Histórico de atualizações
  • O nosso liveblog fica por aqui. Portugal perdeu com a Sérvia no Estádio da Luz e terá de disputar o playoff de acesso ao Mundial 2022. O acompanhamento ao minuto do Observador regressa durante a semana e com a Taça de Portugal: o Sporting recebe o Varzim (quinta-feira, 20h15), o Benfica joga com o P. Ferreira na Luz (sexta-feira, 20h45) e o FC Porto defronta o Feirense no Dragão (sábado, 20h15). Obrigada por ter estado connosco. Boa noite!

  • Ronaldo frustrado, Fernando Santos a consolar jogadores e o desânimo total: as imagens da desilusão da Seleção

    Cristiano Ronaldo ficou frustrado e sentou-se no chão, Fernando Santos entrou em campo para consolar os jogadores e a Seleção sofreu um balde de água fria. As imagens da desilusão portuguesa.

    Ronaldo frustrado, Fernando Santos a consolar jogadores e o desânimo total: as imagens da desilusão da Seleção

  • Como se explica tanto talento e más exibições? Fernando Santos fez uma pausa e admitiu: "A verdade é que o talento não se exprime"

    No momento da análise da derrota frente à Sérvia, e questionado sobre o porquê de haver tanto talento na Seleção nacional e de as exibições deixarem a desejar, Fernando Santos fez um momento de pausa.

    “Temos talento, muita qualidade, jogadores com muita qualidade… O que é verdade é que talento não se exprime, não ligamos três ou quatro passos, não conseguimos tocar a bola entre quatro, cinco, seis jogadores seguidos e temos de encontrar solução para isso”, admitiu o selecionador nacional.

    Apesar dos dois últimos jogos e de ser preciso ir aos playoffs para ainda sonhar com o Qatar, Fernando Santos considera que esta equipa “já deu provas” e esteve “sempre presente” nas provas mais importantes.

    “Também estou triste e frustrado, mas não deixo de ter confiança em mim e nos meus jogadores”, enalteceu, frisando que a equipa tem de se preparar para a próxima fase e “estar bem” para marcar presença na fase final do Mundial.

  • Fernando Santos acredita ter "capacidade para levar Portugal ao Qatar"

    Na conferência de imprensa após a derrota frente à Sérvia, Fernando Santos mostrou-se disponível para continuar a liderar a Seleção nacional e afastou um cenário de demissão.

    Questionado sobre a insatisfação demonstrada pelo público após o apito final e a falta de apuramento (sendo necessário ir ao playoff), o selecionador nacional desvalorizou: “O público está insatisfeito, equipa não jogou bem estes jogos e é normal que portugueses não manifestem essa vontade.”

    Contudo, assumiu que não conta demitir-se: “Estou aqui e acredito que tenho toda a capacidade para levar Portugal ao Qatar.”

  • Portugal disputa playoff de acesso ao Mundial 2022 em março e a duas eliminatórias. Fernando Santos diz que Seleção "vai estar no Qatar"

    Pela primeira vez desde 2014, Portugal terá de disputar um playoff de acesso a uma grande competição. Seleção conhece o adversário a 26 de novembro e joga em março a duas eliminatórias.

    Portugal disputa playoff de acesso ao Mundial 2022 em março e a duas eliminatórias. Fernando Santos diz que Seleção “vai estar no Qatar”

  • "O balneário está de rastos, mas temos de correr atrás deste apuramento", afirma João Palhinha

    Na flash interview no final do jogo, João Palhinha afirmou que Portugal “não fez um bom jogo”, mas ainda acredita no apuramento para o Mundial do Qatar.

    “Estamos aqui para assumir a responsabilidade”, começou por referir.

    “Estamos muito tristes e balneário está de rastos, mas temos de correr atrás desse apuramento nos próximos jogos do playoff“, apontou o internacional português, mostrando que a Seleção “ainda acredita que é possível” e que “está ao alcance” desta equipa.

    Palhinha admitiu ainda que Portugal “defendeu mais do que pretendia neste jogo” e que havia “a capacidade e nível para ser superior, infelizmente não aconteceu”.

    “Temos de reagir às derrotas, as derrotas não acontecem por acaso (…) mas isto tem de servir de estímulo e dar-nos mais força”, concluiu.

  • Marcelo acredita que a Seleção nacional ainda vai estar no Qatar: "Estamos habituados a sofrer e vamos passar"

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve com os jogadores da Seleção nacional após a derrota e transmitiu-lhes uma palavra de esperança.

    “A vida é feita disto, o último minuto. A luta continua. Em março há mais, estamos habituados a sofrer até ao fim e vamos passar”, afirmou o Presidente da República à saída do Estádio da Luz, esperançoso de que Portugal ainda consiga apurar-se para o Mundial de 2022.

