Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog sobre o desenvolvimento do novo coronavírus em Portugal e no Mundo fica por aqui. Acompanhe as mais recentes novidades aqui. Obrigado e boas leituras!

  • Covid-19. Identificado mecanismo de infeção que pode levar a perda de olfato

    Um estudo revelou a presença de níveis muito elevados da enzima ACE-2 na zona do nariz responsável pelo olfato e acredita-se que essa enzima é o “ponto de entrada” do novo coronavírus nas células.

    Covid-19. Identificado mecanismo de infeção que pode levar a perda de olfato

  • Vacina da BCG associada a diminuição da gravidade da doença Covid-19

    A vacinação contra a tuberculose, conhecida como BCG, parece “contribuir para atenuar a propagação e severidade da pandemia de Covid-19”, sobretudo entre aqueles que tomaram a vacina à menos tempo — ou seja, os mais jovens —, concluiu um estudo conduzido por uma equipa israelita que analisou os dados de 55 países.

    A vacina da BCG é conhecida por estimular a resposta inata do sistema imunitário: uma resposta não específica contra um determinado vírus ou bactéria, mas que pode ajudar a combater uma infeção e a diminuir a gravidade da doença.

    Falta agora perceber, com os ensaios clínicos que estão a ser realizados, se um programa de vacinação com a BCG pode ser eficaz para reduzir a incidência e/ou gravidade da infeção com o novo coronavírus.

    Novos estudos reforçam ideia de que vacina BCG pode evitar sintomas graves de Covid-19

  • Mais 1.352 mortos e 47.784 infetados no Brasil em 24 horas

    O Brasil registou 1.352 mortos e 47.784 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o executivo do país, acrescentando que investiga a possível relação de 3.376 óbitos com a doença.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil totaliza agora 109.888 vítimas mortais e 3.407.354 casos de infeção desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro, quando o primeiro doente foi diagnosticado.

    O governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, também confirmou que 2.554.179 pessoas infetadas já são consideradas recuperadas da doença, sendo o segundo país do mundo com maior número de recuperados.

    O Brasil tem agora uma incidência de 52,3 óbitos e 1.621,4 casos da doença por cada 100 mil habitantes, quando a taxa de letalidade se encontra fixada em 3,2%.

    São Paulo é o estado mais afetado pela pandemia, com 711.530 pacientes infetados e 27.315 vítimas mortais, sendo seguido pela Bahia, que totaliza 221.041 casos confirmados e 4.542 mortos, e pelo Rio de Janeiro, que soma oficialmente 199.480 diagnosticados com o novo coronavírus e 14.728 óbitos.

    O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e o segundo mais atingido no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos da América.

  • França regista 17 mortos nas últimas 24 horas

    A França registou mais 17 mortes nas últimas 24 horas em consequência da Covid-19, elevando o total de óbitos para 30.451, anunciou hoje a Direção Geral da Saúde francesa.

    Após um aumento reduzido do número de casos na segunda-feira (493 casos), as autoridades francesas anunciaram que hoje há 2.238 novos casos confirmados.

    No total, a França tem 221.267 casos, com os números diários a voltarem aos registados durante o confinamento.

    Atualmente há 273 focos de contaminação ativos no país, com 27 novos focos a serem registados desde segunda-feira. Há ainda 28 departamentos em todo o território francês classificados como estando em situação vulnerável moderada a elevada, dando conta da continuação da propagação do vírus.

    A taxa de positividade dos testes feitos no país é agora de 3%, um número que continua em alta no país.

  • Angola anuncia mais 31 casos e atinge 90 mortes

    Angola registou mais 31 infeções pelo novo coronavírus e dois óbitos, somando 90 mortes por Covid-19, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Entre os novos casos um foi identificado no Lubango, província da Huíla, importado de Luanda, e os restantes nesta província, sendo 24 do sexo feminino e sete do sexo masculino.

    Dois angolanos, de 47 e 76 anos, morreram, tendo sido dadas como recuperadas outras 35 pessoas nas últimas 24 horas. A nível laboratorial, foram processadas 774 amostras.

    Franco Mufinda assinalou que foi também iniciada a descentralização da quarentena, o que permitiu a 266 passageiros que estavam retidos em Portugal, e regressaram num voo da transportadora aérea angolana TAAG, beneficiarem de quarentena domiciliar.

    Angola regista 1.966 casos de Covid-19, dos quais 90 óbitos, 757 recuperados e 1.209 ativos, dos quais quatro em situação crítica e 19 graves.

