O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Ouvir Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Secções
Assinar

Secções

  • Início

    Sub-secções

    • Opinião
    • Rádio
    • Podcasts
    • Newsletters
    • Últimas

    Últimas

  • Abrapalavra
  • Política

    Últimas

  • Economia

    Últimas

  • País

    Últimas

  • Mundo

    Últimas

  • Desporto

    Últimas

  • Cultura

    Sub-secções

    • Cinema
    • Música
    • Livros

    Últimas

  • Lifestyle

    Sub-secções

    • Amor e Sexo
    • Beleza e Bem Estar
    • Comida
    • Escapadinhas
    • Exercício
    • Família
    • Moda
    • Nostalgia
    • Vaidades
    • Viral
    • The Collection

    Últimas

  • Auto

    Sub-secções

    • Atualidade
    • Ensaios
    • Mercado
    • Elétricos
    • Tech Auto
    • Roteiros
    • Pesquisa
    • Diretório
    • Comparador
    • Usados PiscaPisca.pt
    • Prémios Auto 2022

    Últimas

  • Ciência

    Últimas

  • Tecnologia

    Últimas

  • Justiça

    Últimas

  • Opinião
  • Vídeos

    Sub-secções

    • Programas
  • Rádio

    Sub-secções

    • Podcasts
    • Programas
    • Programação
    • Sobre
  • Fact Check
  • Explicadores
  • Especiais
  • Interativos
  • Descobrir

    Sub-secções

    • Premium — assine o jornalismo independente
    • Programas
    • Podcasts
    • Autores
    • Colunistas
    • Tópicos
    • Newsletters
    • Eventos
    • The Collection
  • Seguir

    Sub-secções

    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • App iOS + Watch
    • App Android
    • Feed RSS
  • Sobre

    Sub-secções

    • Política de Privacidade e Cookies
    • Termos e Condições
    • Termos e Condições da Compra
    • Como anunciar
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Política de Correções
    • Regras da Comunidade
    • Contactos
    • Ajuda
  • ©2022 Observador

482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

  • Newsletters /
  • Auto

Já conduzimos o eléctrico mais barato do mercado. Saiba se vale a pena

30 abr 2021, 01:06
  • Oferecer artigo
×

Exclusivo assinantes: Ofereça artigos aos seus amigos.

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
Ver no browser
Observador
Observador

Auto

Fotografia de Alfredo Lavrador
Alfredo Lavrador
Jornalista
Sexta, 30 Abr 2021
Foto da Newsletter

A Dacia prometeu e cumpriu. O novo Dacia Spring não se limita a ser barato: é o eléctrico mais barato do mercado. É certo que a marca romena do Grupo Renault tardou a lançar-se na aventura eléctrica, pelo que foi com especial curiosidade que aceitámos o convite de rumar a norte, para ver até que ponto a espera valeu a pena, mas tendo sempre presente que não se podem esperar grandes “milagres” de um veículo eléctrico que custa menos de 14.000€ (com ajudas). E da mesma maneira que foi preciso “ver para crer” este Dacia bater-se taco a taco com o Porsche Taycan Turbo S no teste do alce, encarámos este desafio como uma oportunidade de avaliar até que ponto “o que é racional é bom”. Deixo-lhe aqui as minhas impressões deste primeiro contacto com o eléctrico mais acessível do mercado e apenas uma pista para lhe despertar a curiosidade: não é o que parece.

Para contrariar a queda nas vendas que tem vindo a registar, também a Renault abraçou a estratégia de oferecer mais equipamento por preços mais em conta. Mas a marca francesa foi sobretudo falada por outros dois motivos. Primeiro, porque assumiu que, juntamente com a Dacia, vai passar a limitar a 180 km/h a velocidade máxima dos seus futuros modelos. Segundo, porque confirmou que não há nem mais um cêntimo para gastar no desenvolvimento de novos motores a gasóleo. E é com estas movimentações que ganha mais peso a petição subscrita por 27 grandes empresas, pedindo à Comissão Europeia para que avance com uma data para acabar de vez com a venda de veículos com motor de combustão – híbridos incluídos.

