Momentos-chave
- O adeus oficial a Paris-2024
- Morreu José Manuel Constantino, presidente do COP
- Bach: "Vocês criaram uma cultura de paz"
- Estanguet: "Não conseguimos preparar-nos para isto, para tudo o que vivemos juntos"
- Leon Marchand leva a chama da pira até ao Stade de France
- Portugal estará representado por 19 atletas na cerimónia de encerramento
- Iúri Leitão e Patrícia Sampaio serão os porta-estandartes no encerramento
- Jennifer Valente revalida título olímpico no omnium
- Maria Martins termina omnium no 14.º lugar
- Harrie Lavreysen ganha ouro no keirin em final com queda violenta
- Ellesse Andrews ganha medalha de ouro no sprint
- Maria Martins termina prova de eliminação no 14.º posto
- Maria Martins termina prova de tempo do omnium no oitavo lugar
- Pichardo na chegada a Lisboa: "Ainda não tenho a certeza, mas o que tenho em mente é ficar por aqui"
- Maria Martins começa prova de omnium com 13.º lugar no scratch
- Susana Godinho fica em 57.º na maratona
- Sifan Hassan vence maratona com recorde olímpico depois de ser bronze nos 5.000 e nos 10.000 metros
- Cerimónia de encerramento agendada para as 20h, no Stade de France
- De um ponto de vista geral, o dia conta ainda com várias finais
- Iuri Leitão e Rui Oliveira sagraram-se campeões olímpicos de madison
- Maria Martins compete no omnium a partir das 10h
- Susana Godinho já está em ação na maratona
Histórico de atualizações
-
Morreu José Manuel Constantino, presidente do COP
Morreu José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, vítima de cancro. Tinha 74 anos.
“Faleceu este domingo o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino. É com grande pesar que o COP partilha esta notícia, num dia de grande tristeza para a sua família e amigos, e para o desporto português. O nosso Presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização. A todos os familiares e amigos apresentamos sentidas condolências”, anunciou o COP em comunicado
-
Está assim encerrado o acompanhamento do Observador dos Jogos Olímpicos de Paris, onde Portugal conseguiu a melhor prestação de sempre. Obrigado por nos ter acompanhado nestas últimas horas e ao longo das últimas duas semanas e meia. Segue-se Los Angeles-2028. Até lá!
-
Montenegro: "Presto sentida homenagem à obra que deixa, evidenciada pelos recentes sucessos olímpicos portugueses"
O primeiro-ministro também já reagiu à morte do presidente do COP, deixando uma “sentida homenagem à obra que deixa, evidenciada pelos recentes sucessos olímpicos portugueses.”
Foi com profundo pesar que tive conhecimento da morte do Prof. José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Presto sentida homenagem à obra que deixa, evidenciada pelos recentes sucessos olímpicos portugueses. Em meu nome pessoal e do Governo, expresso…
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) August 11, 2024
-
Moedas: "Deixa-nos um enorme trabalho feito pelo desporto português"
O presidente da câmara municipal de Lisboa também já se pronunciou sobre a morte de José Manuel Constatino. Carlos Moedas lembra que “José Manuel Constantino dedicou a sua vida ao desporto”. O autarca diz que o presidente do COP “deixa-nos um enorme trabalho feito pelo desporto português, do qual os nossos heróis olímpicos são o melhor exemplo.”
José Manuel Constantino dedicou a sua vida ao desporto. Foi uma voz ouvida e acarinhada por toda a sociedade. Lisboa reconheceu-o com a Medalha de Mérito Desportivo da cidade. Deixa-nos um enorme trabalho feito pelo desporto português, do qual os nossos heróis olímpicos são o… pic.twitter.com/F0d9BJj0mC
— Carlos Moedas (@Moedas) August 11, 2024
-
Marcelo sobre morte de Constantino: "Dedicação ao olimpismo manifestou-se até ao último momento"
O Presidente da República evocou este domingo “com profundo pesar” o presidente do COP, José Manuel Constantino. Numa nota publicada no site da Presidência, o chefe de Estado escreve: “Condecorado em 2022 pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, José Manuel Constantino deixa uma enorme saudade a todos os tiveram o privilégio de consigo privar.” O Presidente recorda ainda que a “dedicação ao olimpismo” de Constantino “manifestou-se até ao último momento, até ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.”
-
O palco sempre foi deles. Hoje, não saíram de lá: a "gaffe" mais aplaudida de uma luta de bandas com muita luz entre Paris e LA
LA recebe os Jogos do entretenimento, do espectáculo, da new wave. Antes, Paris disse adeus a uns Jogos que foram para si uma trégua olímpica e que acabaram com uma boa “gaffe” entre a melhor música.
-
O adeus oficial a Paris-2024
É exibido pela última vez um vídeo com os melhores momentos. Terminou oficialmente a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos Paris-2024. Segue-se Los Angeles-2028 e os Jogos Paralímpicos, que começam dentro de duas semanas.
-
Yseult canta "My Way"
É hora da cantora Yseult cantar a mítica “My Way”. A canção que serve de ponte entre os Estados Unidos e França foi adaptada de “Comme d’habit”, de Claude François, por Frank Sinatra, em 1969, que a tornou num sucesso global.
A performance termina com pirotecnia oriunda da cobertura do Stade de France.
-
Bach encerra Paris-2024
“Declarado encerrados a 33.ª Olímpiada”, diz Thomas Bach, enquanto Marchand e os seis atletas do Sena apagam a chama.