  • "Vamos estar no Qatar", assegura Fernando Santos

    Questionado sobre a necessidade de ir aos playoffs para chegar ao Mundial do Qatar, Fernando Santos foi perentório: “Vamos estar no Qatar.”

    “Esta equipa tem moral para ganhar, os jogadores sabem, eu sei, todos sabemos que não fizemos o que devíamos ter feito, tentámos, não conseguimos, mas vamos estar no Qatar”, assegurou Fernando Santos.

    O selecionador nacional diz que a equipa “joga sempre para ganhar e sempre a pensar no momento ofensivo do jogo e não tanto no momento defensivo, mas nem sempre sai como queremos”.

  • "A responsabilidade é minha." Fernando Santos assume que a "Sérvia foi melhor"

    Fernando Santos, selecionador nacional, admite a responsabilidade da derrota da Seleção nacional frente à Sérvia: “A responsabilidade é minha.”

    “Os jogadores não conseguiram ou a mensagem não passou, não sei”, desabafou o técnico da Seleção, lembrando que a equipa entrou “muito bem no jogo”, mas que houve “muita dificuldade em chegar ao adversário”.

    “A Sérvia foi melhor, é a verdade. Tentámos”, afirmou, referindo que Bernardo Silva “foi o único” que teve bola.

  • A notícia de uma mudança de sina foi manifestamente exagerada (a crónica do Portugal-Sérvia)

    Portugal marcou cedo, jogou sempre muito pouco e sofreu um balde de água fria que só pecou por tardio. A sina mantém-se e nunca desapareceu — e algo terá de mudar para um capítulo novo começar.

    A notícia de uma mudança de sina foi manifestamente exagerada (a crónica do Portugal-Sérvia)

  • O golo de Mitrovic que pôs a Sérvia no Mundial e Portugal no playoff

  • As estatísticas finais

  • Espanha apurada para Mundial. Suécia vai aos play-offs

    A Espanha assegurou a sua 16.ª presença em campeonatos do mundo de futebol, a 11.ª consecutiva, ao vencer por 1-0 na receção à Suécia, na oitava e última jornada do Grupo B de qualificação europeia.

    A seleção espanhola segurou a vitória no agrupamento, ao somar 19 pontos, mais quatro do que os suecos, que foram relegados para os ‘play-offs’.

    Campeã do mundo em 2010, na África do Sul, a Espanha conta 15 presenças em fases finais do Mundial, sem falhar nenhuma edição desde 1978. Em 2018, não foi além dos oitavos de final, fase em que foi eliminada pela Rússia, no desempate através de grandes penalidades.

    A Espanha juntou-se ao anfitrião Qatar, ao sul-americano Brasil e às europeias Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Croácia e Sérvia, como já qualificadas para o Mundial, que vai ser disputado entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

  • "Péssimo jogo de Portugal." Bernardo Silva pede desculpa aos portugueses

    “Péssimo jogo de Portugal.” As palavras são de Bernardo Silva no final do jogo em que a Seleção nacional foi derrotada pela Sérvia ao cair do pano.

    O internacional português admitiu que “a Seleção tem de fazer muito melhor do que fez hoje”, reiterando que “a exibição foi péssima” e que os jogadores têm de olhar para o que fizeram em campo.

    Bernardo Silva disse ainda que “não houve 10 minutos em que Portugal estivesse melhor do que a Sérvia”.

    “Em casa com 65 mil pessoas tínhamos de fazer muito melhor”, assumiu o jogador português, que pediu “desculpa aos portugueses”.

  • Final da partida! Portugal perde com a Sérvia e terá de ir ao playoff de acesso ao Mundial (1-2)

    Fim do jogo! Portugal perde com a Sérvia na Luz, falha o apuramento direto para o Mundial 2022 e terá de ir ao playoff para tentar estar presente no Qatar. Renato Sanches, Tadic e Mitrovic marcaram os golos da partida (1-2)

  • Entretanto, já se cumprem os quatro minutos de tempo de desconto.

  • Que balde de água fria para Portugal. Tadic cruzou na direita e Mitrovic apareceu ao segundo poste a cabecear para bater Rui Patrício. Com este resultado, a Seleção Nacional tem de ir ao playoff de acesso ao Mundial.

  • Golo da Sérvia!

    É o golo da Sérvia! Marca Mitrovic!

  • Substituição na Sérvia

    Sai Kostic, entra Jovic.

  • Dupla substituição na Seleção Nacional

    Saem e Diogo Jota e Renato, entram João Félix e Rúben Neves.

1 de 4