Esta semana foi particularmente agitada para os modelos de luxo, aqueles em que mais do que a potência importa ter um preço astronómico. A Rolls-Royce associou-se à Hermès para cumprir todos os desejos de um multimilionário japonês, que fez questão de ter um Phantom a combinar com o seu avião privado. Enquanto isso, a Caviar, que diz focar-se no luxo inteligente, saiu do conforto de personalizar iPhones para se aventurar nas quatro rodas. O resultado é o Tesla mais caro do mundo, que terá como desvantagem não poder estacionar em qualquer lado, não vá o ouro que o reveste parcialmente desaparecer… Já a Ferrari dispensa os dourados para brilhar, pois basta-lhe tecnologia e potência. A marca do Cavallino Rampante levantou a ponta do véu de uma nova série especial com o V12 mais potente de sempre, a ser revelada já no próximo dia 5.

Até para a semana.

A semana em marcha-atrás

Fotografia
Hyundai

Novo Kauai N. Hyundai estreia-se nos SUV com garra

O Kauai N é o primeiro SUV da Hyundai com ambições desportivas. Monta um 2,0 litros a gasolina sobrealimentado com 280 cv, vai de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 240 km/h. Mas não fica por aqui.

Fotografia
Renault

Renault baixa preços e aumenta equipamento

Zoe, Clio, Mégane e Grand Scénic já estão disponíveis nos concessionários Renault na versão Limited, uma gama que inclui mais equipamento de segurança e conforto pelo preço da versão de acesso à gama.

Fotografia
Maserati

Levante Hybrid lançado na China a pensar na Europa

A Maserati apresentou no Salão de Xangai o novo Levante Hybrid, modelo que será ainda mais importante na Europa. Em Portugal, deverá tornar-se a versão mais vendida do SUV com 5 metros de comprimento.

Fotografia
Peugeot

308 troca instrumentos digitais por analógicos

A falta de chips faz outra vítima. A Peugeot decidiu sacrificar o 308, em benefício dos seus modelos mais populares, e vai trocar o habitual painel digital por outro analógico, menos sofisticado.

Fotografia
Aston Martin

Valhalla troca V6 por V8 híbrido e mantém 1000 cv

A Aston Martin está em dívida para com os amantes de desportivos. Prometeu o Valkyrie com 1176 cv e só vai entregá-lo em meados do ano, mas compensa ao mostrar o Valhalla ainda em 2021, com motor V8.

Em modo eléctrico

Fotografia
Audi

Audi Q4 e-tron (ainda) não chegou e já esgotou

Todas as unidades disponíveis para pré-reserva no mercado português do novo Audi Q4 e-tron “desapareceram” num ápice. Em Portugal, os preços deste SUV eléctrico iniciam-se nos 44.814€.

Fotografia
Opel

Há 50 anos, este Opel eléctrico batia 6 recordes

Há meio século, a marca alemã fazia história com o Elektro GT, um protótipo 100% eléctrico com baterias de aviões a jacto e pneus de alta pressão. Estabeleceu seis recordes pela mão de Georg von Opel.

Fotografia
Honda

Honda vai produzir só carros eléctricos em 2040

A Honda anunciou a estratégia para os próximos anos, no que respeita à produção de veículos eléctricos, alimentados por bateria ou "fuel cells". Em 2030, a percentagem será de 40% e 100% em 2040.

Fotografia
Elétricos

Corridas de resistência para EV com carga a 700 kW

A FIA anunciou uma nova categoria que surpreendeu o mundo da competição: carros eléctricos sofisticados com 585 cv, tipo GT3, preparados para provas de resistência e capacidade de recarregar a 700kW.

