O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters

    Últimas

  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Fact Check

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Prémios Auto 2021

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Explicadores
  • Especiais
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2021 Observador

213kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

  • Newsletters /
  • 360º
Subscrever

Vacina de Oxford com eficácia de 70%. O que muda esta madrugada no seu concelho. Irlanda e Bélgica são exemplos para Portugal? E a glória de Miguel Oliveira

23 Nov 2020, 09:50
europcar
Ver no browser
Observador
Observador

360º

Fotografia de Pedro Jorge Castro
Pedro Jorge Castro
Diretor-Adjunto
Segunda, 23 Nov 2020

Enquanto dormia…

… soube-se que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford contra a Covid-19 tem 70% de eficácia. É bastante abaixo das vacinas da Moderna e da Pfizer, que prometem proteger 95% da população. Mesmo assim, como é uma vacina mais barata e mais fácil de armazenar e distribuir porque exige temperaturas menos baixas do que as necessárias para conservar as concorrentes, ainda pode ter um papel importante na contenção da pandemia, caso seja aprovada pelos reguladores. E os investigadores dizem que a eficácia ainda pode subir para 90%.

Na reunião de peritos do Infarmed, Baltazar Nunes avançou Irlanda e Bélgica como exemplos de países que Portugal devia estar a seguir para tirar lições. Ambos estão em confinamento e a descer do pico da segunda vaga, embora tenham números muito diferentes. Mas apesar desta evolução, ambos se arriscam a não ter um Natal muito diferente. A Vera Novais olhou para as medidas restritivas nestes dois países e comparou-as com o que se passa em Portugal.

Hoje à meia-noite entra em vigor o novo estado de emergência. Passa a ser obrigatório o uso de máscara nos locais de trabalho. E o país ficou dividido em quatro grupos de concelhos, por nível de risco, com três escalas de restrições diferentes. Se abrir este mapa de Portugal pode ver:

  • uma mancha vermelha nos distritos do Porto, norte de Aveiro e Braga, onde se concentra a maioria dos concelhos de risco extremamente elevado, com mais de 960 casos por cem mil habitantes.
  • uma mancha laranja em Lisboa, Trás-os-Montes ou Guarda, por exemplo, para os concelhos de risco muito elevado, com mais de 480 casos por cem mil habitantes
  • uma mancha amarela nas zonas de Leiria ou Alto Alentejo, para concelhos de risco elevado, com mais de 240 casos por cem mil habitantes.
  • e uma mancha cinzenta no Alentejo, parte do Algarve e mais algumas “ilhas” no resto do país, onde ficam os concelhos de risco moderado, e por isso sujeitos a menos restrições.

Veja aqui as medidas em cada concelho. 

O piloto português Miguel Oliveira venceu ontem o Grande Prémio de Portugal em Moto GP, uma prova que liderou do início ao fim. “Calculista, genial, perfeito”, descreveu o nosso editor de Desporto, Bruno Roseiro. “Surreal! Sonha-se com este tipo de corridas… É incrível”, disse o piloto, que se abraçou à família, chorou e subiu ao pódio para abrir o champanhe que não bebeu. Um comentador da SportTV tinha apostado rapar o cabelo em caso de vitória de Miguel Oliveira e foi o próprio piloto a fazer o corte em direto, como pode ver aqui.

Esta newsletter traz-lhe as outras notícias mais relevantes para começar esta segunda-feira. Vamos fazer tudo para o manter informado ao longo do dia. Pode ficar desde já a ouvir a Rádio Observador enquanto lê as notícias no seu jornal. Boa semana. E até já.

