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Os noruegueses são muito sensíveis ao tema “eléctricos”, razão pela qual o organismo local equivalente ao “nosso” Automóvel Club de Portugal submete com regularidade modelos aos mais diferentes tipos de testes. Concentramo-nos numa dessas provas, que envolveu nada menos que 25 veículos, com preços entre os 30 mil e os 100 mil euros. |
Em cima da mesa estava apenas um critério: apurar que distância seriam capazes de percorrer até parar por completo, isto é, continuando a rodar mesmo depois de a bateria indicar 0% de carga. Um teste extremo de autonomia, portanto, que embora não seja recomendável para a mecânica, pelo menos deveria ser feito uma vez pelo proprietário de um carro eléctrico, para que o condutor tenha uma noção mais exacta das limitações do seu veículo, prevenindo a eventualidade de ter de lidar com alguma situação de emergência. |
Há modelos que fazem muito mais do que aquilo que anunciam, outros que pouco mais e ainda se dá o caso de um eléctrico mais antigo conseguir superar a proposta mais recente da mesma marca. Enfim, os resultados estão aqui e as surpresas são mais que muitas, algumas delas indiciando que o “tamanho” da bateria, afinal, não é assim tão determinante… |
Curiosamente, Elon Musk seguiu o mesmo raciocínio no novo Model S Plaid, que tem uma bateria mais pequena. Uma opção que, à partida, se estranha e parece um erro (tal como acontece com o volante “yoke”, que ainda vai dar que falar) e que permitiu à Lucid provocar a rival Tesla, relembrando em tom jocoso o que é realmente importante. |
Brincadeiras à parte, o CEO da Tesla, que é “só” o 3º homem mais rico do mundo, está a viver numa casinha que parece um caixote transportável. Isto é quase tão estranho (ou mais) como o facto de a Volkswagen ter decidido que os seus altos quadros, durante uns tempos, não podem ter como carro de serviço um dos novos eléctricos da marca. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Dacia
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O construtor romeno procede à actualização do Duster, líder do segmento nas vendas a particulares, no mercado europeu. Há alterações na frente, o habitáculo evolui e a gama de motores foi revista.
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Peugeot
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Depois do 308 berlina, a eis a nova carrinha da Peugeot destinada a competir no segmento C. Uma opção a ponderar para os que querem satisfazer as necessidades familiares sem abdicar de sofisticação.
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Lexus
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A Lexus revelou o seu novo NX, o sucessor do SUV com o mesmo nome que surgiu em 2014. Tem personalidade e formas musculadas, mais equipamento e uma mecânica PHEV que reduz custos e emissões.
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Bugatti
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A primeira apresentação ao público do Bugatti Bolide permitiu não só ver o modelo à luz do dia, como conhecer um pouco mais dos seus segredos. Tem 1824 cv e um ronco brutal.
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Em modo eléctrico
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Audi
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Os futuros A3 e A4, que surgirão antes de 2025, vão ser exclusivamente eléctricos. A Audi anunciou que vai abandonar por completo os motores de combustão, o que acontecerá já em 2026 com um SUV.
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Tesla
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A Tesla admitiu que reduziu a capacidade da sua bateria do Model S, quando a concorrência está a aumentá-la. A estratégia passa por conter custos e peso, ainda que a autonomia aumente.
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Audi
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A Audi iniciou as vendas do novo Q4 e-tron, o seu SUV eléctrico mais atraente e com maior autonomia. Possui quatro níveis de potência e duas baterias, com a versão Sportback a surgir após o Verão.
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BMW
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Não era segredo que a BMW planeava lançar um eléctrico alimentado com a energia gerada a bordo com recurso a célula de combustível de hidrogénio. Os testes arrancaram e o lançamento está confirmado.
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Tech Auto
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A Iveco está apostada em lançar no mercado, ainda em 2021, o seu primeiro camião eléctrico. Para tal vai aliar o seu S-Way à tecnologia da Nikola, uma startup com algumas questões de credibilidade.
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Muito à frente
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Tesla
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Muito se falou durante a apresentação do novo Tesla Model S Plaid do seu volante "yoke", sem aro superior. Agora que finalmente alguém teve a oportunidade de o testar, não parece prático de utilizar.
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Volvo
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O construtor nórdico, apontado como um dos que está a dar passos mais determinados para a mobilidade eléctrica, alia-se à Northvolt numa joint-venture que prevê a construção de uma fábrica na Europa.
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Ford
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Porque há casos de pais que se esquecem dos filhos no carro e estes acabam por morrer, a tecnologia automóvel pode ser decisiva para evitar desgraças. A Ford mostra como com um bebé de gelo.
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Motos
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Não é uma loucura em termos de potência ou de velocidade máxima, mas esta Wayscral (equivalente a uma 50 cm3) é mais confortável que uma trotineta, anuncia 60 km de autonomia e recarrega num instante.
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Mobilidade urbana
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Esta bicicleta, à semelhança do que acontece com os cães, pode ser chamada para se deslocar até ao dono. Também evita obstáculos, faz ultrapassagens e circula autonomamente.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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Quem possui uma fortuna de 156.9 mil milhões de dólares, tradicionalmente habita numa casa luxuosa, com todos os requintes. Não Elon Musk, que se mudou para uma casa pré-fabricada de 50.000 dólares.
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Mercedes-Benz
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Apostada em criar rapidamente uma oferta de veículos eléctricos tão vasta quanto possível, a Mercedes está também decidida a criar um novo tipo de relacionamento (e pagamento) com os concessionários.
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Polestar
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Normalmente, um fabricante de automóveis passa ao lado do negócio das obras de arte. Mas não os suecos da Polestar, que abriram uma “campanha de trocas” para escoar o seu primeiro coupé híbrido.
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Dacia
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O Grupo Renault já tinha afirmado que o objectivo passava por puxar a Dacia para cima, mantendo os preços em baixo. Daí que as concessões se preparem para mudar o logotipo para a chegada do Bigster.
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Supercarros
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Todos os países têm quem tente importar ilegalmente veículos, evitando impostos ou a dar a volta ao fisco. Na maioria dos casos, a questão é decidida em tribunal. Mas há países que têm outros métodos.
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