Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Este liveblog, referente às notícias da Covid-19 no dia 7 de dezembro de 2020, fica por aqui. Para acompanhar as notícias desta terça-feira, 8 de dezembro de 2020, siga-nos aqui:

    Mulher britânica de 90 anos é a primeira vacinada contra a Covid-19 da Pfizer

  • Covid-19. Governo do Brasil destina 9,5 milhões de euros para refrigeração de vacinas

    A distribuição do valor para a compra de equipamentos de refrigeração varia conforme a população, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os estados que receberão as quantias mais elevadas.

    Covid-19. Governo do Brasil destina 9,5 milhões de euros para refrigeração de vacinas

  • Covid-19. Médicos Sem Fronteiras instam farmacêuticas a partilhar dados da vacina

    A organização humanitária internacional defendeu que deve ser aumentada a cooperação para que “tantas empresas quanto possível” possam produzir vacinas “fundamentais para salvar vidas”.

    Covid-19. Médicos Sem Fronteiras instam farmacêuticas a partilhar dados da vacina

  • Covid-19. Lar da Misericórdia de Alcanede em Santarém com 22 casos

    Além dos 22 casos no lar da Misericórdia de Alcanede, o lar da Misericórdia de Pernes tem ainda 25 casos ativos. Santarém tem 185 casos ativos e registou 39 óbitos.

    Covid-19. Lar da Misericórdia de Alcanede em Santarém com 22 casos

  • OMS aconselha a evitar abraços a familiares durante a quadra natalícia

    OMS justifica o afastamento entre pessoas próximas com os “chocantes” números de casos de Covid-19 e de mortos. Maioria dos contágios acontecem entre pessoas que tendem a passar muito tempo juntas.

    OMS aconselha a evitar abraços a familiares durante a quadra natalícia

  • Madeira com 257 infeções ativas e 17 doentes hospitalizados

    A Madeira assinalou esta segunda-feira 29 casos de Covid-19, 14 recuperações e 143 situações suspeitas, totalizando agora 257 infeções ativas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que 17 pessoas estão hospitalizadas, três delas nos cuidados intensivos.

    Dos novos casos reportados, um é oriundo da Roménia e 28 são de transmissão local, entre os quais estão sete crianças que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Câmara de Lobos, Funchal e Machico, onde os planos de contingência foram ativados.

    A Direção Regional de Saúde refere também três profissionais das forças de segurança e militares infetados.

    “Hoje há mais 14 casos recuperados a reportar e região passa a contabilizar 662 casos recuperados de Covid-19”, sublinha, indicando que assinalou dois óbitos desde o início da pandemia.

    No total, estão ativos 257 casos, dos quais 47 são importados e 210 de transmissão local.

    “Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 22 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 218 em alojamento próprio e 17 pessoas encontram-se hoje internadas: 14 na unidade polivalente e três na unidade de cuidados intensivos dedicada à Covid-19 [no Hospital Central do Funchal]”, esclarece a Direção Regional de Saúde.

    A autoridade regional assinala, também, que entre os internados conta-se um doente identificado no contexto de um segundo teste de rastreio intra-hospitalar.

    No total, há 143 novas situações em estudo pelas autoridades de saúde, oito provenientes da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira e 135 relacionadas com contactos com positivos.

    Em relação à vigilância ativa de contactos, 1.377 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e 7.949 viajantes estão monitorizados através da aplicação ‘MadeiraSafe’.

    No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 114.438 colheitas para teste realizadas até às 18h30 desta segunda-feira.

  • Covid-19. Faixa de Gaza recebe ‘kits’ de testes da Organização Mundial da Saúde e retoma rastreios

    A OMS deu cerca de 19.500 testes, mas alertou que esta operação “a longo prazo é insustentável”. A Faixa de Gaza tem atualmente mais de 10.500 casos ativos, dos quais 350 doentes estão internados.

    Covid-19. Faixa de Gaza recebe ‘kits’ de testes da Organização Mundial da Saúde e retoma rastreios

  • Polícia belga interrompe nova festa de sexo em pleno confinamento

    A polícia belga interrompeu, na passada sexta-feira, uma festa de sexo ilegal na cidade de Paal, na zona leste do país, que se encontra em confinamento até ao dia 13 de dezembro.

    Segundo o jornal DH e a RTL, a polícia foi alertada, pelas 21h30 locais (menos uma hora em Lisboa), de que estava a decorrer uma festa ilegal, mas só se aperceberam do que se tratava quando chegaram ao local, olharam pela janela e viram vários homens e mulheres com pouca roupa.

    As autoridades ainda tentaram tocar à campainha, na esperança de que os participantes da festa abrissem a porta, mas tiveram de esperar pelos bombeiros para forçar a entrada.

    Na habitação estavam 10 pessoas, sendo que uma delas tentou esconder-se da polícia dentro de um armário. Todas foram multadas em 250 euros e uma mulher foi detida provisoriamente por se recusar a cooperar com a polícia.

    Polícia de Bruxelas interrompe festa de sexo em confinamento. Entre os presentes estava um eurodeputado que se demitiu

    Já na semana passada a polícia belga tinha interrompido uma festa de sexo. Entre os participantes estavam vários diplomatas e o eurodeputado húngaro Jozsef Szajer, que entretanto se demitiu do cargo.

  • Covid-19. Autarcas elogiam responsabilidade da população de Rabo de Peixe

    Operação de testagem à população de Rabo de Peixe detetou 119 casos positivos de Covid-19. Nos “próximos dias” serão testadas entre “1500 a 2000” pessoas, indicou o autarca de Ribeira Grande.

