Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Este liveblog termina, mas pode continuar a acompanhar aqui as notícias da pandemia desta quinta-feira.

    Apenas metade dos americanos tem a certeza de querer tomar vacina contra coronavírus

  • Covid-19. Surto na Misericórdia de Mondim de Basto atinge 80 utentes e 18 funcionários

    O Lar da Santa Casa da Misericórdia é, neste momento, o “principal foco da pandemia” em Mondim de Basto e, de acordo com a autarquia, “pelo risco que representa, é prioridade de todas as entidades”.

    Covid-19. Surto na Misericórdia de Mondim de Basto atinge 80 utentes e 18 funcionários

  • Martin Kenyon, 91 anos, foi dos primeiros do mundo a receber a vacina contra a Covid-19

    A CNN entrevistou-o à porta do hospital quando acabava de levar a primeira dose e a entrevista foi partilhada milhares de vezes. A seguir não teve descanso. E diz que não foi assim tão “interessante”.

    Martin Kenyon, 91 anos, foi dos primeiros do mundo a receber a vacina contra a Covid-19

  • Centros de Saúde de Bragança com áreas reservadas para doença respiratória

    Os 14 centros de saúde do distrito de Bragança criaram áreas de atendimento específico para doentes com sintomas de doença respiratória que funcionam em articulação com espaços disponíveis para testes ao novo coronavírus, divulgaram hoje os responsáveis.

    Estas áreas, denominadas ADR-Comunidade, foram criadas no âmbito do Plano de Saúde para o outono-inverno para dar resposta ao previsível aumento de afluência de doentes com queixas do foro respiratório devido à gripe sazonal e ao novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

    A explicação é dada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste que esclarece, em comunicado, que “estes espaços destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, que pela gravidade dos sintomas necessitem de avaliação médica presencial”.

    Esclarece ainda que o encaminhamento dos doentes para estas áreas é “efetuado mediante avaliação prévia da Linha SNS 24 ou do centro de saúde”.

  • Cento e dez casos entre reclusos e trabalhadores ligados às prisões

    Cento e dez casos ativos de infeção com o novo coronavírus foram hoje contabilizados entre reclusos (37), trabalhadores do quadro da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (65) e pessoal de empresas externas ligadas às prisões, indicou a instituição.

    Segundo uma nota daquela direção-geral (DGRSP), cujo universo envolve cerca de 20 mil pessoas, registam-se, de momento, 37 reclusos com casos ativos entre 11.315 detidos, havendo em contrapartida a assinalar 458 casos de reclusos clinicamente recuperados.

    Quanto aos jovens internados em Centros Educativos, não há casos ativos, havendo a apontar quatro casos clinicamente recuperados há já algum tempo.

    Quanto aos trabalhadores clinicamente recuperados, o número ascende agora a 197.

  • Lar do Gualdim em Santarém com 30 casos ativos

    Santarém tem, desde terça-feira, um novo surto da Covid-19 num lar, no Centro Social Interparoquial do Gualdim, que, segundo o boletim do município divulgado hoje, conta com 30 casos ativos.

    No concelho mantém-se ainda ativo o surto no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, que regista hoje 25 pessoas infetadas com o novo coronavírus, enquanto no Lar da Misericórdia de Pernes, que chegou a ter 57 infetados, o número baixou para 10.

    O número de óbitos por Covid-19 no concelho subiu para 40, sendo que 13 deles ocorreram na comunidade e os restantes em instituições de acolhimento de idosos — as casas de repouso Idoso Feliz (oito) e Fonte Serrã (sete), o lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (seis), a residência sénio Quinta Valmonte (quatro), o Centro Social Serra do Alecrim, em Alcanede (um) e o lar da Misericórdia de Pernes (um).

    A Casa de Acolhimento Paraíso dos Anjos, na povoação da Romeira, não legalizada pela Segurança Social, que chegou a ter 13 pessoas infetadas, conta agora com apenas um caso ativo.

  • Surto em lar de freguesia do Crato com 40 infetados

    Um surto de Covid-19 num lar de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, infetou, pelo menos, 40 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

    De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete (SCMG), José Marquito Vinagre, estão infetados “32 utentes e oito funcionários”, estando nesta altura hospitalizada uma das utentes.

    O provedor da SCMG, também infetado, indicou que a instituição conta com 43 residentes e 35 funcionários, estando “alguns” funcionários de baixa e “outros infetados”, o que torna “difícil” gerir aquela Misericórdia. “Não tem sido fácil ultimamente”, lamentou.

  • Brasil excede 6,7 milhões de infeções após somar 53.453 casos em 24 horas

    O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 6,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus (6.728.452), após ter contabilizado 53.453 novos casos nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Em relação ao número de mortes, o país sul-americano somou 836 óbitos entre terça-feira e hoje, totalizando 178.995 vítimas mortais devido à Covid-19.

    Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, registou mais de 800 óbitos e de 50 mil novos diagnósticos positivos.

  • Covid-19. Loures pretende que seja revista situação de risco muito elevado

    A Câmara de Loures considera que existe uma discrepância do número que é reportado pelas autoridades locais e pela Direção-Geral da Saúde e quer que a situação de risco muito elevado seja revista.

    Covid-19. Loures pretende que seja revista situação de risco muito elevado

  • Surto em lar de Alenquer preocupa autarquia

    A residência de idosos Quinta da Relva, localizada em Olhalvo, tem já 71 os casos positivos detetados: 20 funcionárias e 51 idosos, noticia o jornal local Fundamental. O número de casos poderá aumentar depois de conhecidos os restantes resultado. A instituição conta com 130 pessoas, entre funcionários e idosos.

