|
|
|
|
Bom ano! |
Neste início de 2022, e depois da imprevisibilidade trazida pela pandemia, nada como saber com o que contamos. Por isso, para ajudar na escolha de potenciais compradores ou, simplesmente, para colocar em perspectiva que lançamentos são esperados, reunimos as (principais) novidades que serão introduzidas no mercado automóvel português ao longo deste ano. São 54 e estão organizadas de A a V, contendo sempre que possível a data de chegada, ou de revelação, e o preço de entrada, além de uma ligação para informações mais detalhadas. |
Mas 2022 faz-se também do que está para trás. E, nesse sentido, arrisco dizer que o novo Dacia Spring foi das melhores novidades de 2021. O pequeno SUV eléctrico chegou na recta final do ano e, ainda assim, conseguiu brilhar nas vendas desta classe de veículos. Tudo indica que, daqui em diante, será sempre a somar. Tanto que se decidir encomendar um, depois de ler o nosso ensaio, o melhor é estar preparado para esperar. |
Após um primeiro contacto (necessariamente curto) com o primeiro Dacia a bateria, ficámos na expectativa de ter a oportunidade de testar durante mais tempo o automóvel eléctrico mais acessível do mercado. Basicamente para ver se, neste caso, se confirmaria a ideia de que “o barato sai caro”. E não! Já sabíamos que o Dacia Spring se tinha revelado uma boa surpresa face ao Porsche Taycan, no teste do alce. Sabíamos também que o Dacia Spring é uma surpresa menos boa no domínio da segurança, com a ressalva de que consegue oferecer uma protecção superior ao Renault Zoe, embora seja mais barato. |
Faltava, por isso, saber como se comporta e o que exige em troca este citadino com ares de SUV, que alega ter sido projectado para tornar a mobilidade eléctrica acessível. Testámo-lo em circuito urbano, a 90 km/h e em auto-estrada. Acha impossível estar próximo de um Tesla, em matéria de consumos? Então, o melhor é ler este artigo (sobretudo, se for fã de escolhas racionais). |
A propósito da Tesla, a marca liderada por Elon Musk conseguiu bater novo recorde de vendas (no ano e no trimestre). Isto apesar de um “recall” nos EUA e de ter gerado alguma controvérsia o facto de realizar um “showroom” em Xinjiang. Pelo menos, o fabricante norte-americano livrou-se de ser criticado pela publicidade. Por uma simples razão: não faz. |
Já a Mercedes e a Citroën não escaparam à polémica, justamente por anúncios que foram considerados ofensivos. Críticas aos olhos em bico, na China, e de assédio sexual, no Egipto, obrigaram os dois construtores a recuar para pacificar ânimos. |
Quanto a guerras, saiba que os militares britânicos e australianos estão a testar bicicletas eléctricas para levar a cabo as suas missões, com isso podendo ser mais eficazes e, simultaneamente, associar às bicicletas mais testosterona. É que nem todos consideram o pedalar uma actividade máscula… No entanto, em França, disso pode depender a venda de carros. |
Ainda em registo bélico, destaco o confronto entre o BMW i4 M50 e o Tesla Model 3 Performance, numa “drag race”. Vale a pena ver, porque nem tudo se resume aos 0 a 100 km/h. Cientes disso, BMW e Mercedes estão no CES com o que de melhor têm para dar. Os bávaros optaram por mostrar o iX mais potente, enquanto a marca da estrela revelou a sua visão de futuro para a mobilidade eléctrica com o protótipo EQXX, com 1000 km de autonomia. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mercado
|
|
Estas são as novidades que não vai querer perder em 2022. A oferta não podia ser mais variada, com modelos grandes e pequenos, mais ou menos acessíveis, com motorizações para todos os gostos.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Quem esperava um 2021 como um ano de recuperação, em matéria de vendas de automóveis, foi surpreendido por um crescimento de apenas 1,9%. A Peugeot liderou, com os eléctricos a crescer 69%.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Há 90 anos na liderança do mercado americano, a General Motors foi superada nas vendas de 2021 pelo Grupo Toyota. Uma "machadada" importante na reputação da GM, que se deve em parte à crise dos chips.
|
|
|
|
|
Polestar
|
|
O crescimento faz-se de ambição e a Polestar, antigo “braço” desportivo da Volvo, quer ascender à liderança nos veículos eléctricos de elevada performance. A ponto de bater a Porsche dentro de 4 anos.
|
|
|
|
Abarth
|
|
Surgiu em Maio como um “one-off” para assinalar os 55 anos do entusiástico Abarth 1000 Sport Prototipo, mas o spider italiano vai mesmo ser produzido. Edição será superlimitada e com preço a condizer.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
BMW
|
|
A BMW já revelou a totalidade da gama do seu SUV eléctrico de grande porte, o iX. Às versões mais acessíveis já conhecidas, os xDrive40 (326 cv) e iX xDrive50 (523 cv), a BMW junta o M60 com 619 cv.
|
|
|
|
|
|
BMW
|
|
O M50 é o mais potente dos i4, concorrente do Tesla Model 3. Daí a curiosidade em ver qual o melhor num arranque, entre o M50 e o 3 Performance. O alemão é mais potente e o americano mais leve.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
As baterias são as "peças" fundamentais de um carro eléctrico, pois determinam a autonomia, o peso e o custo dos próprios veículos. E produzi-las na Europa evita a dependência de países concorrentes.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Há quem associe os ciclistas a uma imagem pouco masculina, mas isso está em vias de mudar. Os militares pára-quedistas vão passar a usar bicicletas eléctricas, conferindo-lhes um estatuto “durão”.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla divulgou as vendas no 4º trimestre e em 2021, confirmando a obtenção de mais dois recordes. Vendeu 308.600 unidades de Outubro a Dezembro, mais 27,9%, e 936.172 veículos no ano (+87,4%).
|
|
|
|
Mercado
|
|
A partir de Março, toda a publicidade a automóveis tem de ser acompanhada pelo encorajamento ao recurso a bicicletas, caminhadas e carsharing. É a decisão dos franceses para reduzir as emissões.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Há automóveis que são os mais velozes, outros lideram na capacidade de arranque, mas ninguém bate este Lada na rapidez com que abre e fecha os vidros. É terrível para as salsichas e os legumes…
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Para a maioria das famílias, especialmente as mais jovens, adormecer os bebés é uma tarefa hercúlea. Daí que a Hyundai vá apresentar um drone de quatro rodas que resolve esta e outras necessidades.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Atualidade
|
|
Um homem estraga a média de um país que é pouco produtivo e tem uma economia anémica. Este cidadão português possui um dos melhores jactos privados, que vale 300 milhões de dólares. Adivinhou quem é?
|
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A Mercedes lançou uma campanha nas redes sociais chinesas para promover o CLS. Recorreu a uma modelo chinesa com os característicos olhos rasgados, mas o que irritou os locais foi a maquilhagem.
|
|
|
|
Citroën
|
|
Alguns automóveis da Citroën possuem a capacidade de capturar fotos através da câmara frontal, montada no pára-brisas. Para realçar essa capacidade, a marca produziu um anúncio "polémico".
|
|
|
|
Alerta Sonoro
|
|
|
|
|
|