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O Tesla Model 3 é o eléctrico do momento. As vendas globais são prova disso, em particular na Europa, continente onde a berlina da Tesla conseguiu destronar os “clássicos” a combustão Renault Clio, Volkswagen Golf e Dacia Sandero, no passado mês de Setembro. Isto pese embora exija um investimento a triplicar (ou a sextuplicar, no caso da Dacia), o que permite duas leituras. Por um lado, os consumidores estão cada vez mais interessados em modelos 100% eléctricos, tal como a crescente quota de mercado testemunha. Por outro, o conservadorismo muito arreigado nos construtores tradicionais está a esmorecer, à medida que também eles reforçam os seus investimentos em veículos eléctricos e os clientes vão fazendo o “shifting” para alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente. |
Ora, essa mudança de mentalidade também se aplica às versões mais desportivas. O BMW M3, por exemplo, que até há bem pouco tempo fazia “salivar” os amantes de um modelo divertido de conduzir e simultaneamente capaz de servir de carro da família, encontra no Tesla Model 3 Performance um adversário de respeito. Foi justamente esta versão, a mais vitaminada do eléctrico do momento, que ensaiámos. Dizemos-lhe aqui tudo o que gostámos, os consumos que medimos, a rapidez com que recarregámos e os custos associados. |
Outra prova de que a tradição está a perder para a inovação encontra-se na Bugatti e na Rimac. A primeira é justamente reconhecida como a rainha dos hiperdesportivos a combustão, enquanto a segunda é uma “jovem” que se conseguiu impor entre o que de melhor se faz no campo dos hiperdesportivos eléctricos. E isso levou as duas a juntarem-se, mas quem manda é a empresa croata, cuja tecnologia pode ser decisiva para o Grupo Volkswagen recuperar o terreno que tem perdido para a Tesla (e para a Lucid) e, sobretudo, não perder o halo mágico do construtor francês, ao mesmo tempo que consegue reforçar o arsenal tecnológico da Porsche. |
Quem também está disposta a mudar de rumo, saltando dos híbridos convencionais para os modelos 100% eléctricos a bateria é a Toyota. O discurso de Akio Toyoda, o CEO do construtor nipónico, nem sempre aponta nessa direcção (chega mesmo a questioná-la), mas a realidade é que o maior construtor automóvel do mundo não pode arriscar ficar para trás nesta corrida. O novo bZ4X dá o primeiro passo em frente e fá-lo logo com uma passada larga, pois a Toyota compromete-se com uma garantia de 10 anos para a bateria. |
Do lado da Renault, também houve tempo para reacertar o passo, numa tentativa de dar um melhor andamento ao futuro Mégane exclusivamente a bateria. Dando mostras de que não está insensível a críticas, a marca francesa tratou de corrigir aquela que seria uma falha grave deste novo crossover eléctrico face à concorrência. |
Até para a semana. |
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A semana em marcha-atrás
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Mercedes-Benz
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A Mercedes mostrou o novo SL, disponível apenas na versão AMG e com capota de abrir em lona. Os motores V8 a gasolina oscilam entre 476 e 585 cv, com o descapotável a chegar a Portugal em Março.
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Audi
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A Audi renovou os argumentos do A8, o topo de gama que se bate com o Classe S da Mercedes e o Série 7 da BMW. Mantém em produção as versões curta e comprida, mas aumentou o equipamento e a tecnologia.
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Ford
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Depois de uma série de “teasers”, a Ford marcou a apresentação da sua nova Ranger para o próximo dia 24. Nesta geração, a pick-up tem a particularidade de servir de base para a nova Volkswagen Amarok.
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Em modo eléctrico
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Toyota
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A Toyota tardou a apostar na plena electrificação. Mas apesar da aparente descrença na tecnologia por parte do CEO, avançará com vários modelos a bateria. A do bZ4X é para durar – no mínimo, 10 anos.
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Volkswagen
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Depois dos ID.3 e ID.4, a gama de eléctricos da Volkswagen continua a crescer. A marca alemã revelou o ID.5, um pouco maior que o ID.4, com uma autonomia de até 520 km e sempre com bateria de 77 kWh.
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Renault
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Depois de anunciar as características do futuro Mégane eléctrico, que não previa carga rápida para a versão mais acessível, com 40 kWh, os franceses reagiram às críticas e voltaram atrás.
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Muito à frente
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Elétricos
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Já aqui lhe falámos do Sion, um eléctrico que tem a particularidade de poder recarregar a bateria com a energia do sol. A empresa que o projectou diz ter 15.000 reservas, inclusivamente de Portugal.
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Segurança
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A Brembo desenvolveu um sistema de travagem, a que chamou Sensify, que se adapta às diferentes situações, recorrendo a inteligência artificial. Simultaneamente com a maior eficácia, reduz emissões.
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Tech Auto
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A Alemanha, que produz a maioria dos camiões europeus, está a testar a 3ª via dos pesados eléctricos. Além dos veículos eléctricos a bateria e a fuel cell a hidrogénio, a catenária é a outra solução.
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Ponha os olhos nisto
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Ambiente
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O Governo alemão está a desenvolver uma central solar por concentração, em que a energia produzida é armazenada em sal fundido. O projecto tem a colaboração da Universidade de Évora.
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Renault
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A Renault tem-se desdobrado em iniciativas para assinalar os 60 anos do 4L e, simultaneamente, despertar o interesse no seu regresso eléctrico, ainda este ano. Agora ganhou um veículo para a colecção.
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Ford
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O Mondeo é, há quase 20 anos, o topo de gama da Ford no mercado europeu, mas a situação está a mudar. O novo e mais caro Mustang Mach-E, em apenas cinco meses, vendeu mais que o Mondeo em nove.
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Alerta sonoro
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