Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog do Observador termina agora. Pode continuar a acompanhar connosco a pandemia de Covid-19 no novo liveblog, a que pode aceder aqui.

    Índia regista mais de 300 mil novos casos há 12 dias consecutivos

  • ZMar. Advogado de proprietários avança com ação contra requisição civil: "Não está bem feita"

    Advogado que representa proprietários de habitações do ZMar diz que requisição civil se baseia na falta de acordo com a administração do espaço. Nuno da Silva Vieira diz que Governo nem tentou.

    ZMar. Advogado de proprietários avança com ação contra requisição civil: “Não está bem feita”

  • Covid-19. Corrigido problemas com autoagendamentos de vacina em Sintra

    O Ministério da Saúde diz que se registaram “constrangimentos pontuais relacionados com a convocatória de alguns utentes, que foram imediatamente corrigidos”. Os constrangimentos ocorreram em Sintra.

    Covid-19. Corrigido problemas com autoagendamentos de vacina em Sintra

  • Vistoria em Odemira identifica locais sobrelotados e necessidade de mudar pessoas

    “Foi uma vistoria ampla e posso dizer que são mais de meia centena de lugares que foram visitados”, indicou o autarca de Odemira, José Alberto Guerreiro.

    Vistoria em Odemira identifica locais sobrelotados e necessidade de mudar pessoas

  • Covid-19. Chile com mais 104 mortes este domingo, total supera 26.500

    O balanço total de contágios no país ascende agora a mais de 1,2 milhões de pessoas desde o início da pandemia. O Chile está, há mais de um ano, em estado de exceção por catástrofe.

    Covid-19. Chile com mais 104 mortes este domingo, total supera 26.500

  • Angola regista 178 novos casos e dois óbitos nas últimas 24 horas

    Angola registou, nas últimas 24 horas, 178 infeções por covid-19, totalizando agora 26.993 casos, bem como dois óbitos, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

    Os novos casos foram reportados em Luanda (173), Huíla (3) e Bengo (2), com idades entre 9 meses e 84 anos, sendo 95 do sexo masculino e 83 feminino.

    No mesmo período foram notificados dois óbitos em Luanda, cidadãos angolanos de 45 e 59 anos de idade e nenhuma pessoa foi recuperada.

    Os laboratórios processaram 1236 amostras por RT-PCR. O cumulativo aponta para 505.916 testes, com uma taxa de positividade de 5,3%.

    Os números atualizados apontam para 26.993 casos, 23.913 doentes recuperados e 2.478 casos ativos, com 9 em estado crítico e 18 graves.

    Os óbitos passaram a 602, existindo ainda 208 doentes internados.

  • Cabo Verde com mais 241 infetados e quatro mortos em 24 horas

    As autoridades cabo-verdianas diagnosticaram 241 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, registando-se ainda quatro mortos, elevando para 24.368 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.157 amostras desde sábado, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 20,8%.

    No concelho da Praia, capital do país, foram confirmados nas últimas 24 horas mais 145 infetados (em 573 amostras, 25,3% de taxa de positividade), contando agora com 1.565 casos ativos, além de três mortos por complicações associadas à doença no mesmo período.

    Cabo Verde tem registado valores máximos diários de novos infetados consecutivos desde 31 de março, praticamente todos os dias acima de 200 e até ao pico de 409 casos em 28 de abril, muito acima do máximo anterior de 159 novos casos, em 11 de outubro de 2020.

    O Governo de Cabo Verde voltou a decretar, na sexta-feira, a situação de calamidade em todas as ilhas, exceto na ilha Brava, para os próximos 30 dias, agravando medidas de limitação de atividades com aglomerações de pessoas, face ao aumento dos novos casos de Covid-19.

  • Moçambique regista uma morte e 19 casos em 24 horas

    Moçambique registou uma morte por covid-19 e 19 casos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde no boletim diário sobre a pandemia.

    A vítima mortal foi um homem de 73 anos que morreu na cidade de Maputo.

    A maioria dos novos casos foi registada na área metropolitana da capital.

    Também nas últimas 24 horas, o número de casos recuperados ascendeu a 48.

    Moçambique tem um total acumulado de 815 mortes e 69.984 casos de covid-19, dos quais 95% estão recuperados e 42 permanecem internados.

  • Covid-19. Mais de cinco mil carros atravessaram a fronteira no Algarve em dois dias

    Cerca de cinco mil carros atravessaram a fronteira terrestre de Castro Marim em dois dias. “O movimento rodoviário durante a manhã de hoje rondou os 120 carros por minuto”, disseram autoridades.

    Covid-19. Mais de cinco mil carros atravessaram a fronteira no Algarve em dois dias

  • Marcelo pede à população para "continuar a ajudar" no combate à pandemia

    “O que eu peço aos portugueses não é muito. Está a correr bem. Os números de hoje comprovam isso. Mas para continuar a correr bem é preciso continuar a ajudar”, afirmou o Presidente da República.