    A este jornal o presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, assegurou existirem alternativas para acomodar os idosos infetados, se essa for a vontade e a indicação das autoridades de saúde, dando como exemplo a Base Aérea de Ota.

  • Covid-19. “Redução brutal” no acesso a cuidados de saúde não deve ser encarada como “fatalidade”

    O Presidente da APAH considera que a “redução brutal” no acesso aos cuidados de saúde não é uma “fatalidade”, defendendo a aposta “na capacitação da verdadeira telemedicina”.

    Covid-19. “Redução brutal” no acesso a cuidados de saúde não deve ser encarada como “fatalidade”

  • Israel já recebeu uma remessa de vacinas e começa a administrá-las a 27 de dezembro

    Israel recebeu esta quarta-feira a primeira remessa de vacinas contra o novo coronavírus da Pfizer/BioNTech e segundo o primeiro-ministro o plano de vacinação começa já a ser posto em prática dia 27.

    A primeira remessa contém apenas cerca de mil doses da vacina e representou um teste piloto à logística e à segurança do transporte da vacina. Entre quinta-feira e sexta-feira, deverão chegar outras 500.000 doses como anuncia a imprensa local.

  • França regista quase 15 mil novos casos em 24 horas

    A França registou nas últimas 24 horas 14.595 novos casos, tendo no total sido já confirmados 2.324.216 casos da doença Covid-19 no país desde o início da pandemia, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

    Este número está ainda muito acima do máximo de 5 mil novos casos estabelecido pelo Governo de forma a poder haver um desconfinamento no país a partir de 15 de dezembro.

    Os meios de comunicação franceses antecipam que a comunicação do primeiro-ministro, Jean Castex, na quinta-feira deve servir para anunciar a continuação das medidas restritivas e, possivelmente, a proibição de viagens entre regiões nos períodos do Natal e de Ano Novo.

    Ainda nas últimas 24 horas, houve 296 novas mortes em meio hospitalar devido ao vírus, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 56.648.

  • Eslováquia vai fechar escolas e lojas por três semanas. Ficar num hotel, só com teste negativo

    As escolas e a maioria das lojas na Eslováquia vão fechar portas durante pelo menos três semanas a partir de 21 de dezembro, para tentar conter o número de infeções no país, avança o The Guardian, citando a Reuters.

    A partir do dia 11 de dezembro, sexta-feira, os restaurantes só vão poder servir em take-away. E a partir do dia 14 só pode ficar alojado em hotéis quem tiver testes negativos. Também as grandes empresas vão ser obrigadas a testar os seus funcionários com frequência a partir de 28 de dezembro.

  • Covid-19. Fitch prevê queda da economia mundial de 3,7% em 2020

    De acordo com a Fitch, a vacina para a Covid-19 “providencia o caminho para a recuperação”, aumentando “a perspetiva para uma descida significativa da crise de saúde global a meio de 2021”.

    Covid-19. Fitch prevê queda da economia mundial de 3,7% em 2020

  • Covid-19. Ajudas do Apoiar.PT para discotecas começam a ser pagas em dezembro

    O programa Apoiar.PT já prevê, no caso dos estabelecimentos encerrados desde março como bares e discotecas, “uma majoração dos tetos de apoios de 50%”.

    Covid-19. Ajudas do Apoiar.PT para discotecas começam a ser pagas em dezembro

  • Covid-19. Recolher obrigatório às 2h no Natal e Ano Novo só se aplica nos concelhos de maior risco

    A proibição de circulação na via pública a partir das 2h nas noites da véspera de Natal, dia de Natal e passagem de ano não se aplica aos 73 concelhos considerados de “risco moderado”.

    Covid-19. Recolher obrigatório às 2h no Natal e Ano Novo só se aplica nos concelhos de maior risco

  • Covid-19. Lar da Misericórdia de Marvão com 35 infetados e um óbito

    Estão infetados “26 utentes e nove colaboradores” do lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão. O primeiro caso deste surto foi registado a 30 de novembro. Uma utente morreu.

    Covid-19. Lar da Misericórdia de Marvão com 35 infetados e um óbito

  • Espanha: 9.773 novos casos e 373 mortes

    A autoridades de saúde espanholas registaram novos 9.773 casos de infeção pelo novo coronavírus e 373 mortes desde segunda-feira. A taxa de incidência da doença está nos 193,26 casos por 100 mil habitantes, noticia o ABC. Desde agosto que não se registava uma taxa tão baixa.

    Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Salvador Illa, diz que todas as comunidades têm agora uma taxa de incidência inferior a 300 e que a ocupação de camas nos hospitais continua a descer. “Mas ainda estamos longe de onde temos que ir, a taxas em torno de 25 casos por 100 mil habitantes”, disse, pedindo a todos que façam um esforço no Natal, que permaneçam em casa com o seu núcleo familiar.

  • Mortes em Itália baixaram para 499 nas últimas 24 horas e há menos novos casos

    A Itália registou 499 mortes atribuídas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 9 de novembro, e as novas infeções continuam a diminuir, com 12.756 desde terça-feira, informou o Ministério da Saúde.

    O número total de mortes com Covid-19, desde o início da pandemia em Itália, é agora 61.739, e o número de pessoas que já foram infetadas de 1.770.149.

    Os números diários foram obtidos com menos testes do que o normal, pouco mais de 118.000, como geralmente acontece nos finais de semana ou após feriados, como sucedeu com o 08 de dezembro. A taxa de positividade no total dos testes foi de 10,8%.

1 de 3