Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Pode seguir as novidades referentes à pandemia no liveblogue que vamos acompanhar durante o dia de hoje:

    França ultrapassa Brasil em número de novos casos diários

  • Câmara de Gaia intensifica sensibilização junto de jovens após aumento de casos

    Dado o aumento de casos entre os jovens no Norte, o munícipio de Gaia decidiu empreender uma campanha de sensibilazação dirigia a esta faixa etária, que inclui distribuição de máscaras nas escolas.

    Câmara de Gaia intensifica sensibilização junto de jovens após aumento de casos

  • Brasil atinge recorde de 14 milhões de desempregados na pandemia

    Entre o início de maio e o final de setembro, mais de 4 milhões de brasileiros perderam o emprego. Com a flexibilização das medidas contra o vírus, a pressão sobre o mercado de trabalho aumenta.

    Brasil atinge recorde de 14 milhões de desempregados na pandemia

  • Lar em Alvaiázere com 30 utentes infetados

    Dos 76 utentes, 30 estão positivos, assim como dez funcionários, de um total de 73. Os alunos de uma escola na localidade onde foram detetado dois casos serão testados na segunda-feira.

    Lar em Alvaiázere com 30 utentes infetados

  • Moçambique sem óbitos pelo terceiro dia consecutivo

    O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano anunciou hoje mais 75 infeções pelo novo coronavírus, ascendendo a um cumulativo de 10.612 casos, num boletim sem registo de mortes pelo terceiro dia consecutivo, total que se mantêm em 73.

    Do total acumulado de casos, 2.273 estão ativos, registando-se 8.262 casos recuperados (cerca de 78%).

    Tal como nos dias anteriores, a Cidade de Maputo “registou o maior número de casos (60), correspondendo a 80% do total reportado hoje em todo o país”, acrescenta o boletim.

    Desde o anúncio do primeiro caso, a 22 de março, o país testou um total de 164.361 casos suspeitos, dos quais 2.062 nas últimas 24 horas.

  • Já morreram mais de 1,1 milhões de pessoas por Covid-19 no mundo

    O número de pessoas que morreram devido à Covid-19 ultrapassou esta sexta-feira a linha dos 1,1 milhões. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, a pandemia já fez 1.101.007 vítimas mortais.

  • Presidente da Gâmbia anuncia reabertura imediata das fronteiras

    O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, anunciou esta sexta-feira a reabertura imediata das fronteiras do país, encerradas há mais de seis meses para tentar conter a propagação da Covid-19 no território.

    O encerramento das fronteiras deste país da África Ocidental, em março, afetou gravemente a economia gambiana, que a par da agricultura e das remessas por emigrantes do país, tem no turismo uma das suas principais fontes de rendimento.

    A decisão de reabrir as fronteiras, tomada após consulta junto das autoridades sanitárias, produz efeitos “imediatamente”, afirmou a presidência numa declaração citada pela agência France-Presse (AFP). Ainda assim, o Aeroporto Internacional de Banjul, na capital, não estará totalmente operacional antes de 31 de outubro devido às “obras de reconstrução” que continuam a decorrer, referiu o chefe de Estado.

    Antiga colónia britânica, independente desde 1965, a Gâmbia regista 3.644 casos oficias de Covid-19, incluindo 118 mortes.

  • Governo já investiu 69 milhões de euros nos Laboratórios Colaborativos, maioria para contratações

    Os 69 milhões de euros foram distribuídos por 26 Laboratórios Colaborativos portugueses. O valor financia os três primeiros anos de consolidação dos laboratórios e contratar técnicos.

    Governo já investiu 69 milhões de euros nos Laboratórios Colaborativos, maioria para contratações

  • Covid-19. Hospital da Figueira da Foz encerrou serviço de ortopedia devido a surto

    Foi detetado um surto no Hospital Distrital da Figueira da Foz, com 10 infetados — 5 doentes, todos internados no mesmo quarto, e 5 profissionais de saúde. Serviço de ortopedia encerrou.

    Covid-19. Hospital da Figueira da Foz encerrou serviço de ortopedia devido a surto

  • Covid-19. Farmacêutica Pfizer espera ter vacina na terceira semana de novembro

    Assim, os EUA poderão ter duas vacinas prontas até ao fim do ano, se os ensaios clínicos em curso forem bem sucedidos e se a agência dos medicamentos autorizar a sua distribuição.

    Covid-19. Farmacêutica Pfizer espera ter vacina na terceira semana de novembro

  • Madeira com seis novos casos totaliza 106 situações ativas

    A autoridade regional de saúde da Madeira anunciou que foram esta sexta-feira registados seis novos casos positivos de Covid-19, todos importados, existindo mais oito doentes recuperados e um total de 106 situações ativas no arquipélago.

