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Boa noite! |
Esta foi a semana em que a Audi mostrou como vai ser a sua futura A6 Avant e-tron eléctrica, a carrinha topo de gama que pretende ser uma alternativa aos SUV tradicionais. Com linhas menos volumosas, para ser mais ágil, leve e aerodinâmica, a A6 Avant e-tron vai favorecer o consumo e a autonomia. Apesar de se tratar ainda de um protótipo, a marca promete que a versão definitiva recuperará 95% das linhas agora apresentadas. E, se assim for, esta carrinha vai fazer girar muitas cabeças à sua passagem, tendo ainda a vantagem de estrear uma nova plataforma, com muito alumínio para poupar no peso. |
A nova proposta da Audi, que irá ser reforçada pela berlina A6 Sportback e-tron, tem como trunfo o estilo esguio e desportivo. Oferece também versões com duas ou quatro rodas motrizes, baterias com até 100 kWh, potências que roçam as cinco centenas de cavalos e a autonomia pode chegar aos 700 km. Argumentos que colocam a Audi no pelotão da frente, como pode ver aqui. |
Em matéria de lançamentos, o destaque vai para o novo Citroën C5 X, que tivemos oportunidade de conhecer e testar em Barcelona. Conclusão: é um misto de canivete suíço e de tapete mágico que, por menos de 35.000€, tem um forte potencial para conquistar clientes. Por cá, nas estradas de Cascais, foi lançada a 7.ª geração do Volkswagen Multivan. Conduzimos este furgão de passageiros, que tem a ambição de se bater com os SUV e os monovolumes, e deixamos-lhe o registo das primeiras impressões ao volante, bem como os preços (particularmente atractivos para as empresas, no caso do PHEV). |
Enquanto isso, a guerra na Ucrânia continua a fazer estrondo. Em reacção à ofensiva bélica russa, foram muitos os construtores europeus que interromperam a produção nas fábricas que possuem na Rússia. A Mercedes foi uma delas. Putin não gostou: ameaça com a nacionalização e, com isso, só a marca da estrela arrisca-se a perder 2000 milhões de euros. A Bridgestone, o maior fabricante do mundo de pneus, tardou mais a assumir uma posição perante este conflito, mas acabou por ceder à pressão mundial e também os japoneses decidiram “cortar” com a Federação Russa. Mas o mais surpreendente, no meio destes posicionamentos e jogadas no tabuleiro da guerra, veio da Volkswagen. Isto porque o CEO do conglomerado alemão, Herbert Diess, apesar de assumir que a invasão russa vai trazer uma nova crise à indústria automóvel, aparentemente descarta a possibilidade de a China, um dia, vir a proceder de igual forma em relação a Taiwan. Daí que a Volkswagen se prepare para deslocar produção para os EUA, mas também para a China. Diz Diess que, se os fabricantes de automóveis querem ser viáveis, “não podem estar só em países democráticos”… |
No Observador, o voto continua a contar. Recordo que está a decorrer mais uma votação no âmbito dos Prémios Auto 2022, desta feita para eleger a melhor proposta entre 50.000€ e 57.000€. Pode votar aqui e, de caminho, habilita-se a ganhar um automóvel novo. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Citroën
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Conduzimos o novo Citroën C5 X que vai chegar a Portugal em Junho, por menos de 35 mil euros. As formas pretendem atrair quem deseja uma berlina, carrinha ou SUV, e tem no conforto o principal trunfo.
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Nissan
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A Nissan tem vários modelos na sua gama, mas nenhum bate o pé aos adversários directos com tanto sucesso como o GT-R, conhecido como Godzilla. Os seus 600 cv vão ser retirados do mercado europeu.
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Volkswagen
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A 7ª geração do furgão da VW já chegou a Portugal, com a versão Multivan de passageiros a ser mais atraente e a visar clientes em busca de mais espaço, enfrentando os SUV e MPV. O motor PHEV é trunfo.
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Lexus
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Nova série especial do LC chega a Portugal a tempo de desfrutar o Verão. Inspirada numa ilha vulcânica, a Hokkaido Edition robustece a exclusividade do coupé e cabrio, pois só há 40 unidades de cada.
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Em modo eléctrico
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Elétricos
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De momento, há 3,3 milhões de veículos eléctricos a circular nas estradas europeias. Mas com o fim dos motores a combustão previsto para 2035, nesse ano já serão 130 milhões… A rede eléctrica aguenta?
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Supercarros
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O construtor espanhol Hispano Suiza, que apresentou em 2019 o coupé eléctrico Carmen, com 1020 cv, vai estar presente com a versão Carmen Boulogne, ainda mais potente, no concurso da ilha Amelia.
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Ford
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A Ford quer vender mais de 600.000 eléctricos na Europa até 2026, para o que vai lançar sete novos modelos, entre ligeiros de passageiros e furgões, até 2024. Investe também na produção de baterias.
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Elétricos
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A Alemanha é o maior mercado europeu, sendo determinante para todos os construtores que desejam comercializar os seus veículos. As cinco primeiras no ranking dos eléctricos são marcas que vêm de fora.
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Renault
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A Renault vai acelerar a ofensiva de veículos eléctricos. Depois do Mégane-E, que chegará a Portugal em Setembro, seguem-se o R5 e o R4, com o Captur eléctrico a surgir em 2025.
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Muito à frente
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Supercarros
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Os dois melhores SUV do mercado, com motores de combustão e misturando potência com luxo, enfrentam-se num duelo para ver qual o melhor. O DBX 707 é mais potente e mais pesado, face ao Urus.
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Stellantis
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A Stellantis lançou o seu primeiro fundo de capital de risco, destinado a financiar startups com tecnologias inovadoras nas áreas da mobilidade e do sector automóvel. Há 300 milhões para investir.
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Jaguar
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A Jaguar Land Rover criou uma unidade de carregamento com zero emissões, aproveitando baterias do I-Pace, para fornecer energia “limpa” quando não há acesso à rede eléctrica ou este é limitado.
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Ponha os olhos nisto
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Ford
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Quando há problemas com o filtro de partículas de um carro a gasóleo, acende-se uma luz de alerta no painel de instrumentos. Mais estranho é um veículo eléctrico (sem escape) informar sobre o tema.
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Mercedes-Benz
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Os construtores europeus interromperam a produção nas fábricas que possuem na Rússia. Putin ameaça agora nacionalizá-las, provocando prejuízos enormes. Só a Mercedes pode perder 2000 milhões de euros.
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Atualidade
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A lista das empresas que condenam a invasão da Ucrânia continua em crescendo. Agora é a Bridgestone a dizer “basta”, suspendendo o fabrico na Rússia, a exportação e “quaisquer novos investimentos”.
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alerta sonoro
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