  • Pescadores de Vila do Conde testam negativo mas ficam em quarentena

    Os testes de despiste à Covid-19 feitos segunda-feira aos 31 pescadores de Vila do Conde deram todos resultados negativos, confirmou hoje o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

    Entre as três dezenas de pescadores testados, cerca de 20 eram tripulantes de uma embarcação de um outro pescador, também vila-condense, que está infetado com o novo coronavírus, forçando que todos eles tenham de cumprir uma quarentena de 14 dias em casa.

    “Os testes que fizemos ontem [segunda-feira] na sede da associação deram todos resultados negativos. Achamos que esses homens podiam voltar a trabalhar, mas o Delegado de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde não os deixa e refugia-se na lei para essa decisão”, disse José Festas à agência Lusa.

    Mesmo inconformado com a decisão das Autoridades de Saúde, o líder da associação garantiu que a mesma “será cumprida” e que a embarcação “ficará parada nos próximos dias”, apesar de apontar para “as dificuldades que estes pescadores vão passar por não poderem ir trabalhar”.

  • Autoridade de Saúde dos Açores diz que organização de tourada não cumpriu orientações

    A Autoridade de Saúde Regional dos Açores acusa a organização de uma tourada na ilha Terceira de não ter cumprido as orientações emanadas, devido à Covid-19, mas o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande refuta as acusações.

    Em causa está um espetáculo tauromáquico realizado no passado sábado na Praça de Toiros da Ilha Terceira, organizado pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, em que terão participado mais de 2.000 pessoas.

    Autoridade de Saúde dos Açores diz que organização de tourada não cumpriu orientações

  • Barreiro quer prolongar horário dos estabelecimentos comerciais até às 22h

    A Câmara do Barreiro pretende prolongar até às 22h o horário dos estabelecimentos comerciais do concelho, no distrito de Setúbal, estando a aguardar o parecer positivo da autoridade de saúde, anunciou hoje a autarquia.

    Fizemos uma proposta para passar o fecho [dos estabelecimentos comerciais] das 20h para as 22h e já temos o parecer positivo das forças de segurança, da PSP e GNR”, adiantou à Lusa o presidente daquela autarquia, Frederico Rosa (PS).

    No entanto, explicou, o município ainda carece de um parecer da autoridade de saúde, que é “vinculativo”, para que a medida possa entrar em vigor.

    Segundo o autarca, também está a ser equacionada a “possibilidade de antecipar um pouco a abertura”, que neste momento só pode acontecer às 10h.

    Com exceção da restauração, que tem um regime especial para funcionar até mais tarde, a medida será aplicada de forma “generalizada” a todos os estabelecimentos comerciais do concelho “que estavam na malha das 20h” e não será necessário efetuar um pedido ao município, indicou.

  • Líbano impõe novo confinamento após acentuado aumento dos casos

    As autoridades libanesas decretaram mais duas semanas de confinamento no país, a partir de sexta-feira e até 7 de setembro, após um aumento acentuado do número de casos de infeção pelo novo coronavírus.

    Será também imposto o recolher obrigatório diário das 18h00 às 06:00, anunciou esta terça-feira o Ministério do Interior, que anunciou um total de 9.758 casos e 107 mortes nas últimas 24 horas.

    O Aeroporto Internacional de Beirute funcionará normalmente e as zonas afetadas pelas explosões de 04 de agosto no porto de Beirute serão excluídas das restrições, de acordo com a mesma fonte.

    O trabalho de limpeza, reconstrução e assistência à população poderá continuar nas áreas devastadas.

    Durante este período, os ministérios e instituições públicas vão permanecer abertos, com metade dos funcionários públicos, de acordo com o Ministério do Interior.

    Nas últimas duas semanas o Líbano registou números recorde de contágios, incluindo um novo pico na segunda-feira, com 456 casos e duas mortes.

    O Ministro da Saúde, Hamad Hassan, advertiu que os hospitais de Beirute estão agora sobrecarregados com doentes de Covid-19 e um grande número de feridos na explosão no porto. O país está “à beira do abismo”, disse o governante.

    Em finais de julho as autoridades libanesas tinham anunciado um reconfinamento temporário em duas fases, mas a segunda fase acabou por ser anulada devido à explosão que matou pelo menos 180 pessoas e feriu mais de 6.500.

    A catástrofe veio juntar-se a uma crise económica sem precedentes, amplificada pelo novo coronavírus, que já tinha deixado em dificuldades os hospitais no país de mais de quatro milhões de habitantes.

  • Madeira regista dois novos casos positivos e mais um doente recuperado

    A Madeira regista hoje dois novos casos positivos de Covid-19 e mais um doente recuperado, passando a região a contabilizar 29 infeções ativas, informou a autoridade regional de saúde.

    “Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 135 casos confirmados de Covid-19”, informa o boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).

