|
|
Nos últimos dias, um dos temas mais badalados da indústria automóvel foi a hipótese de uma empresa, que nunca construiu um único veículo, poder vir a ameaçar os construtores de automóveis que estão no mercado há muito tempo. Refiro-me à Apple, a companhia mais valiosa do mundo, com uma capitalização bolsista de 2200 mil milhões de dólares. O número, só por si, faz dela um gigante. |
Sucede que este gigante, que muitos julgavam adormecido em relação ao iCar, está a movimentar-se para entrar no negócio dos veículos eléctricos e autónomos. E se juntarmos à sua imensa capacidade financeira o domínio que o fabricante dos iPhones detém nas áreas do software, inteligência artificial, processadores e baterias, menosprezar o impacto que a entrada da tecnológica norte-americana pode provocar na indústria automóvel corre o risco de ser um erro a lamentar. Foi este o tema da última Operação Stop, porque basta recordar o que aconteceu com a Tesla, uma empresa que começou com a típica dimensão de uma startup, pequena, sem tecnologia e sem dinheiro e que, agora, consegue pôr os fabricantes tradicionais a correr atrás do prejuízo, sendo considerada a referência no domínio da mobilidade eléctrica. |
Apesar de a Apple continuar a esconder o jogo em relação às suas reais intenções, parece evidente que a marca da maçã está determinada a colocar o seu emblema num modelo. Precisa é de encontrar quem o construa e as notícias mais recentes revelam que não está a ser uma tarefa fácil. Depois de os sul-coreanos Hyundai-Kia terem sido afastados, a Nissan perfilou-se como uma alternativa viável. Mas também os japoneses estão fora e a lista de hipóteses vai encolhendo. Quem não se encolhe ou, melhor, não se amedronta perante a possibilidade de ter que vir a disputar o mercado com o “iPhone sobre rodas” é o Grupo Volkswagen – pelo menos, assim o diz o seu CEO, Herbert Diess. |
Enquanto não chega o iCar, que ainda está para tardar, a VW vai aproveitando para reforçar a gama do ID.3, agora com uma versão mais acessível, mas com a mesma autonomia. Quem não vai ter eléctricos com a dimensão do ID.3 é a BMW, cujo eléctrico mais pequeno (i1) será uma berlina de três volumes e quatro portas. |
Por seu lado, a Jaguar – que até agora tem no I-Pace o seu único modelo 100% eléctrico – decidiu carregar no acelerador e anunciou que, a partir de 2025, a sua gama só será composta por modelos exclusivamente a bateria. A Land Rover também prosseguirá a electrificação mas, neste momento, tem os olhos postos no Defender – o novo e o antigo. O novo, porque é praticamente certo que dará origem a uma pick-up, o Defender de que os portugueses precisam. O antigo, porque voltou a ser produzido numa versão muito especial. |
Os superdesportivos continuam a alimentar paixões, com a McLaren a apresentar o Artura, tão rápido quanto as versões a gasolina, mas mais económico e mais barato, enquanto a Koenigsegg levou o seu híbrido Regera a dar umas voltas em forma de coração e a Bugatti foi desafiada a fazer da Alice uma prova de amor. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Auto
|
|
Esta semana, a votação dos Prémios Auto Observador concentra-se em modelos com preços de 23.000€ a 30.000€. Há 10 novidades a concurso: vote e habilite-se a ganhar um automóvel novo, sem encargos.
|
|
|
|
Land Rover
|
|
A fiscalidade portuguesa é muito peculiar e penaliza os SUV face às pick-ups, em determinadas condições. A boa notícia é que a Land Rover admite estar em vias de apresentar uma pick-up do novo modelo.
|
|
|
|
McLaren
|
|
Foi revelado o primeiro híbrido plug-in da McLaren que visa a produção em série e, como tal, preços mais em conta. O Artura chega com 680 cv, faz 0-100 km/h em 3 segundos e 30 km em modo eléctrico.
