Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os principais acontecimentos relativos à pandemia de Covid-19 por aqui:

    Espanha. Medidas de confinamento começam a ser aliviadas nas regiões mais atingidas

  • Brasil regista mais 653 mortes nas últimas 24 horas

    Com mais 653 mortes nas últimas 24 horas, sobe para 22.666 o número total de óbitos provocados pela pandemia no Brasil.

    Já há 363.211 casos de infeção no país, o segundo mais afetado pela covid-19 em todo o mundo, a seguir aos Estados Unidos — que este domingo proibiram a entrada de passageiros vindos do território brasileiro.

    Há 149.911 recuperados.

  • Migrantes infetados transferidos para Mesquita de Lisboa

    Os migrantes infetados que este domingo saíram do Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, onde tinham chegado na passada quarta-feira, foram transferidos para a Mesquita de Lisboa. “Não têm sintomas, mas estão positivos”, disse o xeque David Munir. Leia mais aqui:

    Grupo de migrantes infetados transferidos para Mesquita de Lisboa

  • Peru. Mais de 4 mil infeções em 24 horas

    Entre ontem e hoje, o Peru registou mais 83 mortes e 4.205 contágios. Segundo os números oficiais, divulgados pelo Ministério da Saúde, há um acumulado de 119.959 pessoas infetadas no país (49.795 já curadas), enquanto o número de mortes chega a 3.456.

    Estes valores fazem com que o Peru seja o segundo país da América do Sul, logo atrás do Brasil, com maior número absoluto de contágios. No entanto, quando a contagem é feita olhando para o total de casos por milhão de habitantes, o Peru está em segundo lugar, acima do Brasil, apenas ultrapassado pelas ilhas Falkland (Ilhas Malvinas ), onde foram registados 13 casos num total de 3.468 habitantes.

    Antes da mais recente contagem, o segundo lugar era ocupado pelo Chile, que agora passa para terceiro. O Brasil está em quinto lugar.

  • Oficial. EUA proíbem entrada de viajantes vindos do Brasil

    Primeiro a ameaça, agora a confirmação oficial. Os EUA anunciaram que está proibida a entrada no país de viajantes vindos do Brasil, medida que afeta apenas cidadãos que não sejam norte-americanos.

    Robert O’Brien, assessor do presidente Donald Trump, já tinha alertado durante esta tarde de domingo para a iminência de uma medida deste género. “Creio que vamos ter hoje uma nova decisão sobre viagens que envolvam o Brasil, como fizemos com o Reino Unido, a Europa e a China, e esperamos que seja temporário”, afirmou o responsável, em declarações à CBS.

    No decreto do presidente Trump, citado pela CNN, pode ler-se: “Decidi que é do interesse dos EUA tomar medidas para restringir e suspender a entrada no país de imigrantes ou não imigrantes, de todos os estrangeiros que estiveram fisicamente presentes na República Federativa do Brasil durante os 14 dias anteriores à entrada ou tentativa de entrada nos Estados Unidos.”

  • Chile com mais de 3.700 novos casos de coronavírus

    Mais 3.709 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 foram registados nas últimas 24 horas no Chile, segundo o Ministério da Saúde, elevando o número total de casos no país para 69.102.

    As autoridades de saúde contabilizaram também mais 45 óbitos, elevando o número de mortes no país para 718. O Chile é o terceiro país da América do Sul com maior número acumulado de casos, depois do Brasil e do Peru. No entanto, quando a contagem é feita olhando para o total de casos por milhão de habitantes, o Chile está acima daqueles dois países, apenas ultrapassado pelas ilhas Falkland (Ilhas Malvinas ), onde foram registados 13 casos num total de 3.468 habitantes.

  • Pandemia já ultrapassou os 343 mil mortos e 5,3 milhões de infetados

    Os números oficiais são de 5.362.160 pessoas infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia. O balanço deste domingo da AFP refere ainda que do total mais de 2 milhões (2.079.300) estão curados.

    Quanto aos óbitos, o mais recente balanço mundial aponta para 343.211 vítimas mortais da pandemia. Desde a contagem anterior, foram registadas mais 3.441 novas mortes e 99.827 novos contágios.

    Os países com mais mortes contadas nas últimas 24 horas são o Brasil (965), os Estados Unidos (951) e o México (190).

  • França. Mais 35 mortos em 24 horas

    A epidemia do coronavírus já fez 28.367 vítimas mortais em França, 35 nas últimas 24 horas. Já o número de doentes internados em cuidados intensivos continua em queda, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde, escreve o Le Figaro.

    Ao início da tarde, a Direção-Geral da Saúde francesa afirmou que só amanhã, segunda-feira, irá proceder à atualização os números de mortes, já que também no boletim de ontem não deu qualquer informação a este respeito.

