|
|
|
|
São pequenos, eléctricos e baratos. Não cabem no sapatinho, mas são perfeitos para a cidade e para aqueles que, tendo um orçamento limitado, pretendem adquirir um veículo eléctrico. Ora, este Natal traz pela primeira vez várias opções que ficam abaixo da fasquia dos 20.000€. Aqui encontra duas das novas propostas (podem vir a ser três em breve) que prometem democratizar os veículos alimentados exclusivamente a bateria, aliando dimensões compactas a uma autonomia interessante, para modelos citadinos, e à capacidade de transportar quatro adultos e alguma bagagem. |
Esta democratização dos eléctricos está longe de ser específica do mercado nacional, uma vez que também a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis deu sinais de que a electrificação é o único caminho a seguir, ditando o fim dos camiões a gasóleo. A notícia poderá ter surpreendido alguns, mas não os Rockefeller, cuja fortuna nasceu e cresceu à base do petróleo. No entanto, o “ouro negro” já só representa 2% dos investimentos da sua fundação. |
Eléctricos mais baratos é algo que se espera há muito e o facto de os preços das baterias continuarem a cair leva a crer que vamos continuar a ter boas notícias neste capítulo. Os preços descem e a tecnologia evolui, com constantes descobertas para impulsionar a mobilidade eléctrica. O mais recente exemplo disso chega-nos de Tóquio, onde cientistas conseguiram trocar o lítio por sódio e armazenar mais energia com custos inferiores. |
À Volkswagen terá custado saber que, por muito que tenha investido (e continue a investir) em veículos eléctricos, os seus concessionários parecem pouco ou nada interessados em vendê-los. E esta não foi a única má notícia para os lados de Wolfsburg, pois o tribunal europeu resolveu facilitar os processos relacionados com o Dieselgate. |
Apesar de até a FIA estar preocupada em reduzir as emissões poluentes dos motores de F1, produzindo gasolina sustentável a partir do lixo, não faltam os construtores que desenvolvem modelos com motores de combustão destinados a satisfazer os condutores em busca de emoções fortes. É o caso do Bentley Bacalar, um descapotável que persegue o luxo com o mesmo afinco com que visa a máxima eficácia em matéria de comportamento, objectivo que é partilhado pelo Lamborghini SC20, também ele concebido exclusivamente a pensar nas emoções que quer oferecer ao seu condutor, o que o leva a abrir mão do tejadilho e até do pára-brisas. |
Votos de Boas Festas e até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
KIA
|
|
O construtor sul-coreano revelou os detalhes técnicos mais relevantes da versão híbrida plug-in do seu maior SUV. O Sorento PHEV chega início do próximo ano com 57 km de autonomia em modo eléctrico.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A marca francesa revelou que, afinal, não pretende produzir a versão de estrada do seu Le Mans Hypercar, limitando-se ao modelo de competição. Assim sendo, adeus às 25 unidades do superdesportivo.
|
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
A Lamborghini produz superdesportivos fantásticos, mas então o que dizer da Squadra Corse, o departamento de competição da marca italiana? A sua mais recente criação, o SC20, é prova disso mesmo.
|
|
|
|
Bentley
|
|
O roadster Bacalar é dos modelos mais exclusivos da Bentley. Produzido numa série especial limitada, é capaz de atingir 322 km/h e, antes de ser enviado para os clientes, está a ser afinado em pista.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
A Volkswagen é o construtor tradicional que mais fortemente tem investido nos veículos eléctricos. Mas, apesar de todos os esforços e investimentos, a rede de concessionários não parece interessada.
|
|
|
|
Volvo
|
|
Em 2019, a Volvo comprometeu-se a apresentar um carro eléctrico todos os anos até 2025. Surge agora a confirmação que o XC40 Recharge vai ter companhia muito em breve (e não será um sucessor do V40).
|
|
|
|
Toyota
|
|
O Japão prepara-se para banir os motores a combustão em 2035, o que está a colocar as marcas locais à beira de um ataque de nervos. Isto explica que o CEO da Toyota diga uma coisa e… o seu contrário.
|
|
|
|
|
Jaguar
|
|
Depois do I-Pace, o SUV eléctrico de dimensões similares ao Tesla Model Y, a Jaguar prepara-se para lançar uma versão de maiores dimensões, igualmente a bateria, para rivalizar com o Model X.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
As baterias continuam a ser a peça mais cara de um veículo eléctrico, mas a realidade é que o seu custo tem vindo a cair continuamente. Em 2020 rondou 137 dólares/kWh, cerca de 111€, 1/5 de há 7 anos.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Tech Auto
|
|
A FIA produziu gasolina 100% sustentável a partir de lixo e já a fez chegar à Ferrari, Mercedes e Renault, as equipas que produzem motores de F1. O objectivo é ser testada e validada a sua eficiência.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
O caminho está aberto para os eléctricos: a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis e os vários fabricantes de camiões comprometeram-se a tornar os transportes pesados livres de emissões.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
A caminho da terapia, as crianças de um hospital em Barcelona têm um novo aliado na sua luta diária. Trata-se de uma miniatura do 45 EV, capaz de interpretar emoções e até mudar estados de alma.
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Até aqui, as baterias de iões de lítio sempre lideraram em termos de densidade energética. Cientistas da Universidade de Tóquio afirmam agora ter conseguido fazer melhor, trocando o lítio por sódio.
|
|
|
|
Condução Autónoma
|
|
A Amazon revelou o seu veículo eléctrico e autónomo, uma espécie de micro autocarro para ser utilizado em meio urbano. Além de não necessitar de condutor, está equipado com uma bateria de 133 kWh.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Elétricos
|
|
Prestes a lançar o criativo e promissor furgão eléctrico eBussy, a empresa alemã ElectricBrands fez a sua própria versão de um anúncio da Volvo. Só que no lugar de Jean-Claude Van Damme surge… Merkel.
|
|
|
|
Renault
|
|
Em Janeiro, Luca de Meo apresentará oficialmente a nova estratégia para a Renault. Chamam-lhe “Renaulution”, mas esta “revolução” não vai mexer apenas com a marca francesa. Eis o que já sabemos.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
Criada há 107 anos, a Fundação Rockefeller nasceu e fortaleceu-se à custa dos lucros provenientes do petróleo. Mas hoje, com um capital de 5 mil milhões de dólares, o ouro negro representa apenas 2%.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que o software da VW para enganar os testes de emissões não respeitou a legislação. Os clientes podem agora processar as marcas nos respectivos países.
|
|
|
|
Bugatti
|
|
A Bugatti tem no Chiron Tourbillon um relógio fabuloso, com 578 peças móveis que a marca vende por 230.000€. Agora juntou 4 modelos à colecção, que podem valer um Lamborghini e um Ferrari… juntos.
|
|
|
|
|
|
|
|