Momentos-chave
- Boris Johnson em isolamento após contacto com infetado — detetado por app de rastreio
- Boletim DGS. Esta é a semana com maior aumento de casos, mortes e recuperados
- Boletim DGS. Mais mortes entre idosos, mais casos entre os mais jovens
- Boletim DGS. Internamentos alcançaram novos máximos
- Boletim DGS. Maioria das mortes ocorreram no Norte
- Boletim DGS. Quase 70% dos casos continua na região Norte
- Boletim DGS. Mais 6.035 casos e 76 mortes devido a Covid-19 em Portugal
- Surfistas desrespeitam regras do recolher obrigatório na Praia do Guincho
- Margrethe Vestager, comissária europeia, em isolamento após contacto com caso positivo
- Coordenador do ECMO no São João pede melhor triagem nas inscrições para o serviço: é preciso "sangue frio"
- Novos casos continuam a crescer no Reino Unido, mas cada vez menos
Histórico de atualizações
-
Olá!
Este liveblog fica por aqui, mas já temos uma nova ligação para que possa continuar a acompanhar as notícias sobre a Covid-19 ao longo desta segunda-feira.
França atinge máximo de hospitalizações no dia em que tem menor número de casos desde outubro
Boa semana!
-
Covid-19. Madeira com mais cinco casos positivos e um total de 169 infetados
Destes novos casos, um é importado da Venezuela e os restantes quatro são transmissão local. Os casos ativos estão a cumprir quarentena, estando 38 pessoas em isolamento numa unidade hoteleira.
Covid-19. Madeira com mais cinco casos positivos e um total de 169 infetados
-
Surto com 18 utentes infetados em lar no Cadaval. Há funcionários infetados por contabilizar
Já foram detetados 18 casos de Covid-19 num lar na aldeia da Vermelha, concelho do Cadaval. Numa publicação no Facebook feita na noite deste domingo, a Câmara Municipal explica que todos os 18 casos são utentes. No entanto, há também profissionais infetados, mas que ainda não foram contabilizados. “Os casos de infeção relacionados com este surto não ficam por aqui, englobando também alguns profissionais, embora por apurar ainda quantos entram na contagem deste concelho”, lê-se na publicação, onde é dada a garantia de que a situação está a ser “devidamente acompanhada pelas autoridades competentes”.
-
Boris Johnson em isolamento após contacto com infetado — detetado por app de rastreio
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está em isolamento após ter estado em contacto com uma pessoa infetada. O alerta foi dado por uma aplicação de rastreio que alertou o governante para o facto de ter estado com um caso confirmado de Covid-19, escreve o Guardian. Segundo a Reuters, o primeiro-ministro está “bem” e “não tem sintomas de Covid-19”.
Boris Johnson esteve infetado com o novo coronavírus em março, chegando mesmo a ser internado nos cuidados intensivos.
-
Covid-19. Angola com mais 77 casos do novo coronavírus e 102 recuperações
Das novas infeções, 59 foram registadas em Luanda, 16 em Benguela, uma no Bengo e uma no Zaire. As idades dos novos casos variam entre três semanas e 89 anos, sendo 41 do sexo masculino e 36 feminino.
Covid-19. Angola com mais 77 casos do novo coronavírus e 102 recuperações
-
Covid-19. Homem de 86 anos é a segunda vítima mortal de surto ligado à Misericórdia de Portalegre
O idoso de 86 anos encontrava-se hospitalizado. Os dados mais recentes indicam que tinha subido para 90 o número de infetados relacionados com o surto naquele lar, 70 utentes e 20 funcionários.
Covid-19. Homem de 86 anos é a segunda vítima mortal de surto ligado à Misericórdia de Portalegre
-
Covid-19 nas prisões. "Há cadeias sem álcool gel nem detergente"
Nenhuma das cadeias portuguesas cumpre os requisitos para fazer o isolamento de um recluso com covid-19.
À rádio Observador, o secretário-geral da Associação Portuguesa de Reclusos fala num “barril de pólvora” nas prisões e explica que há dois problemas: a sobrelotação das cadeias – que não conseguem garantir o distanciamento necessário – e a falta de verbas – que não permite garantir a aquisição de gel e de detergente para desinfetar os espaços.
