Atualizações em direto
-
Rússia inclui regiões ucranianas em relatório sobre a emissão nacional de gases. Ucrânia protesta na COP e pede correção à ONU
A Rússia provocou mais um momento de tensão no conflito com a Ucrânia ao colocar os territórios que está a ocupar no seu relatório sobre a emissão de gases com efeito de estufa.
O episódio aconteceu durante a cimeira climática COP29, que terminou esta sexta-feira e provocou protestos de representantes ucranianos e ativistas presentes na cimeira.
O problema encontra-se no relatório nacional russo sobre as emissões de gases com efeitos de estufa relativamente a 2022, ano de início da guerra. Segundo a Reuters, nesse relatório a Rússia menciona que lhe falta fazer esse inventário em quatro dos seus territórios — as regiões ucranianas ocupadas de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson — dada a “ausência de dados” anuais para zonas “anexadas em setembro de 2022”.
Ora a vice-ministra do Ambiente da Ucrânia, Olga Yukhymchuk, apressou-se a acusar a Rússia de “usar plataformas internacionais para legalisar as suas ações, a ocupação do território ucraniano”, em declarações à Reuters, aqui citadas pelo The Guardian.
A Ucrânia está agora em contacto com representantes da ONU para os assuntos climáticos, para pedir que “resolvam a disputa”.
-
Explosão no porto de Berdyansk na noite passada
Foi registada uma explosão no porto de Berdyansk (Zaporíjia) — neste momento controlado pela Rússia — na noite passada.
A informação foi avançada pelas autoridades ucranianas, que são citadas pelo Ukrainska Pravda. A explosão terá ocorrido pelas 23h40, hora local.
A Rússia não confirmou a informação. Não há dados sobre se há vítimas a registar.
-
Bom dia.
O Observador vai continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia este sábado.
Pode consultar as notícias de ontem sobre o tema aqui.