De seguida, surge a passagem dos Jogos Olímpicos para os Jogos Paralímpicos. Nantenin Keita e Alexis Hanquinquant, porta-estandartes de França, assumiram a bandeira.
-
Léon Marchand entra no Stade de France com a chama olímpica
O nadador francês entra no Stade de France para a extinção da chama olímpica.
-
Snoop Dogg não podia faltar à festa
Como não podia deixar de ser, Snoop Dogg também marca presença nesta cerimónia de encerramento, com um momento musical. O cantor também foi uma das grandes figuras de Paris-2024.
Segue-se Dr. Dre.
-
Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers atuam em Los Angeles
Já na Venice Beah, em Los Angeles, Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers sobem ao palco, num vídeo que foi gravado durante o dia de sábado.
-
A estafeta até Los Angeles
No vídeo apresentado, Tom Cruise passa a bandeira olímpica a Kate Courtney, que surge na sua mountain bike. A campeão do mundo de 2018 levou o símbolo olímpico até ao Memorial Coliseum, onde encontrou o lendário velocista Michael Johnson.
Na sua corrida, o ex-atleta guia-nos até ao skater Jagger Eaton, medalha de bronze em Tóquio-2020 e prata em Paris-2024.
-
A noite que consagrava a sua melhor obra foi a do adeus: morreu José Manuel Constantino, presidente do COP
No dia do encerramento dos Jogos que tiveram a melhor participação de sempre de Portugal, José Manuel Constantino, o obreiro das duas melhores presenças, morreu já em Lisboa. Tinha 74 anos.
-
Chegou a hora de Tom Cruise
Chegou o momento mais aguardado da cerimónia de encerramento: Tom Cruise aparece. Ethan Hunt, o agente secreto mais famoso do mundo depois de James Bond, tem uma nova “Missão Impossível” em mãos.
Depois de saltar do topo do Stade de France, o personagem guia-nos pelas ruas de Paris rumo a Los Angeles, acompanhado, claro está, da bandeira olímpica. Já em território norte-americano, o letreiro de Hollywood surge com uma nova versão, com os anéis olímpicos.
-
HER canta hino dos Estados Unidos
É altura para a cantora HER interpretar o hino nacional dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner”.
A norte-americana de 27 anos é uma das artistas que três dos quatro prémios mais prestigiados dos Estados Unidos: os Grammys (ganhou 5), os Emmys (1) e os Oscars (1). Em fevereiro esteve no mítico half-time show do Super Bowl.
-
Passagem de testemunho da bandeira olímpica
No palco do Stade de France, Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris, pega na bandeira olímpica e passa-a a Thomas Bach. Segue-se Karen Bass, presidente da Câmara de Los Angeles, e Simone Biles.
As quatro personalidades encontram-se na zona que simula o oceano Atlântico, a barreira física que separa Paris de Los Angeles.
-
Bach: "Vocês criaram uma cultura de paz"
Segue-se Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI). “Apesar de todas as tensões, vieram aqui para fazer a cidade luz brilhar mais do que eu qualquer outra ocasião. Vocês [atletas] criaram uma cultura de paz”, começou por dizer.
“Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 foram uma celebração dos atletas e do desporto no seu melhor. Foram os Jogo Olímpicos de uma nova era”, concluiu.
-
Estanguet: "Não conseguimos preparar-nos para isto, para tudo o que vivemos juntos"
A cerimónia de encerramento prossegue e agora é a vez dos discursos oficiais. O primeiro a falar é Tony Estanguet, presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris-2024. O judoca Teddy Tiner representa a Europa, o atleta Eliud Kipchoge África, o mesatenista Sun Yingsha Ásia, o lutador Mijaín López as Américas, a nadadora Emma McKeon Oceânia e a pugilista Cindy Ngamba a equipa de refugiados.
“Desde o primeiro dia de Paris-2024, estávamos preparados para tudo. Havíamos antecipado todos os cenários, mas não conseguimos preparar-nos para isto, para tudo o que vivemos juntos. Queríamos imagens fortes, os nossos locais de competição ficarão na história dos Jogos. Esperávamos fervor, tínhamos paixão. Queríamos sonhar, tínhamos Léon Marchand. Até tivemos uma baleia na final do surf”, disse Estanguet.
“Nunca estive tão orgulhoso de ser francês. Mostrámos ao mundo a melhor face de França. Vocês [atletas] foram mágicos. Desde 24 de julho sentimos que tudo é magico. Em nome de todos os milhões de adeptos: muito obrigado. Bateram tantos recordes olímpicos e mundiais e com a vossa ajuda Paris-2024 conseguiu bater todos os recordes: audiência, espectadores, níveis de decibéis e até de pedidos de casamento”, prosseguiu.
“Esta noite dizemos adeus. Esta experiência foi muito forte ao longo destes dias. É claro que não queríamos que isto acabasse. Deixo o convite para os Jogos Paralímpicos”, concluiu.
-
Seguem-se Kavinsky e Angèle
O artista francês Kavinsky sobe agora ao palco do Stade de France, com “Nightcall”, que é interpretado pela cantora belga Angèle.
???? Paris is rising for Phoenix, and floating on Air! Wait, is that an Angèle we see?????
The crowd loves it. This is the Stade de Dance! ????#Paris2024 #ClosingCeremony pic.twitter.com/Q8z8MosZfH
— The Olympic Games (@Olympics) August 11, 2024