Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Vamos continuar a seguir os desenvolvimentos acerca da pandemia da Covid-19 no país e no mundo neste novo liveblog:

    Há quinze dias sem transmissão interna, China regista 17 casos importados. EUA passam os seis milhões de infetados

  • Rui Rio ataca DGS: “está pura e simplesmente a gozar com todos nós”

    Líder do PSD diz que autoridade de saúde tem de revelar o conteúdo do parecer que enviou para o PCP a propósito da Festa do Avante e insta o Governo a fazê-lo.

    Rui Rio ataca DGS: “está pura e simplesmente a gozar com todos nós”

  • Covid-19. Brasil com 566 mortos e 16.158 infetados nas últimas 24 horas

    O Brasil registou 566 mortos e 16.158 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Ministério da Saúde investiga eventual relação de 2.772 óbitos com a doença.

    Covid-19. Brasil com 566 mortos e 16.158 infetados nas últimas 24 horas

  • Covid-19: França regista 5.413 novos casos nas últimas 24 horas

    França registou 5.413 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 40 novos focos de contágio. Internamentos e óbitos não acompanham crescimento de infeções e surtos.

    Covid-19: França regista 5.413 novos casos nas últimas 24 horas

  • Covid-19. Angola regista 73 novas infeções e sem óbitos nas últimas 24 horas

    Angola registou mais 73 novos casos de covid-19, dos quais um primeiro na província da Lunda Sul, que deixa o país com apenas três regiões livres da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

    Covid-19. Angola regista 73 novas infeções e sem óbitos nas últimas 24 horas

  • Covid-19. Madeira sem novos casos há dois dias mantém total de 40 infeções ativas

    A Madeira não regista casos de covid-19 há dois dias consecutivos, mantendo-se o total cumulativo de 158, já com 118 recuperados e 40 ativos.

    Covid-19. Madeira sem novos casos há dois dias mantém total de 40 infeções ativas

  • Covid-19. EUA admitem acelerar processo de autorização de qualquer futura vacina

    O chefe da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos da América anunciou ser possível autorizar uma futura vacina contra a covid-19 antes do fim dos ensaios clínicos.

    Agência dos EUA admite acelerar autorização de futura vacina, após Trump e Pence terem dito que esperam uma cura antes do final do ano

  • DGS recusa divulgar parecer sobre o Avante, mas diz que análise é “mais complexa” do que noutros eventos

    DGS diz que enviou este domingo o parecer técnico final para a realização do Avante, a cinco dias da realização do evento. Mas refere que não vai divulgar o documento e remete para o PCP.

    DGS recusa divulgar parecer sobre o Avante, mas diz que análise é “mais complexa” do que noutros eventos

  • Covid-19. Mil passageiros no controlo de fronteira automatizado do aeroporto de Faro

    Cerca de mil passageiros usaram, nas últimas 24 horas, no aeroporto de Faro, as oito portas eletrónicas que permitem o controlo de fronteira automatizado na zona das chegadas.

    Covid-19. Mil passageiros no controlo de fronteira automatizado do aeroporto de Faro

  • Promotora explica fecho de comércio na Amora durante Avante. "A probabilidade estatística de sermos contaminados é exponencial"

    Maria Carvalho, do restaurante Rota dos Petiscos Terra e Mar, foi a principal dinamizadora nas redes sociais do fecho do comércio local na freguesia da Amora em protesto contra a realização da Festa do Avante!. À Rádio Observador garantiu que o número de adesões já ultrapassa mais de 40 estabelecimentos nas zonas adjacentes à Quinta da Atalaia contextualizou a decisão de fechar as portas como “uma questão de saúde pública.”

    “O concelho de Seixal tem 180 mil habitantes. Pela Festa do Avante e pelas áreas adjacentes vão passar cerca de 100 mil habitantes. A probabilidade de estatística de sermos contaminados é exponencial. Ainda por cima vêm pessoas de todo o país”, afirma.

    “Se já fechamos durante dois meses e tal, que diferença faz fechar três dias? Prefiro fechar três dias agora, assumindo o risco financeiro, do que fechar três semanas porque pode aparecer alguém infetado.”
    Maria Carvalho explica que os comerciantes aderentes são pastelarias, papelarias, oficinas, standes de automóveis, mini-mercados, esteticistas, cabeleireiros, etc. em zonas adjacentes à Quinta da Atalaia. São micro-empresários e empresas familiares que não vivem de subsídios públicos. Nós sabemos que vamos ter prejuízos ao fechar mas a saúde vale mais”, explicou.
    A comerciante diz, a terminar, que “convém dizer que gostamos do Avante, que gostamos das pessoas que vão ao Avante e temos apreço pelo Avante. Mas nesta altura de pandemia e restritiva, não nos podemos colocar em risco nem as pessoas que visitam a Amora”, conclui.

  • Moura. GNR dispersa convidados em casamento com 300 pessoas

    A GNR interrompeu um casamento que juntou 300 pessoas em Moura, Beja, na passada sexta-feira, e dispersou os convidados. “Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura”, adianta a GNR.

    Moura. GNR dispersa convidados em casamento com 300 pessoas

  • Números não justificam regresso de Portugal à "lista negra" do Reino Unido, defende Marcelo

    Questionado sobre a subida dos novos casos de infeção com Covid-19 em Portugal, e os avisos de que o país poderia voltar a entrar na “lista negra” de viagens do Reino Unido, Marcelo Rebelo de Sousa defende que os números não justificam uma inversão da decisão do Reino Unido.

