Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Obrigada por nos ter acompanhado ao longo desta segunda-feira. Este liveblog fica por aqui e pode seguir toda a atualidade sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo neste link.

  • Brasil com 786 mortos e 29.916 casos nas últimas 24 horas

    O Brasil somou 786 mortos e 29.916 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o executivo brasileiro, dando conta de uma taxa de letalidade da doença de 2,8%.

    No total, a nação sul-americana, com 212 milhões de habitantes, totaliza 436.537 óbitos e 15.657.391 infeções desde o início da pandemia no país, cujo primeiro caso foi detetado em São Paulo, em fevereiro do ano passado.

    De acordo com o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da Covid-19 no país subiu hoje para 208 mortes e 7.451 casos por 100 mil habitantes.

    O foco da pandemia no país continua a ser São Paulo, que concentra 3.096.845 casos de infeção e 104.295 vítimas mortais.

  • Reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicam”

    As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido “mais do que duplicaram” desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado.

    “De 7 a 11 de maio, o volume de reservas para voos da TAP entre os dois países mais do que duplicou, em vendas no site da companhia, face ao mesmo período da semana anterior (30 de abril a 4 de maio) imediatamente anterior à inclusão de Portugal na “green list” [lista verde]”, indicou a TAP, salientando que “o crescimento no número de reservas foi de 131%”.

    “Para dar resposta ao aumento de procura, também potenciado por uma campanha promocional do destino Portugal a que a TAP deu início no mercado inglês, com o claim Unlock Portugal, a companhia aérea nacional vai aumentar consideravelmente a sua oferta de voos entre os dois países no próximo mês”, indicou a transportadora, na mesma nota.

    Assim, “em junho, entre Lisboa e Londres/Heathrow, a TAP aumenta dos atuais 10 voos por semana, para 19 voos semanais”, sendo que a transportadora “vai ainda retomar a rota entre a capital portuguesa e o aeroporto londrino de Gatwick, com voos cinco vezes por semana”.

  • Final da Taça de Portugal não terá público

    O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, disse, esta segunda-feira, que a final Taça de Portugal de futebol entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada domingo em Coimbra, não terá público.

    João Paulo Rebelo disse que o Governo não coloca a hipótese de permitir a presença de público na final a ter lugar em Coimbra, como uma espécie de teste-piloto, à semelhança do que fez para a última jornada do campeonato, decisão que a Liga de clubes declinou em nome da equidade entre os clubes.

    Não, neste momento, não [o Governo não coloca essa hipótese]. O Governo deu uma hipótese para que acontecessem um conjunto de testes-piloto neste final de época para simbolizarmos que a próxima se inicie com público nos estádios. A ideia de haver público na última jornada passava por ser só do clube visitado, o que seria manifestamente impossível de acontecer na final da Taça”, afirmou, à margem da apresentação do Livro do Centenário – História do Sporting Clube de Braga.

    João Paulo Rebelo disse que esse é um cenário que não coloca nesta altura e, questionado se se pode vir a colocar, respondeu que “não haverá condições para que isso aconteça”. “Até porque fomos muito claros na abertura dada: era à I Liga, na última jornada e não se falou em nada da final da Taça de Portugal”, disse.

    Questionado sobre a presença de público na final da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão, no Porto, entre o Manchester City e o Chelsea, o governante notou que esse era “um requisito” para que o jogo viesse para Portugal.

    “São circunstâncias muito distintas. Quando forem conhecidas as condições em que esses adeptos se vão deslocar ao nosso país, toda a gente vai perceber bem as medidas absolutamente extraordinárias que vão ser tomadas. Esse era um requisito da UEFA, estava em cima da mesa organizar ou não mediante a possibilidade de ter público e o Governo tomou uma opção”, explicou.