As notícias do dia

O nosso liveblog: Oxford. Tomar meia dose da vacina foi mais eficaz
Observador
Doentes com Covid-19 identificada 10 dias antes das presidenciais não votam
Público
Desde 2013 que não se reformavam tantos professores
Correio da Manhã
Marques Mendes: "António Costa devia fazer um apelo ao PCP para adiar congresso"
SIC/Observador
Comité central do PCP aprova lista e promete condições sanitárias no congresso
Lusa
Serviços prisionais com 435 casos positivos de Covid-19
Lusa
Portugal é o 12.º país da Europa com mais novos casos por 100 mil habitantes
Observador
Sondagem. Marcelo ganha à primeira. Marisa e Ventura aproximam-se de Ana Gomes
CM/Jornal de Negócios
"Marcelo foi ministro da propaganda do Governo", diz candidato liberal
Agência Lusa
Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado
Bloomberg
"Profeta na sua terra", "arrasador", "sensacional": Miguel Oliveira lá fora
Observador
Pedro Pinto sai da TVI e passa a diretor de comunicação do Benfica
CM

O que se passa lá fora

Fotografia
Coronavírus

Espanha e Alemanha começam a vacinar em janeiro

Fotografia
Coronavírus

EUA. Vida normal poderá ser retomada "em maio"

Fotografia
Estados Unidos da América

"Embaraço nacional". Velho aliado larga Trump

Fotografia
Bielorrússia

Mais de 200 detidos nos protestos em Minsk

Os nossos fact-checks

Fotografia
Fact Check

Hacker revelou fraude nas eleições brasileiras?

Fotografia
Fact Check

Uso de máscara provocou aumento de casos?

Fotografia
Fact Check

Observadores foram afastados na Filadélfia?

Fotografia
Fact Check

Crianças estão internadas por causa da máscara?

os nossos especiais

Fotografia
Adoção

Pais que devolvem adotados deveriam ser julgados? /premium

Fotografia
Coronavírus

Como a polícia controla os confinados /premium

Fotografia
Livros

Mariana Enriquez entre a crueldade argentina /premium

Fotografia
Literatura

"Consentimento". A vingança de Vanessa Springora /premium

Fotografia
Reportagem

O grito de Chelas: "Não nos tirem a identidade" /premium

A nossa opinião

Fotografia do Colunista
Helena Garrido

O medo do (des)governo da pandemia /premium

O Governo parece estar a tomar medidas a medo e com falta de informação. O Presidente poupa nas criticas, com medo de desunir. Medo temos de ter todos nós. Resta-nos proteger-nos.

Fotografia do Colunista
Luís Rosa

O vírus comunista /premium

Os danos reputacionais para o PCP pela insistência em festas e congressos em tempo de pandemia levam a um perigo bem real de o partido ficar reduzido a uma seita de alucinados.

Fotografia do Colunista
Eduardo Sá

Infelizes, devagarinho /premium

A diferença entre ser feliz ou infeliz, devagarinho, traça-se pela forma como, sempre que somos felizes, quando olhamos quem se ama, se sente que a beleza dessa pessoa será “a luz dos nossos olhos".

Fotografia do Colunista
Bruno Bobone

Morreu o amigo de Portugal

João Flores foi uma raridade. Era absolutamente português e vivia em Madrid como um espanhol. Foi recebido na elite madrilena como um deles, mas fazia questão de falar espanhol com o sotaque português

Fotografia do Colunista
Ricardo Evangelista

A luz ao fundo do túnel

A vacina para a Covid-19 cria expetativas reais de um regresso à normalidade em 2021. Também nos relembra o papel essencial que a Ciência tem nas nossas vidas.

Mais para ler

Fotografia
Estados Unidos da América

As memórias de Obama com Biden: "Decente, mas..." /premium

No recém-lançado primeiro volume das suas memórias políticas, Barack Obama coloca Joe Biden ao nível de outros colaboradores — e embora o elogie, também lhe sublinha os defeitos e falhas de análise.

Fotografia
Livros

"Fiz o que pude". As memórias de Theotónio Pereira /premium

O Observador publica um excerto do novo livro "Pedro Theotónio Pereira: o outro delfim de Salazar", a biografia do político do Estado Novo, da autoria do historiador Fernando Martins.

