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Picardias ou sinergias. Habitualmente, a relação entre os construtores de automóveis faz-se algures entre estes dois pólos opostos. Tesla e Volkswagen parece que se atraem, mas não se encaixam em nenhum dos extremos. |
Com o arranque das entregas do ID.3, o primeiro eléctrico de nova geração da Volkswagen, o CEO do grupo alemão, Herbert Diess, desafiou Elon Musk a testar o hatchback. E o CEO da Tesla, que não fez isso com nenhuma outra marca, aceitou – com direito a selfies e tudo. Ora, esta postura de invulgar cordialidade não foi mais do que a retribuição de uma gentileza prévia, pois dias antes tinha sido o staff da Volkswagen a debruçar-se sobre o Model Y. Por outro lado, surgiram nas redes sociais documentos internos da Volkswagen, onde esta compara o seu futuro ID.4 com o Model Y. Mas Musk também não mandou dizer por ninguém que está na disposição de avançar com um modelo mais barato, que irá concorrer directamente com o ID.3. Afinal, em que ficamos: Volkswagen e Tesla são amigas ou inimigas? |
Não é só a Volkswagen que está a reforçar o “armamento”. Veja-se a Maserati, que dispara em todas as direcções. Por um lado, prepara um SUV mais pequeno do que o Levante, enquanto lança o Fuoriserie, para quem não quer um carro igual aos outros. |
Já a Renault decidiu que era altura de a Alpine começar a brilhar, pelo que não só vai ampliar a gama da marca mais desportiva do grupo francês, como será esta a representá-lo na Fórmula 1 e no escalão principal de provas como as 24 Horas de Le Mans. |
A Aston Martin, que revelou o carro de serviço de Vettel, lançou um novo “brinquedo”. Só que este, como seria de esperar, custa mais do que muitos automóveis da concorrência. Fora de brincadeiras, também se arranja um Lamborghini por 18.000€, mas isso exige algum esforço. Se for mesmo para a brincadeira, nada como deitar mãos à obra e construir uma máquina muito amiga do ambiente, mas que só funciona a descer. A Hyundai, que apresentou o novo Tucson, fornece todas as indicações necessárias. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Ferrari
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O Portofino é um dos superdesportivos mais “completos” ou não fosse este Cavallino Rampante capaz de transportar mais de dois. A letra “M” apimenta-o, puxando o 3.9 V8 biturbo até aos 620 cv.
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Hyundai
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A Hyundai apresentou a 4ª geração do Tucson. Mais encorpado, o SUV exibe uma estética mais moderna e apelativa, no exterior, e um interior mais “clean”. Quanto a motores, híbrido é a palavra de ordem.
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Nissan
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Apesar da polémica que a rodeia, marcada por prejuízos, redução das vendas e da produção, a Nissan aposta em manter o Z vivo (e ainda bem). Para já, mostrou o Z Proto. O sucessor do 370Z vem a seguir.
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Maserati
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As novidades na Maserati não param de chegar. Depois do coupé desportivo MC20, a marca italiana confirmou que vai propor um SUV denominado Grecale, concebido sobre a plataforma do Alfa Stelvio.
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Em modo eléctrico
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Volkswagen
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Tradicionalmente, os veículos dos construtores alemães têm uma maior capacidade de reboque, porque os compradores locais apreciam este potencial. E os eléctricos como o VW ID.4 não são excepção.
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KIA
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A marca sul-coreana levou quase uma década para vender 100 mil carros eléctricos. Porém, até 2025, quer que 20% das vendas totais da marca sejam de BEV, o que passa por sete novos modelos. Mas não só.
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Elétricos
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A rede de Superchargers da Tesla é para uso exclusivo dos modelos da marca, mas um “bug” no sistema dos novos carregadores V3 permite que qualquer outro veículo ali possa recarregar gratuitamente.
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Tesla
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O facto de a produção da Califórnia estar a ser absorvida pelos mercados norte-americano e canadiano, não satisfazendo as necessidades europeias, vai levar a Tesla a exportar a partir da China.
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Elétricos
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Além de surpreender com a revelação da berlina Lucid Air, o fabricante norte-americano mostrou igualmente o seu SUV, que apelidou projecto Gravity. É mais volumoso e recorre aos mesmos trunfos do Air.
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Muito à frente
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Mobilidade urbana
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Há vários carros voadores em adiantada fase de testes, mas este é um dos mais pequenos e promete ser dos mais acessíveis. Voou sem problemas e está mais próximo de iniciar a fase da comercialização.
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General Motors
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A GM prepara-se para revelar o novo Hummer eléctrico a 20 de Outubro. Promete várias surpresas, mas uma das principais parece ser a sua capacidade de se deslocar lateralmente, como os caranguejos.
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Bugatti
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Nos últimos testes antes de iniciar a produção do Pur Sport, a Bugatti foi ao limite para tentar perceber como reagiria o Chiron, caso uma lomba o atirasse pelo ar. A conclusão foi que voa baixinho…
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Elétricos
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O prometido é devido e a Lucid não parece estar a brincar. Já mostrou que o seu Air dual-motor e 1080 cv faz o ¼ de milha em 9,9 segundos, batendo Model S e Taycan. Para breve o tri-motor de 9,3 seg.
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Motos
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Se gosta de emoções fortes e os motores das motos desportivas com 1000 cc, 4 cilindros e 230 cv não o satisfazem, concentre-se na Bomb Boss. Tem um V8 com o dobro da potência e seis vezes mais força.
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Ponha os olhos nisto
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Curiosidades Auto
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O Citroën DS foi um veículo muito à frente no seu tempo, não só em termos de design, mas também tecnologicamente. Se o “boca de sapo” do passado não deixou ninguém indiferente, este reacende a magia.
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Lamborghini
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A Lamborghini oferece o melhor de dois mundos, propondo veículos belos e eficazes, apesar de caros. Contudo, há um que custa "apenas" 18.000€, mas vai obrigá-lo a transpirar.
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Tesla
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A Tesla ainda está a construir a fábrica onde vai produzir a Cybertruck, mas uma empresa bósnia já fez a sua pick-up de linhas angulosas e em aço. Há, porém, uma diferença considerável entre elas.
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