    Marcelo pede à população para “continuar a ajudar” no combate à pandemia

  • Covid-19. EUA apoiam distribuição mundial de vacina a preço de custo

    “Acreditamos que as empresas farmacêuticas devem fornecer uma vacina a preço de custo para todos, para que não haja barreiras à vacinação”, disse Jaque Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional.

    Covid-19. EUA apoiam distribuição mundial de vacina a preço de custo

  • Autarca denuncia à PJ situações suspeitas que levam migrantes para Odemira

    José Alberto Guerreiro diz que denunciou as suspeitas “há cerca de dois anos” à Polícia Judiciária e que ele próprio já foi ouvido. “Nessa altura, descrevi tudo aquilo que sei”, referiu.

    Autarca denuncia à PJ situações suspeitas que levam migrantes para Odemira

  • Reino Unido: numa semana as mortes baixaram 30% e as infeções 10%

    Os números de infeções e de mortes no Reino Unido estão mesmo em queda, à medida que a vacinação já chegou a mais de 34 milhões de pessoas (pelo menos com uma dose) e com os planos agora conhecidos para vacinar todas as crianças em setembro, antes de regressarem à escola.

    Este domingo o registo é de 14 mortes e 1.671 novos casos de Covid-19, o que significa uma redução de cerca de 30% menos mortes e 10% menos infeções nestes últimos sete dias, avança o The Guardian.

  • Desce o número de mortes por Covid em França e na Itália

    O número de mortes por Covid-19 está a baixar em França e na Itália.

    Segundo os números divulgados pelo governo francês este domingo, foram registadas 113 mortes por Covid-19, quando no dia anterior tinham sido 195. Já o número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos contrariou a tendência de declínio dos últimos cinco dias, registando-se 5.581 internados.

    Em Itália foram 144 as mortes registadas este domingo, contra as 226 do dia anterior. O número de infeções também baixou de 12.965 para as 9.148.

  • Arábia Saudita vai abrir fronteiras, mas com regras para os passageiros

    A Arábia Saudita vai abrir as suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas a partir de 17 de maio, anunciou o ministro do Interior via rede social Twitter.

    Segundo o The Guardian vão, no entanto, manter-se algumas restrições, só podendo viajar os cidadãos que tiverem sido vacinados, quem já teve Covid-19 ou menores de 18 anos.

  • CDS critica e pede ao Governo para "revogar de imediato" requisição do Zmar

    Rodrigues dos Santos pediu ao Governo para recuar na requisição, “substituindo-a por outra que seja proporcionada e adequada a assegurar a saúde pública”, mantendo o respeito pela propriedade privada.

    CDS critica e pede ao Governo para “revogar de imediato” requisição do Zmar

  • Sintra: autogendamentos para vacinas provocam caos. Basílio Horta culpa Administração Central

    Em reação às filas de pessoas à espera para serem vacinadas, o presidente da Câmara, Basílio Horta, considerou que a situação vivida esta manhã nos centros de vacinação do concelho é “inaceitável”.

    Sintra: autogendamentos para vacinas provocam caos. Basílio Horta culpa Administração Central

  • Boletim DGS. Única morte ocorreu no Algarve; quase metade dos novos casos diagnosticados no Norte

    A única morte por Covid-19 registada em Portugal nas últimas 24 horas ocorreu no Algarve, de acordo com a distribuição geográfica que surge no boletim. Trata-se de um homem entre os 60 e os 69 anos.

    No que toca à distribuição dos novos casos, quase metade (160, ou 48% do total) foram diagnosticados no Norte; 76 em Lisboa e Vale do Tejo; 37 no Centro; 24 na Madeira; 14 nos Açores; 14 no Algarve, e 5 no Alentejo.

  • Boletim DGS. Mais novos casos do que recuperados fazem número de casos ativos subir

    Nas últimas 24 horas, recuperaram da doença 244 pessoas, menos do que os 330 novos casos, o que significa que o número de casos ativos em Portugal aumentou: são agora 23.579, mais 85 do que ontem.

    Desde o início da pandemia, 796.721 pessoas já recuperaram da infeção — ou seja, 95% do total de pessoas que já foram contagiadas com o coronavírus.

  • Boletim DGS. Número de internados sobe tanto em enfermaria como em cuidados intensivos

    Contrariando a tendência que se tem verificado nos últimos dias, o número de pessoas internadas aumentou.

    Há agora 311 pessoas internadas em enfermaria (mais 9 do que ontem) e 85 nas unidades de cuidados intensivos (mais uma do que ontem).

    É o único indicador do boletim deste domingo em contra-corrente com a tendência de abrandamento ou estabilização da pandemia que se tem verificado nos últimos dias.

1 de 2