|
|
|
|
As sinergias são importantes para os dois lados. Por um lado, porque permitem aos construtores de automóveis poupar, por outro, porque abrem espaço para que os consumidores tenham à sua disposição veículos com uma base comum, mas um emblema, filosofia e preço distintos. |
Vem isto a propósito do Born, o primeiro modelo 100% eléctrico da jovem Cupra, a marca desportiva da Seat que, pegando na arquitectura do Volkswagen ID.3, em termos de plataforma, motores e baterias, conseguiu imprimir-lhe um cunho mais desportivo, uma estética condizente, melhores materiais e, ao que parece, preços inferiores. Em Portugal, os valores ainda estão a ser negociados, mas potencialmente a tabela deverá seguir a lógica adoptada no mercado espanhol. E, se assim for, isso quer dizer que os portugueses podem ter “mais carro” – sobretudo se a dotação de equipamento for muito completa, como é hábito na Cupra – por um valor mais interessante. Da potência à autonomia, da rapidez de carregamento à capacidade de aceleração, revelamos-lhe aqui os principais atributos do hatchback eléctrico espanhol, com genes alemães, que vai chegar a Portugal já em Outubro. |
Mas a Volkswagen não desarma e, pouco depois de ter revelado o ID.4 GTX, surgiu com um concept mais desportivo do ID.3, o ID.X, que servirá para testar as águas em relação ao interesse dos consumidores numa espécie de Golf GTI eléctrico. |
Esta semana não foi desprovida de emoção, com um antigo piloto de Fórmula 1 a conduzir um hiperdesportivo com quatro motores e 1509 cv nas ruas do Mónaco, enquanto a Mercedes se passeia continuamente por Nürburgring, em busca de mais um recorde. Desta feita, numa tentativa de coroar de êxito o AMG One, depois do atraso de um ano. Já a BMW contratou dois irmãos especialistas em andar de lado, para testar o seu drift analyzer nos M3 e M4. |
Todas estas demonstrações de potência e de eficácia devem, contudo, estar expectantes face ao anúncio de que o Tesla Model S Plaid vai começar a chegar aos clientes já no início de Junho, trazendo consigo 1020 cv e a capacidade de ir de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos, para depois atingir 322 km/h de velocidade máxima. Melhor do que isto só mesmo o Roadster, mas esse foi directamente para um museu, ou o Bugatti Chiron, que nem se encolhe perante um jacto de guerra. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Land Rover
|
|
A escassez global de semicondutores continua a fazer vítimas. A Land Rover deixou de produzir 7000 unidades no 1.º trimestre por causa disso e não consegue dar vazão à procura pelo novo Defender PHEV.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Agora que a F1 não lhe corre de forma tão satisfatória, a Mercedes parece voltar-se para o seu hiperdesportivo. O AMG One roda regularmente no Nürburgring, indiciando estar à procura do novo recorde.
|
|
|
|
|
Koenigsegg
|
|
Nico Rosberg testou nas ruas do Mónaco um hiperdesportivo com quatro motores e um total de 1509 cv. O Koenigsegg Regera, de que apenas foram construídos 80 exemplares, impressionou pela positiva.
|
|
|
|
Lançamentos
|
|
O Arkana é a nova aposta da Renault para o segmento C-SUV, com a marca a querer distinguir-se da concorrência pela estética que, aparentemente, tem colhido grande entusiasmo nas redes sociais.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Tesla
|
|
É oficial. O Museu Automóvel Petersen, em Los Angeles, expõe o novo Tesla Roadster e confirma a capacidade de aceleração do desportivo com o "pack" SpaceX: 0 a 96,5 km/h em apenas 1,1 segundos.
|
|
|
|
Ford
|
|
As pick-ups, o veículo preferido dos condutores norte-americanos, estão a ser invadidas por versões eléctricas. A Ford mostrou a sua F-150 Lightning, conduzida pelo Presidente e com um preço "canhão".
|
|
|
|
Tesla
|
|
Depois de algum atraso, ao que parece para testar as novas baterias 4680, a Tesla vai finalmente iniciar as entregas do novo Model S Plaid. São 1020 cv que garantem 322 km/h e 0-100 em 2,1 segundos.
|
|
|
|
|
Ford
|
|
Tradicionalmente, são os habitantes das grandes cidades que mais compram veículos eléctricos. Para contrariar esta realidade, a Ford emprestou um Mach-E aos habitantes da minúscula Fordwich.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, surpreendeu ao revelar um protótipo que nasceu por brincadeira, mas que pode muito bem vir a ser um “hot hatch” eléctrico, mais leve que o ID.3 e com 333 cv.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
BMW
|
|
A BMW já promoveu todo o tipo de argumentos dos novos M3 e M4, da potência ao comportamento. Agora concentrou-se na capacidade de ambos descreverem curvas e rectas sempre em derrapagem. Qual o melhor?
|
|
|
|
Bugatti
|
|
Esta é uma batalha que ultrapassa a questão de saber qual o mais rápido, o carro ou o avião. É também uma questão de orgulho, pois o Chiron e o Rafale representam o que de melhor produzem os gauleses.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
O príncipe William guiou o Odyssey 21, o buggy eléctrico com 544 cv que disputa provas tipo Dakar, mas com cerca de 20 km. A competição foi promovida, bem como as fuel cells que abastecem os carros.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Se já se considera o maior a montar em casa as camas e estantes da Ikea, saiba que a marca sueca pode estar a preparar um carro eléctrico, em conjunto com a Renault, com 374 peças para montar em casa.
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Lisboa é uma das cidades onde a Uber se compromete a garantir que, até 2025, 50% dos quilómetros percorridos pelos motoristas são efectuados com zero emissões. Agora oferece condições mais vantajosas.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Toyota
|
|
Paul Walker, um dos principais actores de “Velozes e Furiosos”, deixou-nos em 2013, vítima de um acidente num Porsche. Mas, na memória dos fãs, perdura um Toyota Supra especial que agora vai a leilão.
|
|
|
|
Ferrari
|
|
A Ferrari é dos mais reputados construtores. Os seus desportivos são venerados, pelo que não espanta que sejam considerados os melhores pelos nossos leitores. E é assim que a Ferrari agradece.
|
|
|
|
Fiat
|
|
Ser recebido pelo Papa é um momento que quase todos os construtores de automóveis gostam de integrar na sua história, sobretudo os italianos. O novo Grupo Stellantis escreveu ontem esse capítulo.
|
|
|
|
|
Porsche
|
|
A National Highway Traffic Safety Administration, a entidade que zela pela segurança dos condutores norte-americanos, recebeu queixas sobre os Taycan que perdem potência e mandou investigar.
|
|
|
|
McLaren
|
|
Para quem gosta de supercarros, admira a sua rapidez e se deleita com a sua eficácia, não há nada que lhe encha as medidas como um F1. Difícil é encontrar um exemplar como este que agora vai a leilão.
|
|
|
|
|
|
|
|