    “Hoje há seis novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 310 casos confirmados de Covid-19” nesta região autónoma, refere o boletim epidemiológicos divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde da região (IAsaúde). No mesmo documento, este instituto menciona que estes são “casos importados”, sendo dois do provenientes do Reino Unido, dois da Escócia, um da Bélgica e outro da Venezuela. O instituto acrescenta que, além destes novos casos, “ainda há a reportar nove situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde” insular, decorrendo as correspondentes investigações.

    Também menciona que existem “oito novos casos recuperados”, perfazendo 204 o número das pessoas que foram dadas como curadas da infeção pelo novo coronavírus

    “Até ao dia 16 de outubro, foram contabilizadas na Madeira 1.770 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram”, destaca.

  • Angola com mais 126 infeções e seis mortes

    As autoridades angolanas anunciaram esta sexta-feira mais 126 infeções por Covid-19 no país e seis mortes, aumentando o número de óbitos para 234.

    Dos 126 novos casos, 30 foram reportados no Zaire, cinco na Huíla, três na Lunda Sul, dois em Benguela e igual número no Uíje, já Huambo, Cabinda, Cuanza Sul e Cunene tiveram um caso e Luanda conta com mais 80 infetados. As idades variam entre 3 e 68 anos, sendo 88 de sexo masculino e 38 feminino

    Nas últimas 24 horas, seis doentes, quatro homens e duas mulheres de 29, 51, 57, 60, 66 e 75 anos, todos de nacionalidade angolana, morreram. Outras 84 pessoas recuperaram, na província de Luanda.

    Angola totaliza 7.222 casos, incluindo 234 óbitos, 3.012 pacientes recuperados, e 3.976 ativos, dos quais 15 críticos e 20 graves.

  • Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal administradas na região Centro

    No total, foram administradas 18.100 vacinas na população considerada prioritária, como residentes em lares de idosos, profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados e grávidas.

    Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal administradas na região Centro

  • Covid-19. Três utentes de lar em Beja com surto internadas no hospital

    As três idosas encontram-se na “enfermaria Covid” do Hospital José Joaquim Fernandes, com um “quadro clínico estável”. O primeiro caso de Covid-19 detetado neste lar foi o de uma mulher de 89 anos.

    Covid-19. Três utentes de lar em Beja com surto internadas no hospital

  • Covid-19. Pelo menos 26,8 milhões de pessoas curadas desde início de pandemia

    Pelo menos 26.884.800 pessoas foram consideradas curadas das mais de 38.965.020 infetadas em todo o mundo com o novo Coronavírus desde a sua descoberta em dezembro na China.

    Covid-19. Pelo menos 26,8 milhões de pessoas curadas desde início de pandemia

  • Restaurante Solar dos Presuntos encerrado após deteção de três casos positivos

    O restaurante Solar dos Presuntos, localizado perto da Praça dos Restauradores, em Lisboa, encerrou hoje o seu serviço ao público após terem sido detetados três casos do novo coronavírus entre os funcionários.

    Na sua página de Facebook, o restaurante afirma “permanecerá encerrado até receber autorização da DGS para reabrir”.

    Comunicado de Imprensa O restaurante Solar dos Presuntos decidiu hoje encerrar o seu serviço ao público, devido a…

    Posted by Solar dos Presuntos on Friday, October 16, 2020

  • Covid-19. Governo confortável com qualquer decisão da AR sobre uso da aplicação

    Mariana Vieira da Silva assumiu que o executivo está “muito confortável com qualquer que venha a ser a decisão do parlamento nesta matéria”.

    Covid-19. Governo confortável com qualquer decisão da AR sobre uso da aplicação

  • Covid-19: Final da Supertaça de voleibol adiada

    A decisão vem no seguimento de um email do Sporting de Espinho, informando que “os elementos da equipa técnica e jogadores do clube terão de cumprir um isolamento profilático até 27 de outubro”.

    Covid-19: Final da Supertaça de voleibol adiada

  • Amnistia: StayAway coloca em causa liberdades fundamentais

    Para a Amnistia Internacional Portugal, a obrigatoriedade da aplicação StayAway Covid levanta várias questões, nomeadamente relacionadas com a “liberdade e privacidade dos utilizadores”.

    Amnistia: StayAway coloca em causa liberdades fundamentais

  • Dexametasona corticosteroide é a única terapêutica eficaz, diz OMS

    O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou esta sexta-feira que até agora a dexametasona corticosteroide é a única terapêutica comprovada como eficaz contra a Covid-19, para doentes com doenças graves.

    Remdesivir, interferon, hidroxicloroquina, lopinavir e ritonavir ficam de fora.

    Covid-19. Dexametasona corticosteroide é a única terapêutica eficaz, diz OMS

1 de 5