Vítor Manuel Ilharco aponta o dedo ao Tribunal de Execução de Penas, por não estar a cumprir o dever analisar que presos podem ser libertados, mas critica ainda o Governo por ter recusado adotar novo regime excecional de libertação de reclusos, ao contrário do que aconteceu na primeira vaga da pandemia.
Ouça aqui a entrevista na íntegra.
Covid-19 nas prisões. “Há cadeias sem álcool gel nem detergente”
-
Covid-19. França aproxima-se dos dois milhões de casos com 27.228 nas últimas 24 horas
Para ultrapassar a barreira dos dois milhões de casos, bastaria um pouco mais de 18 mil novos casos diários, um número superado todos os dias desde o final de outubro.
Covid-19. França aproxima-se dos dois milhões de casos com 27.228 nas últimas 24 horas
-
Covid-19. Surto com dez infetados no Centro Hospitalar do Oeste
O primeiro caso foi detetado na sexta-feira, depois do resultado positivo de um doente internado, que tinha testado negativo anteriormente. Foram já testados 24 doentes e 80 profissionais.
Covid-19. Surto com dez infetados no Centro Hospitalar do Oeste
-
Covid-19. Câmara de Nisa desmente boletim da unidade local: “A realidade é bem mais grave”
O boletim diário da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano aponta domingo para cinco casos ativos no concelho de Nisa. A Câmara de Nisa diz que “não corresponde à realidade”.
Covid-19. Câmara de Nisa desmente boletim da unidade local: “A realidade é bem mais grave”
-
Covid-19. Áustria vai testar população em larga escala para diminuir período de confinamento
O governo austríaco decidiu “seguir o mesmo caminho” da Eslováquia, onde dois terços da população foi testada há duas semanas, sendo que os resultados revelaram um pouco mais de 1% de casos positivos.
Covid-19. Áustria vai testar população em larga escala para diminuir período de confinamento
-
Reino Unido com mais 24.962 casos e 168 mortes
O Reino Unido registou este domingo mais 24.962 novos casos Covid-19 — uma descida face a sábado, quando se registaram 26.860 casos.
As mortes diárias também caíram de 462 para 168, fazendo subir para 51.934 o número total de vítimas mortais desde o início da pandemia. Já quanto ao número infeções, já são 1.369.318. no total.
-
Lar de Caminha. “Amanhã chegam seis auxiliares e dois enfermeiros”
Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes, onde já morreram quatro utentes por causa da covid-19, já recebeu resposta ao pedido de ajuda. A diretora do lar conta que recebe reforços amanhã.
Lar de Caminha. “Amanhã chegam seis auxiliares e dois enfermeiros”
-
Mais três mortes provocadas por Covid-19 e 108 novos casos em Moçambique
Duas das vítimas mortais são homens de 67 e 73 anos, da província de Manica e da área administrativa da Cidade de Maputo, além de uma mulher de 66 anos de idade, também da Cidade de Maputo.
Mais três mortes provocadas por Covid-19 e 108 novos casos em Moçambique
-
Covid-19: Açores com 20 novos casos nas últimas 24 horas
Os Açores têm atualmente oito cadeias de transmissão ativas: três na ilha de São Miguel, duas na Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.
-
Itália regista 33.979 novos casos de covid-19 e 546 mortes nas últimas 24 horas
O número registado este domingo é inferior ao de sábado, em que as infeções registadas ultrapassaram as 37.000. O número de mortos continua muito elevado, em linha com os últimos dias.
Itália regista 33.979 novos casos de covid-19 e 546 mortes nas últimas 24 horas
-
Covid-19: Estado de calamidade prorrogado nas ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo
As duas ilhas concentram a grande maioria dos casos ativos de covid-19 no arquipélago. Mantêm-se fechadas em todo o país discotecas e salões de dança e de festas e proibidas as atividades desportivas.
Covid-19: Estado de calamidade prorrogado nas ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo
-
Covid-19. África com mais 268 mortos e 14.869 infetados nas últimas 24 horas
Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola regista o maior número de mortos: 322 óbitos. E Moçambique tem o maior número de casos: 14.340.