    “Os números no Algarve são residuais em termos nacionais. Quando olhamos, ainda hoje mas em geral ao longo das últimas semanas, para esse aumento de casos que tem havido, não se pode dizer que haja um peso decisivo nos números algarvios. Não há. Há que relativizar esses números. E mesmo em termos gerais para o país há que ter atenção, há que prevenir. Não há que dizer que existem neste momento circunstâncias que justifiquem a inversão da última decisão — que tem 10 dias — do Reino Unido em relação a Portugal”, disse.

    Marcelo tem visitado o Algarve nas últimas semanas e, diz, desde que o país saiu da “lista negra” britânica que o número de turistas tem aumentado. “É ver a diferença nestes últimos dias face ao que há duas semanas”, apontou.

  • Covid-19. CDS quer SNS com contas em dia para melhor resposta a uma segunda vaga

    O CDS defendeu a publicação de uma lista de credores do Estado, para que o SNS possa acelerar os pagamentos em atraso e reforçar a sua capacidade de resposta a uma 2.ª vaga da covid-19.

    Covid-19. CDS quer SNS com contas em dia para melhor resposta a uma segunda vaga

  • Covid-19. Itália com mais 1.365 casos nas últimas 24 horas

    Itália registou 1.365 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, uma ligeira descida em relação aos últimos dias. Mas aumentou o número de doentes em cuidados intensivos, atualmente 86.

    Covid-19. Itália com mais 1.365 casos nas últimas 24 horas

  • Covid-19. Alemanha com 785 novos casos, cerca de metade da véspera

    A Alemanha registou nas últimas 24 horas 785 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, pouco mais de metade da véspera (1.479) e da média de 1.500 casos/dia das últimas duas semanas.

    Covid-19. Alemanha com 785 novos casos, cerca de metade da véspera

  • "Nunca pensei que chegássemos a cinco dias [do Avante] sem conhecer as regras do jogo", critica Marcelo

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criticou este domingo que, a cinco dias da realização da Festa do Avante, ainda não sejam conhecidas as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização do evento. O chefe de Estado diz-se preocupado com a falta de clareza nas regras.

    “Quando a 26 de maio deste ano promulguei a lei n.º 19/2020 sobre festivais e festas chamei a atenção para três pontos importantes. Primeiro é que quando as autoridades sanitárias, leia-se DGS, interviessem, interviessem com clareza. A segunda era de forma atempada, para as pessoas conhecerem com antecedência as regras de jogo. E a terceira respeitando o principio de igualdade. Tinha de se tratar igualmente situações iguais”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Monchique.

    “Estamos hoje a cinco dias da realização e não se conhece a posição das autoridades sanitárias sobre as regras que entendem que devem presidir à realização” do Avante, criticou.

    O Chefe de Estado considera que “não há conhecimento atempado [das regras], não há clareza — para haver clareza é preciso saber quais as regras”.

    “Acho que isto não é bom para ninguém, não é bom para o Estado. No fundo, DGS significa Estado. Não é bom para quem organiza, esta indefinição de regras, e não é bom em geral para a credibilidade que é fundamental neste momento. Estamos no meio de uma pandemia, que tem conhecido altos e baixos. Ultimamente, os valores têm subido um bocado.”

    “Mais do que noutras ocasiões impunha-se que se soubesse com antecedências as regras do jogo, não se sabe. Que se conhecesse as regras do jogo com clareza, não se conhece. E se pudesse comparar com outras situações, não é possível. Isso preocupa-me”, concluiu. “Nunca pensei que chegássemos a cinco dias sem conhecer as regras do jogo”.

  • Reino Unido com mais 1.715 novas infeções, o maior valor desde 4 de junho

    O Reino Unido registou nas últimas 24 horas mais 1.715 novos casos de infeção (no sábado tinham sido 1.108 novas infeções), de acordo com o último boletim. É o maior aumento diário desde o dia 4 de junho, quando foram reportados 1.805 casos, segundo a BBC.

    Nas últimas 24 horas morreu mais uma pessoa com Covid-19 (no dia anterior tinham sido 12 os óbitos).

    Desde o início da pandemia, já morreram no Reino Unido 41.499 pessoas e foram infetadas 334.467 pessoas.

  • Mais de 40 comerciantes de Amora vão fechar portas durante Festa do Avante

    Preocupados com o risco de saúde pública, mais de 40 comerciantes preferem abdicar de três dias de negócio durante a Festa do Avante!, que se realiza na próxima semana, entre 4 e 6 de setembro.

    Mais de 40 comerciantes de Amora vão fechar portas durante Festa do Avante

  • Alemanha com 785 novos casos, metade dos da véspera

    A Alemanha registou nas últimas 24 horas 785 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, pouco mais de metade da véspera (1.479) e da média de 1.500 casos/dia das últimas duas semanas.

    Segundo o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, de sábado para hoje foram diagnosticadas 785 infeções e registadas seis mortes associadas à covid-19.

    O país regista nas últimas semanas uma média de 1.500 casos/dia. No sábado passado, foram diagnosticadas 2.034 novas infeções, o nível mais alto desde finais de abril.

    Desde o início da pandemia, a Alemanha totaliza 241.771 casos e 9.295 mortes.

    O pico máximo da pandemia na Alemanha ocorreu entre finais de março e abril, quando chegaram a registar-se 6.000 novos casos por dia.

    Em finais de junho, os novos casos andavam na ordem os 350 por dia, começando a aumentar para 800 a 950 em julho e ultrapassando os 1.000 no princípio de agosto.

  • Covid-19: Açores com mais dois casos em São Miguel

    Os Açores registam mais dois casos positivos de Covid-19, em São Miguel, mas um homem diagnosticado com a doença saiu da região, “à revelia das autoridades”.

    Covid-19: Açores com mais dois casos em São Miguel

1 de 2