|
|
|
|
Os consumos dos veículos híbridos plug-in (PHEV), sempre tão envoltos em polémica, voltam a ser tema pela mão da Ford. Em nome da “transparência”, a marca da oval azul decidiu passar a disponibilizar os consumos reais de dois dos seus modelos PHEV mais recentes. Os números não a favorecem, mas fica o exemplo que outros construtores deveriam seguir, idealmente num exercício acompanhado dos devidos esclarecimentos. Só assim seria claro e transparente, para o consumidor, que marcas efectivamente projectam os seus PHEV para com eles conseguirem, em contexto real de utilização, baixar mesmo os consumos e as emissões. |
O ano arrancou com grandes novidades que prometem mexer com o mercado. Desde logo, a aprovação da fusão da FCA com PSA por parte dos respectivos accionistas, com o leme a ser entregue ao português Carlos Tavares. Ainda não há indicações oficiais de que serão extintas marcas do novo conglomerado, mas os analistas apostam que sim e até arriscam quais podem ser as vítimas. |
A Kia, por seu lado, fazendo jus ao seu antigo slogan (“the power to surprise”) deu um espectáculo de pirotecnia para deixar no ar a sua nova imagem corporativa. Muda o slogan, muda o logótipo e mudará a estratégia. |
O início do ano é também sempre o momento de fechar as contas do antigo e isso trouxe registos interessantes. Soube-se que 2020 foi o ano dos carros electrificados e de luxo, num mercado que caiu 34%. Ficámos ainda a saber que a liderança do segmento dos veículos eléctricos mudou de mãos e o mesmo aconteceu com o modelo a bateria mais vendido. |
Para 2021, enquanto se espera francas melhorias em termos de pandemia e economia, com reflexo nas vendas de automóveis, os fabricantes preparam-se para introduzir uma catadupa de novidades. Reunimos 67 e dizemos-lhe quando chegam e quanto vão custar. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Vendas
|
|
Com uma quebra de 34% nas vendas de veículos ligeiros, 2020 foi um ano péssimo para a indústria automóvel no mercado português. Mas foi um ano menos mau para os modelos de luxo e electrificados.
|
|
|
|
KIA
|
|
A Kia aproveitou o arranque do ano para revelar, a partir de Incheon, o seu novo logótipo. Esta mudança vem acompanhada de um novo slogan que aponta o futuro da marca. Ambos ficaram escritos no céu.
|
|
|
|
|
Lançamentos
|
|
Se está a pensar comprar carro novo em 2021, este guia (de A a V) é para si. Reunimos as principais novidades que vão ser introduzidas no mercado nacional, dizemos-lhe quando chegam e por que preços.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
A Comissão Europeia aprovou a legislação que vai permitir a cada Estado-membro cobrar portagens mais caras para os veículos mais poluentes, diminuindo o valor para os automóveis com emissões zero.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Vendas
|
|
Com as vendas de veículos eléctricos a crescerem 14% em 2020, a Renault foi a marca que mais vendeu em Portugal, transaccionando 1415 unidades. Bateu a Tesla, líder em 2019, por apenas dois veículos.
|
|
|
|
Vendas
|
|
Num mercado cada vez mais concorrido, 2020 assistiu a uma batalha para ver que modelo liderava a venda de eléctricos em Portugal. Renault Zoe, Nissan Leaf e Tesla Model 3 disputaram a primazia.
|
|
|
|
Audi
|
|
O Gran Turismo 100% eléctrico da Audi já pode ser pré-reservado, mediante o depósito de 2500€. Com 590 cv e mais de 400 km de autonomia, a edição sob reserva destina apenas 30 unidades para Portugal.
|
|
|
|
|
Tesla
|
|
Elon Musk pediu aos seus funcionados que se esforçassem no último trimestre do ano para colocar 500.000 veículos no mercado em 2020 e estes responderam comercializando 499.550. Mas produziram 509.737.
|
|
|
|
Cadillac
|
|
A Cadillac, a marca mais reputada da General Motors, vai investir nos veículos eléctricos. Como há concessionários pouco animados com a ideia, a GM vai pagar 500.000 dólares para eles desaparecerem.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Auto
|
|
Acionistas da Fiat e da PSA deram luz verde à fusão que cria o 4º maior fabricante mundial de automóveis. Depois de passar pela Renault, Nissan, PSA e Opel, Carlos Tavares vai dirigir a Stellantis.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Qual a berlina desportiva mais rápida e eficaz? A resposta a esta questão vale uma fortuna e Porsche e Mercedes estão a fazer tudo para liderar. Ao fim de duas batalhas, quem está à frente na guerra?
|
|
|
|
Supercarros
|
|
Com 2012 cv, o Owl é seis vezes mais potente que um Fórmula E e duas vezes mais potente que um F1. Mas pode circular na estrada, indo de 0 a 100 km/h em 1,89 segundos. Chega à Europa, por 3 milhões.
|
|
|
|
|
Tesla
|
|
Um test drive foi o que bastou para que Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Porsche e antigo CEO e chairman do Grupo VW, quisesse comprar a Tesla. Mas ouviu um “não” de Elon Musk, revelam alemães.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Num ano difícil para o mercado financeiro mundial, a braços com a pandemia, os “insiders” de Wall Street apontaram a Tesla como o título do ano. A marca sucede assim à Apple, a eleita de 2019.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Curiosidades Auto
|
|
O actor que se celebrizou pelo papel de Michael Knight está a vender o seu companheiro de aventuras, o KITT. E tudo indica que a entrega do Pontiac ao novo dono será feita pelo próprio “Justiceiro”.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
O criador de Britain’s Got Talent caiu da sua nova bicicleta eléctrica, considerada o Ferrari das “e-bikes”. Quase ficou paralisado e agora admite processar o fabricante, por a bicicleta ser… potente.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Homem de 38 anos não gostou de ter sido despedido e vingou-se no último dia do ano: invadiu a fábrica da Mercedes em Vitoria-Gasteiz, Espanha, e destruiu mais de 50 carros com uma retroescavadora.
|
|
|
|
|
Tesla
|
|
Jovem condutor apanhado num Model S a 150 km/h com o Autopilot ligado, o banco todo reclinado e (aparentemente) a dormir vai ser julgado no Canadá. Especialistas acreditam que faça jurisprudência.
|
|
|
|
Segurança
|
|
Ciclistas e automobilistas são conhecidos por terem frequentes desentendimentos no trânsito, mas este caso ultrapassou todos os limites. Um grupo de ciclistas acabou por amassar um SUV por completo.
|
|
|
|
|
|
|
|