Histórico de atualizações
  • Encerramos este liveblog, onde acompanhámos atentamente todas as incidências da cerimónia de abertura de Tóquio 2020, e abrimos um outro para seguir o primeiro dia (ou madrugada) de Jogos Olímpicos. A partir deste momento, pode acompanhar-nos aqui:

    Catarina Costa venceu na repescagem e vai discutir o bronze em -48kg no judo. China arrecadou os dois primeiros ouros dos Jogos

  • Um pró-Trump, Guterres, a versão Pita Taufatofua II, uma dança viral e a "invasão" pacífica: o outro lado da cerimónia de abertura dos Jogos

    A cerimónia de abertura dos Jogos teve três diretores em sete meses – e o último caiu na véspera. Foi diferente. Algumas coisas piores, a maioria diferente. E com pormenores que não passaram ao lado.

    Um pró-Trump, Guterres, a versão Pita Taufatofua II, uma dança viral e a “invasão” pacífica: o outro lado da cerimónia de abertura dos Jogos

  • Remadores Fraga e Costa equacionam a repescagem rumo às meias-finais

    Os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa estão “super focados” para as meias-finais da prova de double-scull ligeiro dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

    Remadores Fraga e Costa equacionam a repescagem rumo às meias-finais

  • Unidade de Integridade do Atletismo investiga fraude na obtenção de mínimos

    Os casos envolvem fotografias de chegadas à meta não confiáveis, medição incorreta de distâncias, uso ilegal de ‘lebres’ para marcar o ritmo, infrações nos lançamentos e cronometragem incorreta.

    Unidade de Integridade do Atletismo investiga fraude na obtenção de mínimos

  • Macron diz que França está preparada para Paris 2024

    O Presidente francês anunciou que a França está preparada para receber os Jogos Olímpicos de Paris 2024, após conversa com imperador do Japão.

    Macron diz que França está preparada para Paris 2024

  • Comitiva portuguesa faz furor nas redes

    A entrada de Portugal no Estádio Olímpico de Tóquio está a fazer furor nas redes sociais.

    “Os portugueses estão realmente excitados” por participar na competição, escreveu o crítico de televisão britânico Scott Bryan no Twitter.

    A própria organização dos Jogos já tinha destacado a energia dos atletas lusos ao atravessar o estádio, entre saltos e danças efusivas.

  • Jovem de 20 anos bate o primeiro recorde olímpico nos Jogos de Tóquio

    A sul-coreana An San tornou-se esta sexta-feira a primeira atleta a bater um recorde olímpico em Tóquio2020, ao estabelecer novo máximo na prova individual de tiro com arco, com 680 pontos, durante a fase de qualificação.

    An San, de 20 anos, superou um recorde que tinha sido fixado pela ucraniana Lina Herasymenko em Atlanta1996, com um total de 673 pontos, ainda antes da realização da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos na capital japonesa que ocorre ao início da tarde desta sexta-feira.

    As três arqueiras melhor classificadas nesta fase da prova foram todas sul-coreanas, com resultados que superaram o anterior máximo olímpico: Jang Minhee foi segunda colocada, com 677 pontos, e Kang Chae Young terminou no terceiro lugar, com 675.

    Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão decorrer até 8 de agosto, após o adiamento por um ano devido à pandemia da covid-19.

    Lusa

  • A beleza da chama olímpica dos Jogos Olímpicos de Tóquio

  • A chama olímpica!

  • Está acesa a chama olímpica!

    Já arde no Estádio Olímpico o simbólico fogo da união e da superação que os Jogos Olímpicos representam.

    A tenista Naomi Osaka levou a chama até ao fim.

  • Está a chegar a chama olímpica...

    Prestes a ser completado o que resta do grande percurso da tocha.

    São os japoneses Saori Yoshida, antigo wrestler, e a judoca Tadahiro Nomura a transportar a chama. Ainda a vão passar para vários ex-desportistas japoneses que aguardam a tocha e vão guiar a chama até ao seu local final. Vai tocando o Bolero de Ravel.

  • Bandeira olímpica vai ser hasteada

    A bandeira olímpica entrou no estádio pelas mãos de representantes de cada um dos cinco continentes, juntamente com um membro equipa olímpica de refugiados.

  • Thomas Bach: “A pandemia separou-nos, manteve-nos distantes, até longe dos que amamos. Esta separação tornou-se um túnel negro. Mas hoje, onde quer que estejam no mundo, estamos unidos neste momento de partilha. A chama olímpica faz a luz brilhar mais sobre todos nós”.

  • Que imagens incríveis...

  • Imperador do Japão diz de sua justiça!

    Naruhito, imperador do Japão, declara abertos os Jogos Olímpicos de Tóquio

  • Seiko Hasimoto, presidente do Comité de Organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, discursou e, sem descurar obviamente os tempos conturbados e as dificuldades em organizar a olimpíada, agradeceu aos atletas por comparecerem.

    Por seu lado, Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, diz que estes Jogos são “um momento de esperança”. “Sim, é muito diferente, mas vamos aproveitar o momento. Estamos todos juntos aqui”, frisou.

  • Judoca argelino desiste dos Jogos em apoio pela causa palestiniana

    Fethi Nourine, judoca argelino, anunciou que decidiu abdicar da sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Uma posição com razões políticas.

    Em sorteio, Nourine teria de enfrentar o atleta israelita Tohar Butbul. Mas, em apoio pela causa palestina, decidiu que não ia marcar presença na competição. “Trabalhámos muito para nos qualificarmos para os Jogos, mas a causa palestiniana é maior que isso”, disse o argelino, citado pelo jornal brasileiro Estadão.

  • A beleza tecnológica dos drones

1 de 5