|
|
|
|
|
Supercarros
|
|
O Nissan GT-R, especialmente na versão Nismo com 600 cv, é um monstro quase impossível de bater. Que possibilidades terá o novo Toyota GR Yaris, num confronto em pista? Prepare-se para uma surpresa.
|
|
|
|
Nissan
|
|
O citadino nipónico apresenta-se com novos argumentos, redefinindo a estrutura da gama com ênfase nas versões mais desportivas. A versão N-Sport passa a integrar a oferta e a N-Line é a novidade.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
O construtor alemão decidiu tornar o seu ID.3 mais acessível, sem abrir mão da autonomia ou das restantes características. Apenas o motor vê a sua potência alterada, enquanto o preço sofre um corte.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Testa acredita estar em condições de começar a produzir em Berlim antes do Verão e daí a nova data para início das entregas dos Model Y. Além de chegar mais cedo, o SUV traz consigo novidades.
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW vai lançar o i1, o seu eléctrico mais pequeno e acessível. Mas não vai ser tão pequeno como o i3, nem como o VW ID.3. Será uma berlina de 4 portas e 3 volumes, uma espécie de Série 2 Gran Coupé.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
O Microlino, veículo eléctrico concebido por um fabricante de trotinetas, vai finalmente chegar ao mercado, a partir de Setembro. Após muitas polémicas, pode revolucionar os citadinos a bateria.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Habitualmente, é Elon Musk, o CEO e maior accionista da Tesla, a anunciar as novidades da marca. Porém, desta vez foi o presidente da marca na China, Tom Zhu, a confirmar que o baby Tesla vai avançar.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tech Auto
|
|
A Borg Warner apresentou um motor eléctrico com 97% de eficiência energética. A nova unidade funciona a 800 volts e tem como objectivo motorizar veículos comerciais.
|
|
|
|
Jaguar
|
|
Dentro de quatro anos, a Jaguar vai colocar de lado todos os seus motores a combustão. Após 2025, só serão produzidos modelos com motores eléctricos alimentados por baterias.
|
|
|
|
Mercado
|
|
Os EUA, o segundo maior mercado mundial para o comércio automóvel, depois da China, é igualmente um grande exportador de veículos. Mas será que o líder nas exportações é americano ou estrangeiro?
|
|
|
|
|
Land Rover
|
|
O Range Rover Sport já deu muitas alegrias à Land Rover. Depois de bater os recordes em Nürburgring, Pikes Peak e na Porta do Céu, além de animar o 007, o SUV atingiu a fasquia do milhão de unidades.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A startup Rivian ainda está longe de começar a entregar as primeiras unidades dos seus SUV e pick-up, mas tudo indica que o lançamento em bolsa lhe vai atribuir um valor superior ao da Ford.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Atualidade
|
|
O ministro federal dos Transportes da Alemanha planeia manter as máscaras obrigatórias, mesmo depois da Covid-19. Condutores vão ser obrigados a ter máscaras a bordo, tal como os coletes.
|
|
|
|
Koenigsegg
|
|
A Koenigsegg é um dos construtores menos conhecidos do grande público, mas os seus hiperdesportivos figuram entre os melhores. Para comemorar o Dia dos Namorados, publicou um vídeo à sua maneira.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
As definições de amor são inúmeras e o Dia dos Namorados costuma dar-lhes expressão das mais variadas formas. Neste caso, um marido exprimiu-se com perto de 3 milhões de euros e chamou-lhe Alice.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Se é fã do mundo dos ralis, imagine a sua garagem recheada com os modelos que foram, na passada semana, a leilão. Nada menos do que 7 dos melhores carros de ralis do mundo, com potências até 1000 cv.
|
|
|
|
Land Rover
|
|
Há mercado para amantes de jipes “puros e duros”. Para eles, a Land Rover voltou a produzir o Defender na versão Camel Trophy e animado pelo imponente motor V8. Se quer um, apresse-se: é que só há 25.
|
|
|
|
|
|
|
|