    Na mesma nota, esta entidade refere existir “um novo caso recuperado, passando a região a contabilizar um total de 106 casos recuperados e 29 os casos de infeção ativos”.

    Sobre os casos positivos, adianta que 28 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, sendo um de transmissão local.

    Nas últimas 24 horas, foi ainda identificada uma situação que se encontra em análise pelas autoridades de saúde”, complementa.

    O IASAÚDE indica ser o caso de um viajante que foi detetado na operação de rastreio implementada no aeroporto da ilha, estando em curso a investigação epidemiológica através da realização de análises laboratoriais.

    Também indica que, dos casos positivos, 23 estão em situação de isolamento numa unidade hoteleira e outros três estão em alojamento próprio.

    Duas pessoas estão hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à Covid-19 e uma permanece na Unidade de Cuidados Intensivos no hospital do Funchal.

  • Câmara de Montemor-o-Novo ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

    A Câmara de Montemor-o-Novo ativou o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de Covid-19 que na segunda-feira registava 25 casos ativos naquele concelho do distrito de Évora, informou esta terça-feira a autarquia alentejana.

    O PME foi ativado por deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, reunida na segunda-feira, encontrando-se em vigor desde as 00h00 de hoje e até às 23h59 de 31 de agosto, de acordo com um comunicado enviado hoje à agência Lusa.

    Considerando “o surto de covid-19 registado no concelho vizinho de Mora e que, entretanto, se estendeu ao concelho de Montemor-o-Novo”, assim como “o impacto deste surto no concelho” e a “preocupação com o impacto da Covid-19 nos grupos de risco, nomeadamente os utentes das Estruturas Residenciais para Idosos, determino a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil a partir das 00:00 de 18 de agosto de 2020”, lê-se no comunicado assinado pela presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino (CDU).

    “A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, conclui o documento com a data de 17 de agosto.

    O surto de Covid-19 de Montemor-o-Novo foi divulgado na segunda-feira pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, que referiu que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora, que contabiliza 46 casos ativos de acordo com a última atualização das autoridades locais.

  • Mais 50 infetados nas últimas 24 horas em Cabo Verde

    Cabo Verde registou mais 50 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado desde 19 de março a 3.253 casos da doença, revelou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram desde segunda-feira 308 amostras, das quais 40 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.

    Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Ribeira Grande (5), Santa Catarina (1) e São Domingos (1).

    Foram igualmente confirmados três novos casos da doença na ilha do Sal, o segundo principal foco de transmissão no arquipélago, depois do concelho da Praia.

    Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 54 casos.

    Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.253 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com Covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas.

    Desse total, 825 casos permanecem ativos, 36 morreram e 2.390 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

  • Morreram três idosos e 48 casos continuam ativos em lar no Barreiro

    Três idosos do Lar São José, no Barreiro, morreram após um foco de Covid-19, que continua a manifestar-se em 48 pessoas da instituição, informou esta terça-feira a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Segundo a mesma fonte, numa nota escrita enviada à agência Lusa, a doença continua ativa em 35 residentes e em 13 profissionais do lar, que se localiza no distrito de Setúbal.

    Do número de idosos infetados, seis estão internados e 29 permanecem no lar, mas há a lamentar a morte de três utentes que tinham testado positivo, indicou. Já entre os profissionais, a doença continua ativa em 13 pessoas e “há um caso curado”, acrescentou.

    Covid-19. Morreram três idosos e 48 casos continuam ativos em lar no Barreiro

  • Espanha regista 2.128 novos casos em 24h

    O Ministério da Saúde espanhol identificou hoje 2.128 novos casos de Covid-19. Espanha é agora o país europeu com mais casos em 100 mil habitantes (132,2) nos últimos 14 dias, seguindo-se o Luxemburgo (98,6), afirma o El Mundo.

    A maioria dos casos foram identificados nas comunidades de Madrid (704), Aragão (374), no País Basco (282) e Andaluzia (202).

    Espanha soma um total de 364.196 pessoas infetadas com o novo coronavírus e 28.670 mortes desde o início da pandemia.

  • Médicos não se recusaram a ver doentes no lar de Reguengos, afirma Sindicato Independente dos Médicos

    Depois de António Costa ter afirmado que tem “toda a confiança” em Ana Mendes Godinho, o Sindicato defende que os médicos não se furtaram ao cumprimento de quaisquer deveres, “antes os honraram”.

    Médicos não se recusaram a ver doentes no lar de Reguengos, afirma Sindicato Independente dos Médicos

  • Supermercado em Leiria encerra após dois casos positivos

    A grande superfície comercial Intermarché, em Leiria, foi encerrada hoje após terem sido detetados dois casos positivos de Covid-19, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Leria, Gonçalo Lopes.

