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A Volkswagen tem no ID.3 aquele que é, potencialmente, o seu lançamento mais importante das últimas quatro décadas. Não será para menos: o ID.3 é o primeiro VW 100% eléctrico de nova geração, é o primeiro produto de um investimento de muitos milhões e é a montra inaugural daquilo que o construtor alemão consegue fazer no domínio da mobilidade zero emissões. Mais do que isso, é apontado como o eléctrico que mais vai vender nos próximos tempos no segmento dos compactos, ameaçando assim o lugar há muito ocupado pelo Renault Zoe e pelo Nissan Leaf. |
Por tudo isto, foi com especial curiosidade que conduzimos uma das primeiras unidades da edição de lançamento que chegaram a Portugal, com o aliciante de esta montar o pack de baterias intermédio, que é precisamente aquele que a marca acredita que vai vender como “pãezinhos quentes”. Depois do Carocha e do Golf, estará mesmo o ID.3 à altura de abrir um novo capítulo na história da Volkswagen? Testámo-lo nas mais distintas situações e procurámos avaliá-lo sob diferentes prismas para responder à pergunta que se impõe: valerá a pena comprar? Deixamos-lhe aqui as conclusões extraídas dessa experiência, desde a maneira como se comporta dinamicamente ao conforto que oferece a quem segue a bordo, sem esquecer a autonomia, os consumos registados nos diferentes tipos de percurso e, claro, os preços. |
Um preço surpreendentemente baixo é um dos maiores argumentos de um outro eléctrico, só que este concebido aqui ao lado, em Espanha. O Lupa E26 pode não impressionar pelo design, mas com certeza deixará muitos felizes se cumprir com o prometido: até 400 km de autonomia em troca de apenas 17.000€. Até lá, ainda há que esperar, o mesmo não acontecendo com o novo XC40 Recharge, pois o primeiro Volvo exclusivamente a bateria vai chegar a Portugal em Janeiro. A marca sueca revelou-se um exemplo de como acelerar a electrificação é um bom negócio, tanto que não se vai limitar a vender apenas carros em 2020. E, já a preparar o futuro, tratou de patentear um curioso sistema que permite ao volante deslocar-se de um lado para o outro. |
A semana também fica marcada pela Mercedes, que “vai a todas”: enquanto o EQV se afirma como o Tesla dos furgões de passageiros, a marca da estrela lança uma e-scooter e prepara a chegada de mais três modelos 100% eléctricos, os seus topo de gama, com direito a nova plataforma. Aliás, o EQS já rola ao lado do Tesla Model S e do Porsche Taycan, pelo que os adversários estão definidos. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Opel
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Mais tracção e atracção para o Crossland. A Opel operou um profundo facelift no seu B-SUV, que passa a dispor de IntelliGrip, adopta a frente estreada no Mokka e, tal como este, deixa para trás o “X”.
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Porsche
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Depois de ter sido multada por falsificar motores a gasóleo e de ter confessado ter feito o mesmo com os motores a gasolina, a Porsche admite agora que manipulou as caixas para fintar autoridades.
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Cupra
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Arrancou a produção do Formentor, um SUV com ar desportivo que é igualmente o primeiro modelo a ser concebido a pensar na Cupra. Vai estar disponível com sete motores, incluindo uma versão PHEV.
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Land Rover
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A gama Defender está mais completa. A Land Rover introduziu novas motorizações e uma das mais interessantes é a versão híbrida plug-in, só disponível na carroçaria com maior distância entre eixos.
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Em modo eléctrico
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Elétricos
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A Lupa é uma startup que está a dar que falar por prometer o que há muito se espera: um eléctrico acessível com uma autonomia razoável. Equivalente ao Zoe, o E26 vai poder ser reservado por 100€.
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Mercedes-Benz
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A quantidade de furgões de passageiros que existem no mercado é cada vez maior, mesmo entre as versões eléctricas. Mas a referência no segmento é o EQV, comercializado pela Mercedes.
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Volvo
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No primeiro dia de Outubro, arrancou em Ghent, na Bélgica, a produção do primeiro Volvo 100% eléctrico. Segundo a marca sueca, o objectivo de vendas até ao final do ano foi “amplamente superado”.
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Renault
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A Renault revelará, ainda este mês, o protótipo de um SUV pequeno, tipo Captur e 100% eléctrico. O modelo vai ser mostrado durante o eWays, onde a marca vai expor a sua estratégia de electrificação.
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BMW
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O iX3 vai ser exportado da China para a Europa. As primeiras unidades já começaram a sair da linha de produção da BMW-Brilliance Automotive, a mesma que fabrica as versões com motores de combustão.
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Muito à frente
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Volvo
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Tornou-se público um registo de patente efectuado pela Volvo, em que a coluna da direcção pode ser deslocada de um lado para o outro, com isso mudando (radicalmente) o conceito do lugar do condutor.
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Mobilidade urbana
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Tradicionalmente, as bicicletas mais ousadas e sofisticadas, sob o ponto de vista do design e da tecnologia, são protótipos. Mas esta Reevo Hubless eléctrica está à venda e não é das mais caras.
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Elétricos
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Foram concluídos os testes ao motor que vai impulsionar o “Spirit of Innovation” da Rolls-Royce. O primeiro voo deste avião eléctrico será antes do final do ano, visando bater o recorde de velocidade.
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Ponha os olhos nisto
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Jeep
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Há jipes que conseguem surpreender pela forma como transpõem obstáculos incríveis ou acedem a lugares inimagináveis. Mas há limites para tudo, como o dono deste Wrangler descobriu da pior forma.
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Volvo
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A Volvo prepara-se para vender mais do que apenas automóveis este ano. Além de veículos, o fabricante sueco vai comercializar dióxido de carbono, ou melhor, a ausência de CO2.
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Condução Autónoma
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A Amazon, de Jeff Bezos, não percebe nada de condução autónoma. Daí que tenha adquirido a Zoox, esta sim uma startup especialista, que já recebeu autorização para testar sem condutor de segurança.
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Polestar
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A aventura da Polestar nos automóveis eléctricos começou com um pequeno trambolhão. O Polestar 2, 100% eléctrico, conquistou 2200 clientes, mas todos eles vão ter de regressar à oficina.
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Mercedes-Benz
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A Mercedes quer que os seus clientes, mesmo os que se deslocam no Classe S, poluam o menos possível quando circulam pela cidade. Por isso, vai passar a propor um modelo barato e amigo do ambiente.
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