|
|
|
|
Boa noite! |
A mais recente geração do Toyota Yaris colocou a marca nipónica nos primeiros lugares do ranking europeu de vendas, uma proeza nunca antes alcançada pela antiga geração do modelo e que mais espanta por ser conseguida sem uma versão eléctrica ou híbrida plug-in, alternativas que continuam a ser a tendência em ascensão por parte dos consumidores. |
Mas se o Yaris está a vender bem a ponto de relegar para trás os tradicionais pesos-pesados do segmento, o Yaris Cross tem praticamente tudo o que é preciso para reservar à Toyota algumas (boas) surpresas, em matéria de vendas. Recém-chegado ao mercado nacional, fomos conhecê-lo melhor na zona de Óbidos e de lá saímos com a convicção de que este pequeno crossover reúne os atributos certos para vender que nem pãezinhos quentes. Desde logo, porque milita no segmento B, que em 2020 representou 55% do mercado automóvel europeu, com a vantagem de ser um SUV, a carroçaria que reclamou 43% das vendas no segmento. Aqui encontra as nossas conclusões sobre o modelo, com destaque para o que gostámos mais, dos consumos melhores do que os diesel em ritmo de passeio, na versão híbrida, à possibilidade de optar pela transmissão integral inteligente. Mas não gostámos de tudo o que este novo SUV do segmento B tem para dar, como poder conferir no artigo. |
Esta semana foi dominada por algumas decisões surpreendentes, como a Skoda pretender concentrar-se nos eléctricos e abandonar rapidamente os PHEV, ou o CEO da Alfa Romeo garantir que os seus modelos não irão ter grandes ecrãs, pois a marca “não vende iPad com um carro à volta”. Sem esquecer a Mercedes, que está num processo de transformar concessionários em apenas agentes, para economizar nas comissões. |
Mas surgiram igualmente as notícias “chocantes”. A começar pelo novo eléctrico topo de gama Lucid Air, que viu homologada uma autonomia de 837 km, o que deixa a Tesla em sentido e coloca os fabricantes tradicionais num aperto. Chocante foi também o facto de o Tesla Model Y ter igualado a velocidade do Model 3 no teste do alce, batendo de forma folgada o Porsche Taycan, já para não mencionar o Porsche Macan, que irá revelar a versão eléctrica em 2022, para arrumar as unidades com motor a combustão em 2024. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Muitos duvidaram que a Tesla conseguisse vingar sem uma rede oficial de concessionários. Mas são cada vez mais as marcas a dispensar os tradicionais stands. A Mercedes vai convertê-los em agências.
|
|
|
|
Citroën
|
|
As encomendas para o Citroën C5 X, o novo topo de gama da marca francesa, já arrancaram em alguns países europeus, com Portugal a estar previsto para breve. Os preços na Alemanha começam nos 35.730€.
|
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
O CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, afirmou que a marca que dirige “vende Alfa Romeo e não iPad com um carro à volta”. Para ele, o condutor será sempre central, com o mínimo de ecrãs.
|
|
|
|
Citroën
|
|
A Citroën revelou o primeiro de três veículos que está a preparar para os mercados emergentes. Denominado C3, destina-se apenas aos países da América do Sul e à Índia, onde chegará em 2022.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Elétricos
|
|
A Xpeng deu o pontapé de saída no lançamento comercial do seu P5, berlina familiar que vai fazer frente ao Model 3 com preços a partir de 21.000€ e uma autonomia de até 600 km, em NEDC.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Na Europa, se há países em que um veículo eléctrico a bateria só tem de percorrer 2 km para encontrar um posto de recarga, noutros só ao fim de 500 km surge um carregador. Portugal é o 4º melhor.
|
|
|
|
Skoda
|
|
A Skoda está impressionada com o sucesso do SUV eléctrico Enyaq. Tanto que o seu CEO admite que o futuro será apenas eléctrico, prometendo lançar mais modelos a bateria em breve, um deles por 20.000€.
|
|
|
|
|
Porsche
|
|
O Macan é o segundo modelo mais vendido pela Porsche, ultrapassado apenas por um outro SUV, o Cayenne. Mas, segundo um responsável da marca, o Macan com motor de combustão vai desaparecer em 2024.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Apesar da fraude em que a Nikola foi apanhada, a Iveco continua a contar com esta startup para desenvolver camiões eléctricos. A fábrica alemã foi inaugurada e Hamburgo receberá as primeiras unidades.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Lucid Motors
|
|
A Lucid Motors é um fabricante de automóveis eléctricos que ainda não vendeu um único veículo. Mas o seu Air Dream Edition debita 946 cv e já foi homologado pela EPA americana com 837 km de autonomia.
|
|
|
|
Tesla
|
|
O teste do alce serve para determinar a eficiência do chassi dos veículos. Representa uma manobra de esquiva para evitar acidentes, onde o Model Y igualou o Model 3 e bateu folgadamente o Taycan.
|
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A CATL, uma das maiores fornecedoras de acumuladores para veículos eléctricos, associou-se à BASF para lançar a primeira cadeia de produção de baterias sustentáveis do mundo, por via da reciclagem.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Terminados os testes em terra, o Spirit of Innovation, o avião eléctrico da Rolls-Royce, realizou o primeiro voo experimental, a preparar um novo record de velocidade. Para já, voou apenas 15 minutos.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Motos
|
|
O galã tem um “fraquinho” pelas duas rodas. Tanto que, fora da tela, mantém uma colecção invejável. Agora passeou-se para a câmara numa das motos mais caras do mundo, para publicitar… outra máquina.
|
|
|
|
Segurança
|
|
Todo o ser humano deve evitar atropelar animais que atravessem a estrada. Mas travar repentinamente, à frente de um veículo pesado, pode ter consequências, como aconteceu a este condutor.
|
|
|
|
Land Rover
|
|
O novo filme de James Bond estreia no final de Setembro e vai estar repleto de acção, pancadaria e… carros destruídos. Para abrir o apetite para No Time To Die, veja o que acontece ao Range Rover SVR.
|
|
|
|
|
Motos
|
|
É curioso que um dos fabricantes de motos mais tradicionais seja um dos que mais está apostar na electrificação. Depois das motos eléctricas, a Harley lança uma e-bike com as linhas da moto de 1903.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Quase em simultâneo com o anúncio do abandono do Campeonato do Mundo de MotoGP, Valentino Rossi anunciou a entrada no negócio das bicicletas eléctricas, sempre sob a sua marca VR46.
|
|
|
|
|
|
|
|