    Covid-19. Autarcas elogiam responsabilidade da população de Rabo de Peixe

  • Covid-19. Câmara de Gaia atribui 654 computadores portáteis a professores do 1.º ciclo e educadores

    Medida prevê investimento de cerca de 490 mil euros. Computadores vão ser distribuídos por professores do 1.º ciclo e educadores porque são os níveis de ensino da responsabilidade da autarquia.

    Covid-19. Câmara de Gaia atribui 654 computadores portáteis a professores do 1.º ciclo e educadores

  • Covid-19. OMS defende a não obrigatoriedade das vacinas

    Especialistas da Organização Mundial de Saúde garantem segurança das vacinas e apelam à persuasão. “Muitas pessoas irão perceber” que ser vacinado é “ato de responsabilidade”

    Covid-19. OMS defende a não obrigatoriedade das vacinas

  • Covid-19. Oposição diz que Câmara do Porto devia ter ido mais longe no apoio ao comércio

    Programa de incentivo vai permitir apoiar 1.625 estabelecimentos, diz Rui Moreira. Distribuição de vales de desconto deverá começar segunda-feira. Restauração não está abrangida pela medida.

    Covid-19. Oposição diz que Câmara do Porto devia ter ido mais longe no apoio ao comércio

  • Surto em lar da Misericórdia de Coruche provocou 17 mortes

    O surto da Covid-19 no lar da Misericórdia de Coruche, que chegou a ter 95 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, provocou a morte a 17 idosos, estando agora praticamente resolvido, disse hoje o presidente do município.

    Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche (no distrito de Santarém), afirmou que apenas permanecem “dois ou três utentes e cinco funcionárias” infetados com o novo coronavírus, tendo recuperado da doença a quase totalidade dos idosos e dos cerca de 40 funcionários que tiveram de ficar em isolamento.

    O surto no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche, que teve início no final de outubro, acabou por provocar a morte a 17 idosos, pessoas que tinham outras morbilidades, fazendo com que o número de óbitos no concelho devido à Covid-19 seja atualmente de 23, disse.

    O concelho de Coruche tem hoje ativos 20 casos da Covid-19, sublinhando o autarca que, na quarta-feira, irá passar da lista de concelhos de risco muito elevado para risco moderado.

  • Covid-19. Dezembro vazio no antes lotado Parque Biológico de Vinhais

    O diretor do parque, Miguel Fernandes, afirmou que nos anos anteriores, no início de dezembro, já tinham as reservas fechadas até depois do ano novo, enquanto este ano andam na ordem dos 50%.

    Covid-19. Dezembro vazio no antes lotado Parque Biológico de Vinhais

  • Covid-19. Estado mais populoso do Brasil anuncia vacinação a partir de 25 de janeiro

    O governo de São Paulo informou que disponibilizará a outros estados do Brasil quatro milhões de doses da ‘CoronaVac’ a partir do dia 25 de janeiro e será executada em 10 mil postos de vacinação.

    Covid-19. Estado mais populoso do Brasil anuncia vacinação a partir de 25 de janeiro

  • Covid-19. Hospital de Ovar com cirurgias ao sábado para recuperar atrasos

    A unidade de saúde afirma que medida visa assegurar mais produção cirúrgica em especialidades como urologia, ortopedia ou oftalmologia, que na unidade foram das mais prejudicadas.

    Covid-19. Hospital de Ovar com cirurgias ao sábado para recuperar atrasos

  • Açores prolongam calamidade pública em cinco ilhas até 23 de dezembro

    O governo dos Açores decidiu prolongar até o dia 23 de dezembro o estado de calamidade pública, o nível mais alto dos três níveis de intervenção, em cinco ilhas, devido à Covid-19.

    Açores prolongam calamidade pública em cinco ilhas até 23 de dezembro

  • Canadá recebe as primeiras doses da vacina da Pfizer ainda este ano

    O Canadá deverá receber as primeiras doses da vacina da Pfizer ainda este ano.

    “Após negociações bem-sucedidas, o Canadá irá receber até 249 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 em dezembro de 2020”, lê-se num comunicado do governo, citado pela Reuters, que esclarece que estas doses estão dependentes da aprovação da vacina por parte das autoridades de saúde.

    Os reguladores canadianos deverão aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech ainda esta semana.

    O governo adiantou ainda que deverá receber seis milhões de doses da vacina durante o primeiro trimestre de 2021, que servirá para imunizar três milhões de pessoas.

  • Concelho a concelho: mapa com os casos por 100 mil habitantes

    35 concelhos com mais de 960 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes acumulados num período de 14 dias, a categoria mais alta segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

    A maior subida, no entanto, aconteceu em Marvão, subiu três níveis de risco durante o último estado de emergência, de moderado a extremamente elevado, segundo a classificação do Governo. No dia 19 de novembro, o concelho apresentava 133 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, contra os 1.398 registados no dia 2 de dezembro — são 10 vezes mais novos casos no acumulado de 14 dias.

    Há cinco concelhos que apresentaram as maiores descidas em número de novos casos por 100 mil habitantes (a 14 dias) em duas semanas consecutivas: Celorico da Beira, Lousada, Manteigas, Paços de Ferreira e Vizela.

    Marvão foi o que mais subiu e Freixo de Espada à Cinta o que mais desceu. Veja o mapa dos novos casos de infeção

  • França “está longe” dos números que permitem desconfinamento a 15 de dezembro

    O diretor-geral da Saúde reiterou, em conferência de imprensa, que o número de contaminações diárias não baixa. Reduzir os 10 mil casos diários é a prioridade para que as medidas sejam alteradas.

    França “está longe” dos números que permitem desconfinamento a 15 de dezembro

1 de 3