    Segundo explicou o autarca, um dos funcionários do Intermarché, localizado na Gândara, na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, em Leiria, testou positivo à infeção pelo novo coronavírus há “uma semana”.

    Agora, outra pessoa testou positivo, pelo que o estabelecimento foi encerrado e estão a ser efetuados testes a todos os funcionários e a proceder-se à desinfeção do local”, revelou Gonçalo Lopes.

    O autarca salientou que “nenhum dos outros funcionários apresentou qualquer sintoma” da doença.

    Segundo o boletim de hoje da Comissão Distrital de Proteção civil de Leiria, a capital de distrito tem contabilizados 181 casos e 156 recuperados.

    O número de mortes não é divulgado, pois, “por razões de confidencialidade e proteção de dados, a DGS não disponibiliza informação desagregada quando o número de infetados no concelho é inferior a três”.

  • Cinco reclusos infetados na prisão de Caxias

    Cinco dos 11 reclusos do Estabelecimento Prisional (EP) de Caxias que foram testados recentemente deram positivo à Covid-19, anuncia o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Nacional (SNCGP) em comunicado. “Falamos de reclusos que saem todos os dias do EP de Caxias para o Hospital Prisional para auxiliarem na preparação e empratamento da alimentação dos reclusos do EP de Caxias”, detalha o sindicato, que alerta que há “27 guardas prisionais identificados como tendo estado em contacto com estes reclusos” — é algo que preocupa o sindicato já que estes guardas se encontram em isolamento:

    Serão menos 27 guardas num EP com enormes problemas de segurança, devido à falta de guardas”.

    No final de junho, tinham sido detetados três casos positivos de Covid-19 no Hospital Prisional de Caxias. Eram três trabalhadoras de uma empresa externa que presta serviços no hospital: duas cozinheiras e uma funcionária. No comunicado, o sindicato alerta que os cinco reclusos infetados trabalham “no mesmo espaço onde trabalhavam” estas funcionárias. “No entanto, o foco de contágio, agora, será outro que parece não estar identificado“, lê-se no comunicado.

  • Lar de Odivelas "tem condições" para assegurar segurança de utentes não infetados

    À Rádio Observador, Edgar Valles afirma que o lar recebeu durante a tarde desta terça-feira uma “visita técnica” de “várias instituições”, entre as quais a ASR de Lisboa e Vale do Tejo e a Proteção Civil, para avaliar as condições de separação de utentes e concluíram que a instituição “consegue garantir a segurança dos utentes não Covid”.https://observador.pt/programas/resposta-pronta/surto-em-lar-de-odivelas-foi-detetado-por-acaso/O vice-presidente afirmou também que a autarquia está disponível para apoiar o lar, “tal como tem feito desde março”, com a disponibilização de equipamentos de proteção individual e garante que vai haver substituição dos funcionários que se encontram em quarentena, estando a Segurança Social “a fazer a avaliação e a testar funcionários”.

  • Polónia inicia produção de medicamento experimental com plasma sanguíneo

    A empresa biotecnológica polaca Biomed anunciou esta terça-feira o lançamento da primeira fase de produção de um medicamento experimental contra a Covid-19 à base de plasma sanguíneo de mineiros que recuperaram da doença respiratória.

    O fármaco começará a ser testado no fim de outubro em vários hospitais, estimou em conferência de imprensa um dos administradores da empresa, Piotr Fic, citado pela agência noticiosa AFP.

    Os ensaios clínicos durarão cerca quatro meses antes de o medicamento ser aprovado para uso hospitalar.

    O processo de homologação típico de um medicamento foi encurtado na Polónia de sete para cinco meses por causa da pandemia da Covid-19.

    Numa primeira fase, a empresa Biomed terá capacidade para fabricar cerca de 3.000 doses do medicamento experimental injetável, que poderá ser administrado a qualquer doente, seja qual for o seu grupo sanguíneo.

    O lançamento da produção do novo fármaco foi possível graças à colheita de 150 a 200 litros de plasma sanguíneo, em particular de mineiros da região da Silésia, fortemente atingida pela pandemia.

    No limite, a companhia biotecnológica polaca, especialista em medicamentos à base de plasma sanguíneo, terá capacidade para fabricar entre 30.000 a 40.000 doses do fármaco se tiver as quantidades de plasma necessárias.

    O tratamento experimental da Covid-19 com plasma de doentes recuperados – que contém anticorpos neutralizadores do coronavírus que causa a doença – tem sido aplicado em situações muito específicas e graves, mas, de acordo com especialistas, não é isento de riscos como a intolerância.

    Em maio, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação anunciou o arranque da recolha de plasma sanguíneo de doentes recuperados para ensaios clínicos.

1 de 3