Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! João Félix foi oficialmente apresentado como reforço do Atl. Madrid, naquela que foi a maior transferência de sempre de um jogador português – e que duplicou o máximo da Primeira Liga (Hulk, 60 milhões) e triplicou o máximo do Benfica (Raúl Jiménez, 41 milhões). Continue a acompanhar o Observador e as reportagens da Mariana Fernandes na capital espanhola ao longo destes primeiros dias do avançado português nesta nova aventura. Boa tarde!

  • A apresentação de João Félix, em cinco pontos chave

    Depois de semanas de avanços e recuos, de exclusivos e desmentidos, de diz que disse e garantias, João Félix foi confirmado como novo reforço do Atl. Madrid há menos de duas semanas. Depois do vídeo no Museu do Prado, que o colocava ao lado de obras de arte como “puro talento”, o jogador português foi apresentado esta segunda-feira no Wanda Metropolitano.

    Gorada a especulação de que seria apresentado no relvado, a la Ronaldo no Real Madrid ou até Hazard também nos merengues, Félix foi apresentado no auditório, sem grandes aparatos mas com direito à presença de Paulo Futre e Adelardo Rodríguez, dois históricos do Atl. Madrid. Depois de uma cerimónia curta, com espaço para algumas perguntas, saltam à vista cinco tópicos chave da apresentação da contratação mais cara da história dos colchoneros: desde a gratidão de João Félix ao Benfica, a sempre presente importância da família e a desvalorização dos (muitos milhões) que fez movimentar.

    A gratidão ao Benfica, as comparações com Ronaldo, o lugar ao lado de Futre: os cinco pontos chave da apresentação de João Félix

  • Na conta oficial do Atlético de Madrid no Twitter, os colchoneros fazem um resumo da apresentação e destacaram uma frase de João Félix: “Estou aqui para escrever a minha própria história.”

  • Reveja aqui as imagens da apresentação de João Félix no Atlético de Madrid.

    Fotogaleria. As imagens da apresentação de João Félix no Atlético de Madrid

  • Ao contrário daquilo que era esperado por muitos, João Félix foi apresentado no auditório do Wanda Metropolitano e não no relvado, com os adeptos nas bancadas. A opção do clube da capital espanhola poderá prender-se com uma espécie de gestão de expectativas, para não colar o jogador português às imagens de Cristiano Ronaldo no Santiago Bernabéu em 2009 ou mesmo de Hazard já este verão — ou então com uma política de igualdade que pretende não colocar Félix acima do restante plantel e das restantes contratações, apresentando-o onde Marcos Llorente, Felipe ou Herrera também foram apresentados e não abrindo desde logo uma distinção.

    Paulo Futre esteve presente na sala, assim como a família de João Félix e alguns amigos, e ainda o empresário Jorge Mendes, responsável pela ida do jogador para o Atl. Madrid.

  • E aí está o merchandising: quem quer uma camisola do novo menino bonito do Atlético?

  • Quase ao mesmo tempo da apresentação de Félix no Atlético de Madrid, estreia o documentário sobre Gil y Gil, o polémico presidente do clube, que contratou Futre, lhe ofereceu o Porshe amarelo e se tornou um dos seus grandes amigos.

  • Imagens do primeiro treino de Félix com o Atlético de Madrid

  • Mais fotos de Félix com a camisola 7, que era de Griezmann

  • A foto que se esperava: Félix e a camisola 7.

  • Está concluída a apresentação de João Félix. O presidente do Atl. Madrid vai agora entregar a camisola 7 ao jogador português.

  • "Ronaldo é o melhor do mundo, talvez o melhor se sempre. Mas estou aqui para fazer a minha história"

    Sobre as comparações com Cristiano Ronaldo: “Todos sabemos que o Cristiano é um grande jogador. Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo, talvez o melhor de sempre. Quando estivemos na seleção ele ia falando sobre Madrid, disse que gostou muito. Estou aqui para fazer a minha história, para ser lembrado como o João Félix. Claro que são boas as comparações mas o Cristiano é o Cristiano e eu sou eu”.

  • João Félix decidiu falar em português (e não em portuñol) e já confirmou que nesta primeira fase a mãe irá viver com ele em Madrid.

  • As primeiras imagens de João Félix durante a apresentação.

    (PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP/Getty Images)

    (PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP/Getty Images)

  • "Gostava de voltar a casa", diz Félix, sobre a possibilidade de encontrar o Benfica na Champions

    “Gostava de encontrar o Benfica na Liga dos Campeões. Gostava de voltar a casa”, diz o jogador português. “O mister Bruno Lage é muito especial para mim. Já lhe agradeci e ele sabe que é especial. Não foi fácil sair de Portugal mas todos me desejaram muita sorte, disseram que vão estar sempre a torcer por mim. E eu vou estar sempre a torcer por eles”.

  • Sobre a possibilidade de jogar contra o Real Madrid: “Jogar contra o Real Madrid é sempre especial, é sempre bom, é sempre um grande clube. Era especial mesmo se não estivesse no Atlético mas assim é ainda mais, é um rival”.

  • Félix já não tem o característico aparelho nos dentes

  • Sobre os 126 milhões, João Félix desvaloriza: “Isso dos valores são questões do mercado, eu não percebo nada disso. Limito-me a fazer o meu melhor e a jogar para a ajudar o clube onde estou”.

    (PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP/Getty Images)

  • Félix: "Estou aqui para fazer história no clube"

    “Quero agradecer ao presidente, aos meus pais, ao meu irmão e aos meus amigos, que estão aqui presentes. Estou aqui para dar tudo pelo clube e para fazer história no clube”, diz João Félix.

1 de 3