|
|
|
|
Quando é chegada a altura de comprar carro novo, muitos condutores ainda se perguntam se será boa ideia adquirir um automóvel com motor a gasóleo. E a dúvida justifica-se, pois até há bem pouco tempo este era o combustível que oferecia custos de utilização mais baixos. Mas a queda nas vendas e o receio de que sejam interditados de circular, consoante as políticas de cada país e, em última análise, das cidades, explica a hesitação. |
Por outro lado, diz-se que os diesel não vão desaparecer tão depressa. Mas, se calhar, até vão. No meio desta neblina, procurámos aclarar as diferentes variáveis que podem pesar na escolha mais acertada, sendo que a mais “ameaçadora” é, sem dúvida, a nova norma Euro 7. Traçamos-lhe um quadro do que está a acontecer às vendas lá fora e da relevância que ainda tem o diesel no mercado de automóveis ligeiros em Portugal, sem esquecer o grau de exigência que o Euro 7 aportará e as implicações disso no interesse dos próprios construtores de automóveis em fabricar motores a gasóleo. |
Certo é que a Volkswagen, por exemplo, não escapa à multa por exceder as emissões de dióxido de carbono, mesmo apesar dos avultados investimentos e do enorme esforço para se tornar mais eléctrica. Grandes ou pequenos, os fabricantes estão a tentar adaptar-se e outro exemplo disso chega-nos pela mão da Lotus, que optou por “matar” o Evora, o Exige e o Elise e “casar” com a Alpine, que já anunciou a reconversão para fabricante de desportivos exclusivamente eléctricos… |
Em nome do ambiente, o esforço para melhorar a qualidade do ar já chegou aos aviões, mas Elon Musk quer incentivar outros projectos e, por isso, oferece 100 milhões a quem apresente a melhor ideia para capturar carbono. Já Joe Biden, mal tomou posse como o novo Presidente dos Estados Unidos da América, tratou de anunciar que a frota federal vai ser substituída por modelos zero emissões – serão 645.000 veículos eléctricos “made in USA”. |
As propostas mais baratas vão-se sucedendo (já está à venda o VW ID.3 mais acessível e o mesmo acontece com o Taycan), ao mesmo tempo que a tecnologia se encaminha para fazer evoluir rapidamente os carros a bateria. Aliás, foi a pensar em maximizar a sua eficiência que a Jaguar Land Rover encetou um novo projecto de chassi, numa altura em que os israelitas asseguram que, dentro em breve, vai ser possível recarregar a bateria em 5 minutos. Até os sauditas, mesmo estando no reino do petróleo, estão a lançar as bases para que seja possível fornecer energia à bateria em andamento. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mitsubishi
|
|
A Mitsubishi prepara o lançamento da próxima geração do Outlander, um dos seus SUV mais populares e o rei dos PHEV. A apresentação está para breve e as imagens revelam maior agilidade.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Apesar da pandemia, não houve grandes alterações no "ranking" dos carros mais vendidos globalmente. Os construtores nipónicos dominam o top 10.
|
|
|
|
|
Lotus
|
|
Após ter anunciado um acordo geral de colaboração com a Alpine, a Lotus revelou agora que vai liquidar os seus três modelos a gasolina e lançar um novo PHEV já este ano, com base no projecto Type 131.
|
|
|
|
Supercarros
|
|
A guerra entre os desportivos está ao rubro, com os jornalistas a tentarem perceber qual é o mais rápido e as marcas a serem inseridas num "ranking". Este comparativo junta Ferrari, McLaren e Porsche.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Elétricos
|
|
O maior investimento público dos EUA desde a II Guerra Mundial destina-se às viaturas federais. O novo Presidente quer substituir todas (serão mais de 645 mil) por modelos zero emissões “made in USA”.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A VW iniciou a comercialização na Europa da versão mais acessível do eléctrico ID.3. Denominado Pure, monta um motor menos potente e uma bateria mais leve e com menor capacidade, para baixar o preço.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Se está comprador de um Model 3 da Tesla, saiba que os preços sofreram uma redução, mas apenas nas unidades americanas. Os Model S e X também deveriam ter ficado mais baratos, mas vem aí um restyling.
|
|
|
|
|
Porsche
|
|
A Porsche lançou o Taycan mais acessível, que vai permitir atrair um maior número de clientes. Tem apenas tracção atrás, 326 cv, que saltam para 408 cv durante 8 segundos, e uma autonomia de 431 km.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
A Mercedes mostrou o EQA, o seu segundo veículo eléctrico. Mais pequeno e acessível do que o EQC, o novo modelo continua a ser um SUV, cuja gama vai ser reforçada com mecânicas mais potentes e 4x4.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Ambiente
|
|
Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, oferece um prémio de 100 milhões de dólares a quem surja com a melhor tecnologia para capturar carbono da atmosfera. Um incentivo que promete agitar o mercado.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A economia da Arábia Saudita é baseada na extracção de petróleo, o que não impede os académicos locais de procurarem a solução mais cómoda para recarregar veículos eléctricos, sem ser preciso parar.
|
|
|
|
|
Jaguar
|
|
Depois do sucesso do I-Pace, a Jaguar continua a apostar nos eléctricos. Mas, como estes são particularmente sensíveis ao peso, está a desenvolver novas tecnologias para os tornar mais “elegantes”.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
As baterias de iões de lítio não podem carregar mais rapidamente para evitar aquecer e até arder, mas os israelitas da StoreDot afirmam ter resolvido o problema. O que é um passo em frente gigantesco.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Segurança
|
|
A Alemanha é dos países que mais apoia a compra de eléctricos, concedendo incentivos que vão até aos 9000€. Os chineses vendem por lá um veículo por cerca de 10.000€, mas é um “desastre” em segurança.
|
|
|
|
Opel
|
|
O entusiasta de automóveis e apresentador britânico de televisão abriu as portas da sua garagem para revelar uma amizade de longa data. Conheça o “Oliver”, o Opel de que Hammond não se separa.
|
|
|
|
Cupra
|
|
Como patrocinadora do FC Barcelona, a Cupra desafiou 19 jogadores a personalizar os seus modelos. Veja as escolhas dos capitães Gerard Piqué e Sergio Busquets e as tendências das novas contratações.
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Os fabricantes de automóveis investem constantemente para tornar os modelos mais seguros e fáceis de conduzir, mas há condutores que teimam em abusar dos sistemas de ajuda à condução. Correndo riscos.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
A criatividade não conhece limites e muitos cidadãos, por esse mundo fora, inventam praticamente de tudo. Mas há um vencedor no capítulo das desculpas mais tolas à polícia para furar o confinamento.
|
|
|
|
|
|
|
|