370 mil vacinas destinadas a apoiar as autoridades angolanas na operacionalização do seu plano nacional de vacinação contra a Covid-19”, indica a nota.

  • Detetados 174 casos em quatro meses no despiste ao sexto dia nos Açores

    Nos meses de abril, maio, junho e julho, foram realizados aos viajantes que desembarcaram na região 76.280 testes de rastreio à Covid-19 ao sexto dia, tendo sido detetados 174 casos positivos, revelou hoje o Governo Regional.

    “Informa-se que foram efetuados, nos meses de abril, maio, junho e julho, 76.280 testes de sexto dia, identificando-se 174 casos positivos, o que se traduz numa proporção de positividade de 0,2%”, assinala o executivo açoriano em nota de imprensa.

    Na nota, o Governo dos Açores destaca que nos últimos quatro meses por cada 1.000 testes efetuados, foram “identificados dois casos positivos nos viajantes e 21 casos na população residente”, o que “torna muito maior o benefício do uso de testes na população identificada de risco do que em viajantes”.

    O executivo realça que, nos casos que deram positivo ao sexto dia, “65% são viajantes não residentes”, uma situação “que não se traduziu, na sua grande maioria, na criação de cadeias de transmissão entre a população local”.

  • Coordenadora do BE quer programa de recuperação da saúde não Covid-19

    Catarina Martins garante propor um programa de recuperação da saúde não Covid para o próximo Orçamento do Estado. Mostra-se preocupada com a pressão exercida sobre os cuidados primários de saúde.

    Coordenadora do BE quer programa de recuperação da saúde não Covid-19

  • Pandemia de Covid-19 já matou, pelo menos, 4.451.888 pessoas no mundo

    Em todo o mundo, já foram infetadas mais de 213 milhões de pessoas com SARS-CoV-2 e, pelo menos, 4,5 milhões terão morrido com Covid-19. A OMS estima que os números reais sejam 2 a 3 vezes superiores.

    Pandemia de Covid-19 já matou, pelo menos, 4.451.888 pessoas no mundo

  • Pais e diretores concordam que prioridade é assegurar um ano letivo normal

    Pais e diretores das escolas defendem que se devem adotar as medidas necessárias para que se cause a menor perturbação possível nos alunos e na continuidade das aulas presenciais.

    Pais e diretores concordam que prioridade é assegurar um ano letivo normal

  • Brasil avança com terceira dose da vacina para idosos para setembro

    O ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, disse hoje que o país iniciará a aplicação da terceira dose de vacinas contra a Covid-19 em idosos e pessoas com baixa imunidade em 15 de setembro.

    “Nos reunimos ontem com a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] e com o comité técnico que assessora a imunização e tomámos a decisão”, afirmou Queiroga ao jornal brasileiro Folha de S.Paulo.

    Os idosos com mais de 70 anos precisam ter tomado a segunda dose há mais de seis meses para receber a terceira dose.

  • Boletim DGS. Mais casos nos homens até 29 anos do que mulheres dessas idades ou homens e mulheres acima dos 30 anos

    Há mais 132 casos de infeção entre as mulheres. No total, foram registados 1.593 casos entre as mulheres e 1.461 entre os homens. Houve mais 83 casos entre os homens até aos 29 anos e mais 215 casos entre as mulheres a partir dos 30 anos.

    O grupo etário com mais novos casos é o dos 20 aos 29 anos (no total e em cada um dos sexos): são 817 novos casos. Até aos 19 anos são, no total 861 casos (215 até aos nove anos e 646 dos 10 aos 19 anos).

    Na casa dos 30 anos (379) registaram-se mais 100 novos casos do que na casa dos 50 anos (279). A casa dos 40 anos, também tem mais de 300 casos (334), mas a partir dos 60 anos são menos de 200: 171 dos 60 aos 69 anos, 131 dos 70 aos 79 anos e 90 com mais de 80 anos.

  • Boletim DGS. 12 mortos acima dos 70 anos, sete óbitos em LVT

    Lisboa e Vale do Tejo é a região que regista mais óbitos (sete), seguida do Norte (cinco) e Algarve (três). Registou-se ainda um óbito no Centro, mas nenhum no Alentejo e ilhas.

    Foram registados os mesmos óbitos entre mulheres e entre homens (oito), mas com diferenças na distribuição por idades: seis mulheres e dois homens tinham mais de 80 anos e três homens e uma mulher tinham entre 70 e 79 anos.

    Ainda, dois homens e uma mulher na casa dos 50 anos e um homem na casa dos 60 anos morreram com Covid-19.

1 de 3