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As estimativas e as projecções terão o seu valor, nomeadamente por aquilo que permitem antecipar cenários futuros, mas com a mobilidade 100% eléctrica no horizonte nada como falar com quem “realmente” percebe do assunto: os especialistas, aqueles que diariamente sentem no terreno quais são as maiores dificuldades em fazer evoluir esta tecnologia. O Observador teve essa oportunidade, através da Renault, que nos desafiou a estar presentes numa mesa redonda onde se falou de tudo, dos motores às plataformas, passando pela evolução na química das baterias, sem esquecer aquilo que é essencial – até que ponto é que o que aí vem nos poderá aliviar ou pesar na carteira. |
Luca de Meo, o CEO do Grupo Renault, já tinha avisado que os carros eléctricos só irão ser comercializados por valores equivalentes aos seus rivais a combustíveis fósseis em 2025. A boa notícia é que, nesta mesa redonda, os dados que nos foram fornecidos levam-nos a crer que tudo se encaminha para que se cumpra mesmo a “profecia” do gestor italiano. A Renault tem uma série de truques na manga, sendo que a grande cartada vai ser jogada em 2024, com o regresso do emblemático R5, agora a bateria. Mas, antes disso, o Zoe recebe a companhia do novo Mégane E-Tech Electric, pelo que também quisemos saber até que ponto é que o compacto vai ser melhor que o utilitário, à luz da métrica da eficiência. Está tudo aqui. |
Se a Renault está, como muitas outras marcas, disposta a virar o jogo e a concentrar-se em oferecer modelos 100% eléctricos que não só sejam mais baratos, mas também mais rentáveis – espera-se que o R5 dê mais lucro que o Zoe e o Clio -, a Toyota prefere continuar com uma abordagem mais conservadora, pese embora os resultados das vendas evidenciem que quanto maior é o grau de electrificação, mais interesse há por parte dos consumidores. E é por isso que a marca que se impôs como uma referência nos híbridos aposta agora nos híbridos plug-in… Já a Peugeot apressa o passo e estreita prazos: a meta é ter 85% da gama electrificada dentro de dois anos e 100% em 2025. |
Pelo seu lado, a Hyundai já está a colher os frutos de ter investido numa plataforma dedicada, como apontam as vendas do Ioniq 5. E a “sócia” Porsche (na participação na Rimac), cuja reputação foi construída com o 911, vê este ser igualado ao Taycan na procura, em pouquíssimo tempo, embora os SUV continuem a representar o grosso das vendas do construtor alemão. |
Em matéria de picardias, o destaque vai para o CEO da Volkswagen. Fosse por provocação ou não, Herbert Diess entendeu que era oportuno deixar bem claro que a desejada e histórica Alfa Romeo foi ultrapassada pela jovem Cupra. Mais claro ainda, numa “picardia” acordada em pista, é perceber o quão grande pode ser a diferença entre dois Tesla Model S, mesmo quando os números que os separam parecem pequeninos. Nada como ver do que é capaz o novo Plaid. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Koenigsegg
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A Koenigsegg produz desportivos fabulosos, potentes e rápidos, mas nenhum rivaliza em velocidade com o Jesko, cuja produção arrancou agora. Ultrapassa 500 km/h e só vão ser produzidas 125 unidades.
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SEAT
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O utilitário que, durante anos, foi o modelo mais vendido da Seat já tem preços para o mercado português após a actualização de que foi alvo. Mais moderno e conectado, está disponível desde 18.425€.
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Aston Martin
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O Valhalla nasceu como um superdesportivo, posicionando-se na Aston Martin como o irmão mais novo, mais barato e menos potente do imponente Valkyrie. Mas eis que surge a versão definitiva com 950 cv.
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Cupra
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Ao revelar a estratégia para o “Novo Automóvel”, que antecipa o futuro do Grupo Volkswagen, o seu CEO concentrou-se num antigo “amor”, a Alfa Romeo, recordando que já foi ultrapassada pela Cupra.
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Em modo eléctrico
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Fiat
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O citadino italiano recebeu a pontuação máxima em todos os testes do organismo independente Green NCAP, cuja missão é promover automóveis “não prejudiciais ao ambiente” e “energeticamente eficientes”.
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Alpine
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A Alpine anunciou estar a preparar uma série de desportivos eléctricos. Confirmou agora que o mais acessível vai recuperar a filosofia do R5 GT Turbo, através de uma versão mais musculada do novo R5.
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Elétricos
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O Lightyear One, um carro eléctrico com 725 km de autonomia que clama ser o mais eficiente do mundo, pois pode ser alimentado com energia solar, já tem acordo de produção. Será fabricado na Finlândia.
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Peugeot
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A Peugeot pode não ser o construtor que apostou de forma mais decidida nos eléctricos, mas figura entre os que mais tem “acelerado”. Promete ter 85% da sua gama electrificada em 2023 e 100% em 2025.
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Hyundai
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O Ioniq 5, o novo eléctrico da Hyundai, ainda não chegou à maioria dos mercados e já domina por completo as vendas da marca, no que respeita aos modelos mais amigos do ambiente.
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Muito à frente
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Tesla
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O mais rápido dos Model S da Tesla é o novo Plaid, com 1020 cv e a capacidade de ir de 0-100 km/h em 2,1 segundos. Mas será que é visivelmente mais rápido do que o Model S Performance, com 789 cv?
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Tech Auto
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Os tamarindos ainda são uma novidade para muitos, mas são cada vez mais populares fora de África e Ásia, de onde são originários. Cientistas descobriram que podem melhorar as baterias dos eléctricos.
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Tesla
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Elon Musk confirmou a actualização da potência da rede de Superchargers da Tesla, que vai passar de 250 para 300 kW. É mais uma medida que visa acelerar a rapidez das recargas das baterias.
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Tech Auto
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Depois de ser anunciado que ainda estaríamos a anos de ter o primeiro combustível sustentável para aviões em quantidade, eis que a Boeing surpreende ao garantir que já está tudo a postos para avançar.
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Ponha os olhos nisto
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Toyota
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Os Jogos Olímpicos são, tradicionalmente, um evento que reúne as pessoas. Mas, este ano, as Olimpíadas de Tóquio têm feito exactamente o contrário, afastando as pessoas em vez de as unir.
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Porsche
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O Taycan, o primeiro modelo eléctrico da Porsche, já vende tanto quanto o 911, o modelo mais emblemático da marca. Os modelos mais procurados do construtor alemão continuam a ser os SUV.
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Toyota
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A Toyota foi dos construtores tradicionais que mais facilmente cumpriu as limitações de emissões de CO2, graças aos seus híbridos. Agora, com o apertar das metas, vê disparar as vendas dos PHEV.
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