  • Nova Iorque. 109 mortes nas últimas 24 horas e mais 1.589 infetados

    São mais 1.589 novos contágios e mais 109 mortes em 24 horas. Os números mais recentes de Nova Iorque foram anunciados pelo gabinete do governador Andrew Cuomo. Valores acumulados, o estado norte-americano tem agora 361.515 infetados.

    Segundo Cuomo, o número de hospitalizações e de doentes entubados estão ambos a diminuir e, apesar de um ligeiro aumento dos números de contágios em relação à véspera, “tudo faz parte do declínio” da pandemia. Apesar disso, o governador pediu aos habitantes que se mantenham vigilantes.

  • Jair Bolsonaro em banho de multidão

    Em plena pandemia de Covid-19, Jair Bolsonaro foi ter com brasileiros reunidos em manifestação de apoio e deu apertos de mão e abraços. A certa altura, retirou a máscara e chegou a pegar em crianças ao colo. Isto apesar de o distrito de Brasília, onde se realizou a manifestação, recomendar o isolamento social e aplicar multas a quem não utilize máscaras em público.

    Presidente do Brasil em banho de multidão. Sem máscara, deu abraços e pegou em crianças ao colo

  • Infeções em Angola sobem para 69 casos sem novos óbitos

    O número de infetados por covid-19 aumentou hoje, em Angola, para 69 casos, dos quais quatro resultaram em óbito e 18 doentes recuperados, informou hoje a ministra da Saúde angolana.

    Sílvia Lutucuta informou que os oito novos casos são de contaminação local, sete dos quais são da cerca sanitária do Futungo, todos assintomáticos, e o outro de uma clínica privada, que também presta assistência a casos de covid-19, que partilhava enfermaria com o caso 50, paciente de 88 anos, que morreu.

    Segundo a ministra, o novo infetado da clínica privada é um doente com cancro em fase avançada, insuficiência renal aguda e apresenta agora diagnóstico de covid-19, sendo por isso um paciente considerado de risco, apesar de não manifestar até ao momento nenhuma manifestação clínica associada ao novo coronavírus.

    A ministra avançou que a cerca sanitária no piso desta clínica privada, implementada no dia 19 deste mês, após o diagnóstico do caso 50, e como medida de saúde pública, de vigilância epidemiológica e laboratorial, todos os pacientes e profissionais de saúde estão a ser testados e avaliados.

    “Vale referir que o caso 50, falecido aos 88 anos de idade, tinha doença pulmonar obstrutiva crónica, que se agravou substancialmente com a covid-19 e no âmbito do rastreio que temos estado a fazer em todos os síndromes respiratórios graves, foi testado e veio o diagnóstico e por esta razão foi colocada a cerca sanitária naquele local”, explicou Sílvia Lutucuta.

    No decurso do internamento do caso 50, foram infetados mais dois doentes, que partilhavam a enfermaria, um deles, doente de 43 anos, com insuficiência renal crónica, em estadio terminal, por falência de todos os acessos vasculares e que estava preparado para fazer diálise peritoneal, resultando no quarto óbito.

    “Todos os pacientes e profissionais desta área continuam a ser testados, ainda não foi concluído e foi por esta via que foi feito o diagnóstico do doente que, infelizmente, evoluiu para óbito”, referiu.

    Lusa

  • Migrantes infetados confinados em Santa Margarida regressam este domingo a Lisboa

    Os 32 migrantes infetados pelo novo coronavírus, que foram transferidos na quarta-feira para o Campo Militar de Santa Margarida, estão este domingo de regresso a Lisboa. 25% ainda estão positivos. Leia mais aqui:

    Migrantes infetados confinados em Santa Margarida regressam este domingo a Lisboa. 25% ainda estão positivos

  • Quatro futebolistas do Sevilha pedem desculpa por violarem confinamento

    Os argentinos Lucas Ocampos, Éver Banega e Franco Vázquez, e o holandês Luuk de Jong, jogadores do Sevilha, pediram desculpas publicamente por se terem juntado este sábado para almoçar, com outras sete pessoas, e assim terem desrespeitado as novas regras de distanciamento social e o protocolo de segurança imposto pela Liga espanhola para o regresso à competição.

    A polémica estalou depois de a mulher de um deles ter partilhado imagens do convívio nas redes sociais. Leia mais aqui:

    Quatro futebolistas do Sevilha pedem desculpa por violarem confinamento

  • Princesa Charlotte não deverá regressar à escola

    O duque e a duquesa de Cambridge deverão manter a princesa Charlotte em casa durante o próximo mês, altura em que a escola privada onde estuda retomará as aulas presenciais, avança o The Sunday Times.

