Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia! Obrigado por ter acompanhado este liveblog. Para ler as notícias referentes à pandemia desta terça-feira, siga este link:

    Número de internados com o valor mais baixo desde março do ano passado, quando começou a pandemia em Portugal

  • Brasil regista aproximadamente menos 4 mil novos casos do que na última segunda-feira

    O Brasil contabilizou 983 mortos e 24.619 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, números que elevam o total para 408.622 óbitos e 14.779.529 casos no país, informou hoje o executivo. Na última segunda-feira, tinham sido registadas 28.636 infeções.

    Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde brasileiro e mostram uma diminuição face à semana anterior, uma vez que a falta de recursos humanos para testar e recolher dados durante os fins de semana e segundas-feiras causa impacto nos números apresentados, sendo que estes acabam por ser consolidados às terças-feiras, segundo explicações da própria tutela.

    O Brasil, com 212 milhões de habitantes, continua a ser o segundo país com mais mortes devido à Covid-19 em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, antecedido pela nação norte-americana e pela índia.

    A taxa de incidência da doença no Brasil aumentou hoje para 194 mortes e 7.033 casos por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade está fixada em 2,8%.

  • Cabo Verde vacina quase 16 mil pessoas e espera receber em maio doses de Portugal

    Cabo Verde já vacinou cerca de 15.900 pessoas com pelo menos a primeira dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, dos quais 94% são profissionais de saúde, e espera receber ainda este mês vacinas de Portugal.

    Os dados foram avançados em conferência de imprensa, na cidade da Praia, pelo diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, indicando que 4.013 profissionais de saúde já receberam a primeira dose, e que desses 2.609 já tomaram a segunda, representando 61% previsto no plano nacional de vacinação.

    Em relação aos idosos, o grupo com idade superior a 60 anos que está a ser vacinado neste momento, o porta-voz do Ministério da Saúde avançou que 9.770 pessoas já foram imunizadas com pelo menos uma dose.

  • Encarregados de educação dos Açores têm formação em plataformas digitais

    A Secretaria Regional da Educação dos Açores promove, na terça-feira, uma ação de formação sobre a plataforma Teams e o sistema Office 365 para encarregados de educação das escolas públicas da região.

    A sessão é dada pela Microsoft, tem a duração de 45 minutos e irá decorrer a partir das 18h00 (hora local, 19h00 em Lisboa). As inscrições podem ser feitas através do ‘link’ http://bit.ly/eventoEE2.

    Citada numa nota de imprensa enviada hoje, a secretária Regional, Sofia Ribeiro, afirma que esta medida pretende promover a “formação da comunidade escolar em competências digitais”.

    Com esta iniciativa, pretendemos dotar as famílias de competências que facilitem o acompanhamento educativo dos alunos e ainda lhes facultem ferramentas de integração fundamentais na sociedade”, salienta.

  • Novo Banco. Bloco exige ao Governo que não faça este ano qualquer injeção de capital

    “Exige-se ao Governo que não haja uma chamada de capital desnecessária e que não se sobrecarregue as contas públicas neste ano de pandemia com 400 ou 500 milhões de euros”, defendeu Mariana Mortágua.

    Novo Banco. Bloco exige ao Governo que não faça este ano qualquer injeção de capital

  • Angola com mais 140 casos e Governo alerta para riscos de incumprimento

    Angola registou mais um óbito e 140 casos de Covid-19, no dia em que se iniciou a segunda fase da vacinação, anunciou a ministra da Saúde, apelando ao cumprimento das medidas de prevenção, devido ao risco das novas estirpes.

    De acordo com Sílvia Lutucuta, foram registadas nas últimas 24 horas 134 novas infeções em Luanda, cinco no Huambo e uma no Zaire, das quais 63 de sexo feminino e 77 do sexo masculino, com idades entre 2 e 88 anos.

    Foi também notificado mais um óbito, em Luanda, uma angolana de 58 anos, e 227 pessoas recuperaram da doença, das quais 220 em Luanda, com idades entre 1 e 84 anos.