Covid-19. África com mais 268 mortos e 14.869 infetados nas últimas 24 horas
-
Associação do Algarve vence Prémio Manuel da Mota pela atuação na epidemia
A Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve é a vencedora da edição 2020 do Prémio Manuel da Mota, com o projeto ‘”BC-COVID”, anunciou este domingo a organização.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Fundação Manuel António da Mota explica que o prémio, dedicado ao tema “Portugal vence a Covid-19”, visou distinguir “projetos inovadores de combate à crise epidémica e às suas consequências junto da população”, nas áreas da pobreza e exclusão social, da saúde, da educação, do emprego, da inovação e do empreendedorismo social, da inclusão digital e tecnológica e do apoio à família.
A Associação vencedora, constituída pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve e pelo Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve, foi distinguida com o primeiro prémio no valor de 50 mil euros pelo desenvolvimento do projeto “ABC-COVID”, com impacto na população do Algarve, do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, integrando várias iniciativas para mitigar a propagação da Covid-19 no país.
“Como a produção de álcool gel, de meio de transporte viral, de zaragatoas e de kits de diagnóstico para todo o país; a criação de um laboratório para a realização de testes diagnósticos e de um sistema de colheita de amostras (drive through ou deslocação de equipa); a criação de uma plataforma de informação para os profissionais de saúde (ICAM); a investigação com base nos testes de rastreio serológico, entre outras”, indica o comunicado.
A Associação Tempos Brilhantes, de Penela, distrito de Coimbra, recebeu o segundo prémio, de 25 mil euros, pelo desenvolvimento do projeto “Escola ON”, uma solução digital que integra outras ferramentas tecnológicas para apoiar as escolas e todos os elementos da comunidade educativa, respeitando a autonomia pedagógica.
O terceiro prémio, de 10 mil euros, foi atribuído à Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense, da Covilhã, pelo projeto “Vida+ em Meio Rural”, dirigido à população idosa das freguesias rurais do concelho da Covilhã.
Sobre a edição especial de 2020 do Prémio Manuel António da Mota, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, citado no comunicado da organização, afirma que este ano o país enfrenta duas crises.
“A crise pandémica e a crise económica e social. Quanto mais longa for a pandemia, mais grave e profunda será a crise económica e social. E este desafio não tem afetado os portugueses da mesma maneira. Quem mais sofre, é quem menos tem. São os mais pobres, são os mais explorados, os mais dependentes. São os mais carenciados. São os mais excluídos”, diz o Presidente, acrescentando que entre os premiados há em comum “a ideia de distinguir instituições cujo trabalho ajudou, continua a ajudar a esbater as desigualdades”.
Para o presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota “o 11º Prémio Manuel António da Mota foi uma edição especial, marcada pela crise epidémica que atingiu o país“.
“Ameaçando a saúde e a vida, seguramente o nosso bem mais precioso, a covid-19 provocou consequências de vulto em múltiplos aspetos da nossa existência pessoal, social e económica. No mundo do trabalho, nas escolas, nas atividades culturais, desportivas e de lazer, tudo mudou, obrigando a um esforço de adaptação à nova realidade”, salienta Rui Pedroto.
Com prémios no valor total de 120 mil euros, o Prémio Manuel António da Mota atribuiu ainda sete menções honrosas, no valor unitário de cinco mil euros cada, à Associação de Recolha de Excedentes Alimentares (AREA), à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), ao Centro Social 6 de maio, Crescer na Maior — Associação de intervenção comunitária (projeto “É uma casa”), à Pista Mágica — Associação, Santa Casa da Misericórdia de Ovar e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O Prémio Manuel António da Mota foi criado em 2010 pela Fundação Manuel António da Mota com o objetivo de reconhecer anualmente organizações que se destaquem nos vários domínios de atividade da Fundação.
-
Covid-19. Estabelecimento Prisional de Lisboa com 89 infetados, Guimarães com 26
Estabelecimento Prisional de Lisboa tem 81 reclusos e oito trabalhadores infetados com covid-19. No de Guimarães há 23 reclusos e três funcionários positivos.
Covid-19. Estabelecimento Prisional de Lisboa com 89 infetados, Guimarães com 26