    No entanto, a escola que Charlotte, 5 anos, e o irmão George, 6 anos, frequentam — a Thomas’s School Battersea — só irá retomar as aulas presenciais para os alunos mais novos. Assim, a filha dos duques de Cambridge voltaria, mas o filho não.

    William e Kate, segundo o jornal britânico, não querem separar os irmãos, preferindo que regressem aos estudos na mesma altura.

  • Presidente austríaco pede desculpa por violar recolher obrigatório

    O presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, pediu este domingo desculpa no Twitter por ter permanecido num restaurante para lá das 23h, a hora de encerramento imposta aos cafés e restaurantes, como parte das medidas de combate ao novo coronavírus no país.

    “Foi a primeira vez que saí, desde o confinamento, com dois amigos e a minha mulher. Acabámos por perder a noção do tempo, enquanto conversávamos. Estou sinceramente arrependido. Foi um erro”, partilhou Van der Bellen naquela rede social.

    O presidente austríaco foi surpreendido pela polícia este sábado, já depois da meia-noite, na esplanada de um restaurante italiano no centro de Viena. A transgressão foi noticiada pelo jornal Krone, a quem o proprietário do restaurante, que agora pode incorrer numa multa, explicou que achava que só era obrigado a deixar de servir os clientes às 23h, não a fechar portas.

    Alexander Van der Bellen já disse também que, se for caso disso, assumirá ele mesmo a “responsabilidade” e pagará a multa.

  • País Basco sem mortes pela primeira vez desde 17 de março

    Nas últimas 24 horas, não foram registados quaisquer óbitos relacionados com a pandemia de Covid-19 no País Basco. É a primeira vez, desde 17 de março, que aquela comunidade autónoma de Espanha não contabiliza mortos.

    As autoridades de saúde registaram 9 novos contágios na região.

  • Louvre virtual recebe mais de 10 milhões de visitas em 71 dias

    Fechado por causa da pandemia, o Louvre continuou aberto aos visitantes virtuais. Entre 12 de março e 22 de maio recebeu 10,5 milhões de pessoas. Durante 2019 inteiro tinha recebido 14,1 milhões. Leia mais aqui:

    Louvre virtual recebe mais de 10 milhões de visitas em 71 dias

  • Praia de São João, na Caparica, cheia de banhistas mas com a "distância adequada"

    Cheia de famílias ou grupos de amigos, a praia de São João, na Caparica, quase viveu este domingo um dia de verão “normal”. Respeito pela “distância adequada” entre pessoas e chapéus fez a diferença. Leia mais aqui:

    Praia de São João, na Caparica, cheia de banhistas mas com a “distância adequada”

  • Festival de Cinema de Veneza confirmado para setembro

    O Festival de Cinema de Veneza mantém-se em setembro conforme planeado, afirmou este domingo o governador de Venetto, Luca Zaia. As declarações surgem dias depois de o presidente da Bienal de Veneza, a organizadora do evento, ter garantido que a 2 de setembro o festival iria arrancar. Na altura, Roberto Cicutto afastou qualquer cenário de colaboração com o Festival de Cannes.

    A 77.ª edição realiza-se assim entre os dias 2 e 12 de setembro. Segundo Luca Zaia, que tem mantido conversações com Roberto Cicutto, é provável que a mostra seja menor do que o normal, com menos produções e ante-estreias do que é habitual.

  • Governo francês desaconselha viagens de férias fora do país no verão

    A ministra francesa da Transição Ecológica, Elisabeth Borne, aconselhou hoje os cidadãos a não irem de férias para fora de França neste verão, face às restrições que poderão encontrar no estrangeiro devido à pandemia da covid-19.

    “As fronteiras com o espaço Schengen (de livre circulação europeia) vão continuar a ser fortemente controladas. Apelamos vivamente aos franceses a não considerarem as férias no estrangeiro”, afirmou a governante, em declarações à France Inter, instando ainda a população a avançar com reservas para os meses de julho e agosto, uma vez que as decisões em relação a junho sobre as restrições ainda em vigor só vão ser tomadas “na próxima semana”.

    Elisabeth Borne foi também confrontada com a posição adotada pelo governo espanhol, que anunciou esta semana a abertura de fronteiras a turistas de todo o continente europeu, mas reiterou a orientação anteriormente manifestada e deixou mesmo um reparo à decisão do executivo liderado por Pedro Sánchez.

    “[Não é possível] atualmente recomendar aos franceses que reservem férias em Espanha. É uma opção que Espanha tomou, enquanto o país adotou regras para as pessoas que chegam de avião, o que é contraditório”, observou a ministra francesa.

    França é o quinto país do mundo mais atingido em termos de óbitos relacionados com o novo coronavírus.

    Lusa

1 de 4