  • Espanha com mais 16.353 novos casos e 77 mortes desde sexta-feira

    Espanha regista mais 16.353 novos casos de infeção e mais 77 mortes por Covid-19 desde sexta-feira, segundo as autoridades espanholas.

    A incidência acumulada cai seis pontos, com 223 casos por 100.000 habitantes, nos últimos 14 dias.

    No total, 3.540.430 pessoas foram infetadas com Covid-19 em Espanha e 78.293 morreram da doença desde o início da pandemia.

  • França com número de novos casos mais baixo desde janeiro

    França registou mais 3.760 novos casos por Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde o dia 18 de janeiro, segundo as autoridades francesas.

    Registaram-se ainda 311 mortes, um aumento face a ontem (113), mas uma diminuição face à última segunda-feira (398)

    A pandemia de Covid-19 já somou, desde o início, 5.656.007 casos de infeção no país, que regista também 105.130 mortes.

  • Galiza em confinamento diz que deslocações a Portugal têm de ser justificadas

    O vice-presidente da Junta da Galiza disse hoje que, apesar da reabertura das fronteiras terrestes em Portugal, aquela região autónoma espanhola permanece em confinamento e que as deslocações têm “de ser justificadas”.

    “É certo que o encerramento de fronteiras não é efetivo desde sábado, mas também é certo que, à data de hoje, a Galiza, tal como quase todas as regiões autónomas, continua em confinamento. A entrada e saída da Galiza tem de ser justificada e, isso inclui a fronteira com Portugal”, afirmou Alfonso Rueda, numa gravação áudio a que a Lusa teve acesso.

  • Portugal incluído no grupo restrito de destinos de verão autorizados pelo Reino Unido

    O Reino Unido vai permitir viagens de verão a uma lista restrita de países da União Europeia, menos de 10, da qual Portugal faz parte.

    Como explica o The Guardian, um sistema de semáforo será criado na próxima semana, dividindo em três — verde, amarelo e vermelho— os grupos de países identificados como destinos de viagem para os britânicos. A distribuição vai variar consoante o nível de transmissão do vírus, o nível de vacinações ou a presença de novas variantes do vírus, e será revista de três em três semanas.

    A partir de 17 de maio, os britânicos poderão viajar assim para os destinos autorizados pelo governo britânico. Na “lista verde”, sem obrigatoriedade de quarentena à chegada, está Portugal. Malta e Gibraltar são outros fortes candidatos a integrarem a mesma lista.

  • Temporada tauromáquica arranca esta segunda-feira em Reguengos de Monsaraz

    Depois de “uma quebra de cerca de 76% no número de espetáculos tauromáquicos” em 2020, a temporada tauromáquica em Portugal avança com um festival, em Évora.

    Temporada tauromáquica arranca esta segunda-feira em Reguengos de Monsaraz

  • Covid-19: autoridades identificam 22 casos de alojamentos em Odemira com deficiências

    O presidente da câmara municipal indicou que foram efetuadas “22 vistorias, no total, a situações identificadas de menor salubridade”, incluindo “obviamente algumas habitações em sobrelotação”.

    Covid-19: autoridades identificam 22 casos de alojamentos em Odemira com deficiências

  • Covid-19. Empresários da diversão itinerante manifestam-se em Lisboa para exigir retoma da atividade

    Presidente da APIC explica que os empresários “só querem voltar a trabalhar”, depois da paragem motivada pela pandemia de Covid-19, e frisa que o Governo não pode “discriminar” o setor.

    Covid-19. Empresários da diversão itinerante manifestam-se em Lisboa para exigir retoma da atividade

  • Covid-19. Autoridades identificam 22 casos de alojamentos em Odemira com deficiências

    O presidente da câmara municipal indicou que foram efetuadas “22 vistorias, no total, a situações identificadas de menor salubridade”, incluindo “obviamente algumas habitações em sobrelotação”.