  • UE. Johnson & Johnson entregou menos de 10% das vacinas previstas para este trimestre

    A Johnson & Johnson só vai entregar metade das doses que se previa que entregasse esta semana aos países da União Europeia, noticiou a Reuters, citando fonte da UE.

    A farmacêutica tinha-se comprometido a entregar 55 milhões de doses da vacina de toma única durante o segundo trimestre, mas até ao momento só entregou cinco milhões, menos de 10% do total previsto.

    Apesar dos atrasos, a empresa diz que quer manter o compromisso de entregar 55 milhões de dose até ao final de junho e 200 milhões até ao final do ano.

  • Inquérito serológico reforça a necessidade de vacinação de quem já esteve infetado

    Os resultados do levantamento que incluiu 8.463 indivíduos, com idades entre 1 e 79 anos, mostraram a necessidade de vacinar as pessoas que já estiveram infetadas por haver indícios de redução do número de anticorpos três meses depois da infeção.

    Também de acordo com os dados da segunda fase do Inquérito Serológico Nacional, as populações das regiões do Algarve, Açores e Madeira, assim como o grupo etário dos 70 aos 79 anos, eram, até 31 de março, aqueles que apresentavam uma menor prevalência de anticorpos contra o SARS-CoV-2 no sangue.

    O estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) revelou ainda que as pessoas com menos de 20 anos não parecem ter menor risco de infeção do que os adultos, “tendo em conta a ausência de diferenças na seroprevalência contra SARS-CoV-2 entre crianças, jovens e jovens adultos”.

    Inquérito serológico: anticorpos de quem já teve Covid-19 baixam ao fim de três meses. Vacinação é recomendada

  • Madeira regista nove novos casos e 21 recuperados nas últimas 24 horas

    As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram nove novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 21 recuperados nas últimas 24 horas, existindo 240 situações ativas, informou hoje o Governo Regional.

    O boletim epidemiológico sobre a pandemia da covid-19 divulgado pela Direção Regional de Saúde (DRS) indica que dos novos infetados, oito são casos de transmissão local, associados a contactos positivos, e um é importado da região de Lisboa e Vale do Tejo.

    No documento, é também indicado que a região tem à data de hoje “240 casos ativos, dos quais 18 são casos importados e 222 são de transmissão local”, que estão a cumprir isolamento.

  • Itália soma 3.455 novos casos e começa a preparar fim do recolher noturno

    A Itália registou 3.455 novos casos da doença Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades italianas, numa altura em que o país continua a aliviar as restrições e prepara, para junho, o fim do recolher noturno obrigatório.

    Com o registo destes novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.162.576 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

    O país somou 140 óbitos nas últimas 24 horas, elevando para 124.296 o número total de mortes atribuídas à doença Covid-19 no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, de acordo com a mesma fonte.

    Perante o avanço da campanha de vacinação, a redução de novas infeções e a diminuição da pressão sobre as unidades hospitalares, o governo italiano continua a aliviar as restrições ainda em vigor no país e anunciou que irá acabar com o recolher noturno obrigatório já no próximo dia 21 de junho.

  • Espanha regista 11.061 novos casos e 93 mortes desde sexta-feira

    A Espanha registou 11.061 novos casos de Covid-19 nos últimos três dias, elevando para 3.615.860 o total de infetados até agora, continuando o número de contágios a descer, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

    Os serviços sanitários também notificaram mais 93 mortes atribuídas à pandemia durante o fim de semana, passando o total de óbitos para 79.432.

    A incidência acumulada (contágios) continua a baixar, passando de 162 (na sexta-feira) para 152 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

    As comunidades autónomas com os níveis mais elevados são as do País Basco (295), Madrid (239), Aragão (221) e Navarra (196).

  • Porto de Leixões preparado para receber navios de cruzeiro

    O porto de Leixões, em Matosinhos, está preparado para voltar a receber navios de cruzeiro, cumprindo as normas impostas pelas autoridades de saúde no âmbito do combate à Covid-19, anunciou hoje a administração portuária.