Fotografia
Família Real Britânica

Irmão de princesa Diana diz que The Crown é ficção

O irmão de Diana diz que a série "The Crown" se baseia em "muita conjetura e muita invenção". Amigos do príncipe Carlos acusam Netflix de explorar a dor da família real.

Fotografia
Celebridades

Dolly Parton: a vida da mulher que nos quer salvar /premium

É filantropa, empresária e um ícone da música country. Em 2020, Dolly leu livros para ajudar a adormecer crianças, criou um meme viral e financiou parte de uma vacina contra a Covid.

Fotografia
Premier League

Jota volta a marcar e faz história em Anfield

Jota foi titular e voltou a fazer um golo em Anfield frente ao Leicester (3-0), tornando-se o primeiro a marcar nos quatro jogos iniciais em casa e colocando o Liverpool no topo a par do Tottenham.

Fotografia
Séries

"Gambito de Dama". O que está certo ou errado? /premium

Falámos com três experientes jogadores portugueses para perceber onde estão as falhas e os méritos de uma das séries mais populares do momento. E todos estão de acordo: talvez o xadrez fique a ganhar.

Rádio Observador

Fotografia
Rádio Observador

Falam todos socratês e nem dão por isso

Fotografia
Rádio Observador

Vamos ficar parados enquanto outros são vacinados?

Fotografia
Rádio Observador

Recortes de jornais servem para tomar medidas?

Fotografia
Rádio Observador

O que diz Bill Gates sobre o pós-pandemia

Fotografia
Rádio Observador

Elle Macpherson, uma voz anti-vacinação

Fotografia
Rádio Observador

Covid-19. "Governos usam medidas medievais"

Fotografia
Rádio Observador

“O caminho da felicidade não é a facilidade”

Fotografia
Desporto

Porto tem nota positiva. Benfica leva chumbo.

Fotografia
Viagens

Da China vermelha aos oceanos azuis

Fotografia
Humor

Chegaram os Jogos com Fronteiras Concelhias

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter 360º diretamente no seu email

Enquanto dormia, preparámos para si um guia resumido do que se passa. Logo de manhã, pelas 9h00, todos os dias úteis.

  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Mais newsletters

360º

Ganhar o verão. Ganhar vacinas. Ganhar Lisboa?

26/2/2021, 9:42
360º

Marcelo define guião para desconfinar pós-Páscoa

25/2/2021, 9:36
360º

Costa precisa de 15 dias. Marcelo está descontente

24/2/2021, 9:15
360º

A reabertura das escolas e Loureiro suspeito

23/2/2021, 9:21

O melhor do Premium

Celebridades

Irmãs Patrocínio: "Põem-nos todas na mesma gaveta" /premium

20/2/2021, 16:21 203
Coronavírus

As linhas vermelhas para desconfinar (e confinar) /premium

24/2/2021, 22:31 214
Política

Resignados e conformados com a mediocridade /premium

Alexandre Homem Cristo
25/2/2021, 0:10 536
Julgamentos

Mariana diz que cometeu o crime por amor /premium

24/2/2021, 22:00 344

Populares

Angela Merkel

Merkel: "Educadora deve ser vacinada antes de mim"

25/2/2021, 23:04 33642
Saúde

Em abril haverá canábis medicinal nas farmácias

25/2/2021, 9:26 5921
Andebol

O guerreiro não resistiu: morreu Alfredo Quintana

26/2/2021, 13:35 11306
Coronavírus

Covid-19. Cabrita responsabiliza portugueses 

25/2/2021, 8:38 3310

Últimas

Vacinas

Comité da FDA autoriza vacina da Johnson&Johnson

27/2/2021, 2:54
Coronavírus

Os problemas éticos do certificado de vacinação /premium

27/2/2021, 2:44
Coronavírus

Berlim. Alunos podem optar por repetir ano letivo

27/2/2021, 2:22
Paulo de Morais

Plano de Resiliência "não dá garantias"

27/2/2021, 2:18
A página está a demorar muito tempo.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2021

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

Apple Watch mockup
  • Descarregar na App Store
  • Disponível no Google Play