|
|
|
|
A Dacia prometeu e cumpriu. O novo Dacia Spring não se limita a ser barato: é o eléctrico mais barato do mercado. É certo que a marca romena do Grupo Renault tardou a lançar-se na aventura eléctrica, pelo que foi com especial curiosidade que aceitámos o convite de rumar a norte, para ver até que ponto a espera valeu a pena, mas tendo sempre presente que não se podem esperar grandes “milagres” de um veículo eléctrico que custa menos de 14.000€ (com ajudas). E da mesma maneira que foi preciso “ver para crer” este Dacia bater-se taco a taco com o Porsche Taycan Turbo S no teste do alce, encarámos este desafio como uma oportunidade de avaliar até que ponto “o que é racional é bom”. Deixo-lhe aqui as minhas impressões deste primeiro contacto com o eléctrico mais acessível do mercado e apenas uma pista para lhe despertar a curiosidade: não é o que parece. |
Para contrariar a queda nas vendas que tem vindo a registar, também a Renault abraçou a estratégia de oferecer mais equipamento por preços mais em conta. Mas a marca francesa foi sobretudo falada por outros dois motivos. Primeiro, porque assumiu que, juntamente com a Dacia, vai passar a limitar a 180 km/h a velocidade máxima dos seus futuros modelos. Segundo, porque confirmou que não há nem mais um cêntimo para gastar no desenvolvimento de novos motores a gasóleo. E é com estas movimentações que ganha mais peso a petição subscrita por 27 grandes empresas, pedindo à Comissão Europeia para que avance com uma data para acabar de vez com a venda de veículos com motor de combustão – híbridos incluídos. |
Esta semana foi particularmente agitada para os modelos de luxo, aqueles em que mais do que a potência importa ter um preço astronómico. A Rolls-Royce associou-se à Hermès para cumprir todos os desejos de um multimilionário japonês, que fez questão de ter um Phantom a combinar com o seu avião privado. Enquanto isso, a Caviar, que diz focar-se no luxo inteligente, saiu do conforto de personalizar iPhones para se aventurar nas quatro rodas. O resultado é o Tesla mais caro do mundo, que terá como desvantagem não poder estacionar em qualquer lado, não vá o ouro que o reveste parcialmente desaparecer… Já a Ferrari dispensa os dourados para brilhar, pois basta-lhe tecnologia e potência. A marca do Cavallino Rampante levantou a ponta do véu de uma nova série especial com o V12 mais potente de sempre, a ser revelada já no próximo dia 5. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Hyundai
|
|
O Kauai N é o primeiro SUV da Hyundai com ambições desportivas. Monta um 2,0 litros a gasolina sobrealimentado com 280 cv, vai de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 240 km/h. Mas não fica por aqui.
|
|
|
|
Renault
|
|
Zoe, Clio, Mégane e Grand Scénic já estão disponíveis nos concessionários Renault na versão Limited, uma gama que inclui mais equipamento de segurança e conforto pelo preço da versão de acesso à gama.
|
|
|
|
Maserati
|
|
A Maserati apresentou no Salão de Xangai o novo Levante Hybrid, modelo que será ainda mais importante na Europa. Em Portugal, deverá tornar-se a versão mais vendida do SUV com 5 metros de comprimento.
|
|
|
|
|
Peugeot
|
|
A falta de chips faz outra vítima. A Peugeot decidiu sacrificar o 308, em benefício dos seus modelos mais populares, e vai trocar o habitual painel digital por outro analógico, menos sofisticado.
|
|
|
|
Aston Martin
|
|
A Aston Martin está em dívida para com os amantes de desportivos. Prometeu o Valkyrie com 1176 cv e só vai entregá-lo em meados do ano, mas compensa ao mostrar o Valhalla ainda em 2021, com motor V8.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Audi
|
|
Todas as unidades disponíveis para pré-reserva no mercado português do novo Audi Q4 e-tron “desapareceram” num ápice. Em Portugal, os preços deste SUV eléctrico iniciam-se nos 44.814€.
|
|
|
|
Opel
|
|
Há meio século, a marca alemã fazia história com o Elektro GT, um protótipo 100% eléctrico com baterias de aviões a jacto e pneus de alta pressão. Estabeleceu seis recordes pela mão de Georg von Opel.
|
|
|
|
Honda
|
|
A Honda anunciou a estratégia para os próximos anos, no que respeita à produção de veículos eléctricos, alimentados por bateria ou "fuel cells". Em 2030, a percentagem será de 40% e 100% em 2040.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A FIA anunciou uma nova categoria que surpreendeu o mundo da competição: carros eléctricos sofisticados com 585 cv, tipo GT3, preparados para provas de resistência e capacidade de recarregar a 700kW.
|
|
|
|
Hyundai
|
|
A Hyundai anunciou que abandona a produção do Kauai EV, pelo menos das unidades destinadas ao mercado sul-coreano. A má imagem por causa dos incêndios é prejudicial e o Ioniq 5 está quase pronto.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Dacia
|
|
O pequeno eléctrico da Dacia, proposto por 16.800€, ultrapassou o difícil teste do alce a uma velocidade de 77 km/h. No processo, quase bateu os 78 km/h atingidos pelo Taycan, que exige 193 mil euros.
|
|
|
|
Supercarros
|
|
A Rimac está cada vez mais próxima de iniciar as entregas do C_Two, um monstro com 1914 cv, bateria de 120 kWh, capaz de atingir 412 km/h e 0-100 km/h em 1,97 segundos. E mostra aqui a sua rapidez.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Os russos da Caviar são conhecidos por dedicar a sua atenção a edições limitadas do iPhone. Agora mantêm essa fixação, mas emparelham-na com um Model S repleto de ouro. Eis o Tesla mais caro do mundo…
|
|
|
|
|
Renault
|
|
A Volvo surpreendeu com a promessa de limitar a velocidade máxima dos seus carros a 180 km/h. A Renault e a Dacia aderem agora à moda, impondo o mesmo limite para diminuir os acidentes graves.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
Também o Huracán EVO vai passar a ser conectado. Ele e os seus 640 cv. É mesmo o primeiro modelo da Lamborghini que permite ao condutor usufruir dos serviços da Alexa, um mordomo para todo o serviço.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Ambiente
|
|
Volvo, Uber, Ikea e Coca-Cola são alguns dos nomes mais conhecidos de um conjunto de grandes companhias que querem que a Europa proíba a venda de novos veículos a gasolina, a gasóleo e até híbridos.
|
|
|
|
Toyota
|
|
A Toyota sabe tudo o que há a saber sobre as vantagens do hidrogénio. Constrói das fuel cells mais eficientes e, curiosamente, agora produziu um motor para queimar hidrogénio, o que não é bom.
|
|
|
|
Tesla
|
|
No Salão de Xangai, uma proprietária chinesa de um Tesla subiu para cima de um carro exposto envergando uma t-shirt, em que acusava o seu carro de não travar. A Tesla revelou os dados do acidente.
|
|
|
|
|
Rolls-Royce
|
|
A Rolls-Royce está habituada a criar modelos à medida dos desejos dos seus clientes, mas este Phantom Oribe excede-se. Foi encomendado para combinar com um jacto privado e tem a exclusividade Hermès.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Os chineses são os maiores a copiar tudo e todos, sem qualquer respeito pela concorrência. A VW exige respeito e estuda a possibilidade de processar a Great Wall, cujo Punk Cat é cópia do Carocha.
|
|
|
|
|
|
|
|