    “Após mais de um ano sem poder receber navios de cruzeiro, o Porto de Leixões encontra-se já preparado para a retoma da atividade que espera intensa nos próximos anos, em articulação com as autoridades de saúde”, diz em comunicado a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

    Relativamente ao porto de Leixões, no distrito do Porto, a APDL recorda as normas gerais de acordo com as quais, no âmbito do processo de levantamento gradual das restrições impostas para travar a Covid-19, “a partir das 00h00 horas desta segunda-feira e até às 23h59 horas de 30 de maio, é permitido o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental”.

  • Presidente do Brasil critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de idiotas, em conversa com seus apoiantes hoje, em Brasília.

    “O agro [negócio] realmente não parou. Tem uns idiotas aí, o fique em casa. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome”, disse Bolsonaro.

    “E daí ficam reclamando de tudo. Agora, quem tem salário fixo ou tem uma gorda aposentadoria [pensão por reforma], aí pode ficar em casa a vida toda, sem problema nenhum”, acrescentou.

    Jair Bolsonaro é um crítico das medidas restritivas determinadas por autoridades locais no Brasil por acreditar que atrapalham a economia do país.

  • Reino Unido desconfina com “cautela” devido a variante

    O Reino Unido registou a morte de cinco pessoas e 1.979 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os últimos dados do Governo britânico, que hoje aliviou “cautelosamente” várias restrições em Inglaterra.

    De acordo com a terceira etapa do plano de desconfinamento em Inglaterra, a partir de hoje, as pessoas podem comer no interior de restaurantes ou beber uma cerveja num pub, em vez de ficarem limitadas às esplanadas como até agora, e visitar familiares ou amigos dentro de casa e abraçá-los.

    Viagens ao estrangeiro também estão autorizadas para motivos não necessários, como ir de férias. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estão a seguir caminhos de reabertura semelhantes, mas ligeiramente diferentes.

    Mas o ministro da Saúde, Matt Hancock, admitiu que a variante B1.617.2, descoberta primeiro na Índia, está a multiplicar-se rapidamente, com a maioria dos casos a serem registados no norte de Inglaterra.

  • Duas escolas encerradas em Vendas Novas devido a quatro casos ativos

    Duas escolas em Vendas Novas, no distrito de Évora, encontram-se encerradas, depois de uma funcionária e três alunos terem sido infetados pela Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

    De acordo com a mesma fonte, encontra-se encerrada uma escola do primeiro ciclo, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, após três alunos terem testado positivo, estando desta forma todos os estudantes “em quarentena até ao dia 24”.

    A mesma fonte indicou que está também encerrado o Colégio Laura Vicunha, estabelecimento de ensino particular, após uma funcionária ter testado positivo.

    “Da testagem efetuada a professores e alunos todos deram negativo, mas vão ficar em quarentena até sexta-feira”, indicou.

  • Situação em diversos países “é ainda muito preocupante”, afirma OMS

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que “a situação em diversos países é ainda muito preocupante”, apesar da redução de casos de Covid-19 pela segunda semana consecutiva.

    Tedros Adhanom Ghebreyesus falava na habitual videoconferência de imprensa sobre a pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

    Segundo o dirigente da OMS, há países que “tiveram bons resultados” a conter os contágios e que “estão com um aumento dramático de casos de infeções e mortes”.

    A situação em diversos países é ainda muito preocupante”, afirmou, reiterando que a pandemia “não vai acabar em nenhum lugar até que termine em todos os lugares”.

  • Moçambique regista mais dois óbitos e 21 novos casos

    Moçambique registou mais dois óbitos por Covid-19, elevando o total para 828 mortes, e 21 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde num boletim diário de atualização de dados.

    Segundo o documento, as vítimas mortais são dois homens moçambicanos com 64 e 71 anos, cujos óbitos foram declarados no domingo.

