|
|
|
|
Boa noite! | Durante anos, os centros de inspecção deixaram passar carros mais poluentes apesar do investimento para os controlar estar feito. Faltava o enquadramento legal, que (só) demorou seis anos a chegar. Condutores habilidosos e empresas “criativas” cometiam uma ilegalidade, retirando o filtro de partículas, operação que uma directiva europeia de 2014 visava impedir, mas a que o IMT só agora deu enquadramento legal. Quem o afirma é a Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel, que confirma que o equipamento já existe, só não podia era ser utilizado para determinar se o filtro de partículas lá estava e a funcionar como previsto. À falta de uma lei actual, circularam em Portugal veículos mais poluentes do que no resto da Europa, expondo no processo a população a uma maior quantidade de partículas cancerígenas. | Se há quem se atrase, sem motivo aparente, na adopção de medidas antipoluição, há outros que procuram antecipar-se. A Seat, por exemplo, está empenhada em garantir que a viragem para os eléctricos vai continuar a passar por Martorell, para o que vai investir 5000 milhões de euros até 2025 e, com isso, continuar a garantir empregos. Por cá, o investimento parece que desaparece. Era suposto que o Ineos Grenadier 4×4, um jipe que procura resgatar o espírito do antigo Defender, fosse construído entre Portugal e o País de Gales, mas tudo indica que vai ficar por França. E, se assim for, a Daimler resolve o problema da fábrica da Smart em Hambach. | Se o fabricante de jipes Ineos, cujo dono é o homem mais rico de Inglaterra, parece ter encontrado a forma ideal de chegar ao mercado, a Jeep vai preparando terreno para lidar com a concorrência: o Wrangler está pronto para enfrentar o Bronco e o Defender, que surge agora com uma versão comercial que poderá ser a ideal para os fãs portugueses do 4×4 britânico. | Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Jeep
|
|
A “guerra” vai começar. Depois de mais de duas décadas sem ter um adversário à sua altura, o Wrangler recebe em breve a concorrência do novo Ford Bronco. A Jeep não se fica e já terá resposta pronta.
|
|
|
|
Audi
|
|
A Audi prepara-se para fazer chegar aos concessionários o seu bestseller renovado. A actualização do Q5 mexe com a aparência, em linha com o Q8, e introduz a tecnologia OLED. Mas há outras alterações.
|
|
|
|
|
Suzuki
|
|
O novo Across, que chega ao mercado europeu a partir do Outono, é um SUV em (praticamente) tudo igual ao RAV4 Plug-in Hybrid: mais de 300 cv, tracção integral, 75 km em modo EV e só 22g/km de CO2.
|
|
|
|
Atualidade
|
|
Finalmente, foram reveladas as fotos do novo Ineos Grenadier 4x4, um jipe puro e duro, herdeiro do antigo Defender da Land Rover, que vamos poder guiar em 2021 e cuja produção passa por Portugal.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Cupra
|
|
Confirmam-se os rumores de que o el-Born vai exibir o logo da Cupra. Será o primeiro modelo 100% eléctrico da marca desportiva da Seat, com até 500 km de autonomia e foco na dinâmica. Chega em 2021.
|
|
|
|
Jaguar
|
|
A recarga da bateria de veículos eléctricos está na ordem do dia. A Jaguar está associada ao primeiro projecto na Europa, pelo que falámos com o responsável para conhecer vantagens e inconvenientes.
|
|
|
|
Jaguar
|
|
A Jaguar concebeu uma versão do I-Pace para servir de táxi em Oslo, capaz de recarregar de forma "wireless". É bom para a Noruega, mas também para a marca britânica, que aperfeiçoa a tecnologia.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
As pick-up eléctricas, alimentadas por baterias ou fuel cell, estão na moda e há cada vez mais. Agora foi a vez da Lordstown, que revelou fotos e alguns pormenores (mas não todos) do seu modelo.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A Volkswagen registou na Europa o termo e-Samba, que fontes ligadas ao processo garantem que será utilizado para designar o novo Pão de Forma eléctrico, até aqui conhecido como ID.Buzz.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Mercedes-Benz
|
|
O topo de gama da Mercedes vai ser revelado em diferentes fases e a primeira já aconteceu. Mostra um interior completamente diferente daquilo que é habitual na marca, com menos botões e mais ecrãs.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
Agora que os ralis estão de regresso, pós Covid-19, a Hyundai prova que é uma pena estes modelos do WRC só terem cerca de 380 cv. Isto porque construiu um i20 com 800 cv que é impressionante.
|
|
|
|
Motos
|
|
O duas vezes campeão do mundo na categoria de 250 cc e três vezes vice-campeão nas principais classes de 500 cc e Moto GP vai estar aos comandos da Voxan Wattman com 425 cv e… sem travões à frente!
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
Fala-se cada vez mais de autocarros eléctricos, como forma de reduzir a poluição nas cidades. O que poucos sabem é que já em 1970 a MAN colocou unidades ao serviço, até dos Jogos Olímpicos.
|
|
|
|
Maserati
|
|
Confirma-se que a Maserati vai começar a ser encarada com outros olhos dentro do grupo Fiat Chrysler Automobiles. Além dos novos modelos que estão a caminho, o novo motor Nettuno será bem-vindo.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Porsche
|
|
A Porsche já produziu de tudo um pouco, de desportivos com base na mecânica e chassi do VW Carocha a tractores agrícolas. Mas poucos sabem que até fez motores de avião e aqui está um exemplar.
|
|
|
|
Tesla
|
|
O CEO da Tesla anunciou que está a ajudar a companhia farmacêutica alemã CureVac a desenvolver uma vacina para a Covid-19. “Basicamente”, trata-se “de um problema de software”, afirmou Elon Musk.
|
|
|
|
|
Atualidade
|
|
A jovem marca britânica Ineos, que quer resgatar o 4x4 puro e duro com o Grenadier, desistiu de investir 300 milhões em Estarreja. Negoceia agora com a Daimler a compra da fábrica da Smart em Hambach.
|
|
|
|
Tesla
|
|
A Tesla voltou a surpreender não por apresentar um novo modelo, mas sim por colocar à venda (por 69,420$) uns calções com a palavra "s3xy”, referente aos Model S, 3, X e Y. E não está a brincar.
|
|
|
|
|
|
|
|