    Covid-19: autoridades identificam 22 casos de alojamentos em Odemira com deficiências

  • Odemira estima que seis mil trabalhadores agrícolas não têm condições de habitabilidade

    O presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, estimou hoje que “no mínimo seis mil” dos 13 mil trabalhadores agrícolas do concelho, permanentes e temporários, “não têm condições de habitabilidade”.

    “Este ano, estamos a falar de seis mil, mas, mesmo que sejamos capazes de resolver dois mil, no próximo ano, estamos a falar de seis mil ou sete mil, outra vez”, alertou o autarca, no final de uma reunião da task force do concelho que acompanha a situação da pandemia de Covid-19.

    Segundo o autarca, em relação a estes trabalhadores, o concelho de Odemira, no distrito de Beja, tinha, em março deste ano, “cerca de 10 mil pessoas a descontar para a Segurança Social”, às quais se juntam “no mínimo três mil” que chegam para o “pico das colheitas”, citando dados das associações de agricultores.

  • Madeira com mais nove casos e 13 recuperados

    A Madeira tem hoje mais nove casos de Covid-19, sete dos quais de transmissão local e dois importados, um de França e outro de Lisboa e Vale do Tejo, e 13 recuperados, indicou a Direção Regional de Saúde (DRS).

    Segundo a Autoridade de Saúde, a região tem, desde 16 de março de 2020, um acumulado 9.019 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2, 8.686 doentes recuperados e 71 óbitos associados à doença.

  • Mais de 100 jornalistas despedidos em Portugal desde início da pandemia

    Mais de 100 jornalistas foram despedidos em Portugal desde o início da pandemia de Covid-19, que agravou problemas num setor já com dificuldades de sustentabilidade, alertou hoje a presidente do Sindicato dos Jornalistas.

    “No caso português as previsões não são boas. É um setor que já tinha muitos problemas de sustentabilidade, que foram agravados com a pandemia, e que agora enfrenta despedimentos coletivos, ‘lay-off’, empresas com dificuldades”, deu conta a presidente do sindicato, Sofia Branco.

    A responsável falava, na cidade da Praia, no âmbito de uma conferência/debate sobre o jornalismo em tempos de pandemia, organizado pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se assinala.

  • Professores concluem que ensino à distância agravou desigualdades entre alunos

    80% dos professores aludiram a uma redução efetiva ao nível das aprendizagens, enquanto 70,3% dizem que o ensino à distância penalizou mais os alunos que beneficiavam de medidas de inclusão educativa.

    Professores concluem que ensino à distância agravou desigualdades entre alunos

  • MAI destaca “papel fundamental” da GNR durante estado de emergência

    O ministro da Administração Interna destacou hoje o “papel fundamental” que a GNR desempenhou durante o estado de emergência, desde o controlo nas fronteiras terrestres com Espanha, à desinfeção de infraestruturas e ao policiamento das cercas sanitárias.

    Um sinal de reconhecimento pelo percurso que os portugueses souberam em conjunto trilhar e que teve nas forças de segurança, designadamente na GNR, um papel fundamental para que os direitos fundamentais fossem assegurados no quadro da proporcionalidade, adequação e forma como foram aplicadas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias, visando assegurar esse direito fundamental que é o direito à vida”, disse Eduardo Cabrita.

  • “Ninguém está seguro até que todos estejam seguros”, diz ex-PM britânico Gordon Brown

    O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown defendeu hoje a importância de acelerar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 a nível mundial, exortando a uma ação “imediata” e “concertada” dos países mais desenvolvidos para atingir tal propósito.

    “Estamos num momento delicado na luta contra a doença Covid-19 e temos de reconhecer que ninguém está seguro até que todos estejam seguros. Nenhum país poderá ficar livre da Covid-19 até que todos os países estejam livres da doença”, declarou o ex-governante britânico (2007-2010), que hoje participou numa conferência de imprensa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

1 de 3