    Moçambique tem um total acumulado de 828 mortes, 70.463 casos, dos quais 97% recuperados e 23 internados.

  • Viajar para a Turquia e daí para a Rússia para apanhar a vacina Sputnik V? E do México para Miami? As viagens para se ser vacinado

    Fazer férias e ao mesmo tempo ser vacinado contra a Covid-19. Agências de viagens, na Europa e na América Latina, oferecem pacotes para a Rússia e EUA com tudo incluído.

    Viajar para a Turquia e daí para a Rússia para apanhar a vacina Sputnik V? E do México para Miami? As viagens para se ser vacinado

  • OMS alerta para défice de 190 milhões de doses de vacinas para Covax

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um défice de 190 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, até ao fim de junho, para o mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, codirigido pela OMS.

    O alerta foi deixado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular sobre a pandemia da Covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

    Segundo o dirigente da OMS, o Covax entregou à data 65 milhões de doses a 124 países, mas tem até ao fim de junho um défice de 190 milhões de doses.

    Tedros Adhanom Ghebreyesus voltou a pedir aos países ricos que doem ao Covax doses compradas em excesso e que os fabricantes “honrem os seus compromissos” e “façam entregas” de vacinas “o mais rápido possível”, estabelecendo inclusive acordos com empresas fabris que possam acelerar a sua produção. “Precisamos de vacinas agora!”, frisou.

  • INSA. 15% da população em Portugal tem anticorpos contra o coronavírus

    Cerca de 15% da população residente em Portugal tem anticorpos específicos contra o coronavírus SARS-CoV-2, segundo os mais recentes dados do inquérito serológico nacional, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e apresentado esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

    O secretário de Estado da Saúde acrescentou que as pessoas com um esquema vacinal completo (duas doses, nas vacinas de duas tomas) “tem uma elevada proporção de anticorpos”, que é maior do que nas pessoas que só tomaram uma dose ou que estiveram infetadas.

    “Existe uma diferença menor entre a seroprevalência estimada e a incidência Covid-19, o que reflete o aumento da capacidade de diagnóstico de Covid-19 no nosso país”, disse Lacerda Sales em conferência de imprensa.

  • Festas de Matosinhos com programa alternativo face à pandemia

    A romaria do Senhor de Matosinhos realiza-se este ano, a partir de sexta-feira, em formato misto, com iniciativas presenciais e ‘online’, “respeitando as normas” exigíveis face à Covid-19, informou hoje a Câmara Municipal.

    “Sensível ao simbolismo, fé e devoção que o Senhor de Matosinhos mobiliza, a Câmara Municipal decidiu apresentar um programa diferente, adaptado às atuais circunstâncias e respeitando as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde”, face à Covid-19, afirma a autarquia, em nota divulgada na sua conta da rede social Facebook.

    A festividade do Senhor de Matosinhos realiza-se há 700 anos e em circunstâncias habituais reuniria “cerca de dois milhões de visitantes”, segundo cálculos do município.

    À semelhança do ano passado, a tradicional romaria do Senhor de Matosinhos não se irá realizar devido à pandemia.

  • Madeira retomou a vacinação com as caixas de vacinas que não tinham sido afetadas

    A Madeira já retomou a campanha de vacinação, avançou a TVI24. Esta manhã a administração de vacinas foi suspensa, depois de ter sido identificado um problema no transporte.

    O secretário Regional da Saúde da Madeira informou que as três caixas que não têm qualquer tipo de dano podem ser usadas, segundo indicação da farmacêutica Pfizer, produtora das vacinas e responsável pelo transporte.

    As outras duas caixas “continuam em standby“, conforme conselho da Pfizer, que está a analisar a integridade das vacinas. As embalagens tinham humidade e a pega das caixas amoleceu, informou o secretário Regional da Saúde, que espera que as vacinas se mantenham viáveis porque as temperaturas se mantiveram dentro do padrão exigido.

1 de 3