Fotografia
Hyundai

Incêndios. Hyundai acaba com o Kauai EV na Coreia

A Hyundai anunciou que abandona a produção do Kauai EV, pelo menos das unidades destinadas ao mercado sul-coreano. A má imagem por causa dos incêndios é prejudicial e o Ioniq 5 está quase pronto.

Muito à frente

Fotografia
Dacia

Dacia Spring (quase) bate Taycan no teste do alce

O pequeno eléctrico da Dacia, proposto por 16.800€, ultrapassou o difícil teste do alce a uma velocidade de 77 km/h. No processo, quase bateu os 78 km/h atingidos pelo Taycan, que exige 193 mil euros.

Fotografia
Supercarros

Rimac terá o carro de série mais rápido do mundo

A Rimac está cada vez mais próxima de iniciar as entregas do C_Two, um monstro com 1914 cv, bateria de 120 kWh, capaz de atingir 412 km/h e 0-100 km/h em 1,97 segundos. E mostra aqui a sua rapidez.

Fotografia
Curiosidades Auto

O Tesla mais caro do mundo só podia ser… Caviar

Os russos da Caviar são conhecidos por dedicar a sua atenção a edições limitadas do iPhone. Agora mantêm essa fixação, mas emparelham-na com um Model S repleto de ouro. Eis o Tesla mais caro do mundo…

Fotografia
Renault

Renault e Dacia juntam-se à Volvo: limite 180 km/h

A Volvo surpreendeu com a promessa de limitar a velocidade máxima dos seus carros a 180 km/h. A Renault e a Dacia aderem agora à moda, impondo o mesmo limite para diminuir os acidentes graves.

Fotografia
Lamborghini

Lamborghini Huracán passa a ter mordomo a bordo

Também o Huracán EVO vai passar a ser conectado. Ele e os seus 640 cv. É mesmo o primeiro modelo da Lamborghini que permite ao condutor usufruir dos serviços da Alexa, um mordomo para todo o serviço.

Ponha os olhos nisto

Fotografia
Ambiente

27 pedem para Europa acabar com carros a combustão

Volvo, Uber, Ikea e Coca-Cola são alguns dos nomes mais conhecidos de um conjunto de grandes companhias que querem que a Europa proíba a venda de novos veículos a gasolina, a gasóleo e até híbridos.

Fotografia
Toyota

Toyota faz motor que queima hidrogénio (não é bom)

A Toyota sabe tudo o que há a saber sobre as vantagens do hidrogénio. Constrói das fuel cells mais eficientes e, curiosamente, agora produziu um motor para queimar hidrogénio, o que não é bom.

Fotografia
Tesla

A chinesa que saltou em cima do Tesla travou pouco

No Salão de Xangai, uma proprietária chinesa de um Tesla subiu para cima de um carro exposto envergando uma t-shirt, em que acusava o seu carro de não travar. A Tesla revelou os dados do acidente.

Fotografia
Rolls-Royce

Luxo? É encomendar um Rolls a combinar com o avião

A Rolls-Royce está habituada a criar modelos à medida dos desejos dos seus clientes, mas este Phantom Oribe excede-se. Foi encomendado para combinar com um jacto privado e tem a exclusividade Hermès.

Fotografia
Volkswagen

Chineses copiam Carocha. Advogados da VW processam

Os chineses são os maiores a copiar tudo e todos, sem qualquer respeito pela concorrência. A VW exige respeito e estuda a possibilidade de processar a Great Wall, cujo Punk Cat é cópia do Carocha.

Acompanhe as novidades Auto

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Auto diretamente no seu email

Gosta de automóveis? O Alfredo Lavrador também. E traz-lhe, às quartas-feiras, uma seleção do que de melhor roda por aí.

  • Auto
  • Newsletter
  • Observador
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt
  • Oferecer artigo

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp

OPORTUNIDADES USADOS

Mais newsletters

Auto

Ao volante do Lamborghini Huracán Tecnica

8/7/2022, 21:02
Auto

O fenómeno Dacia explicado em entrevista exclusiva

23/6/2022, 23:22
Auto

Os "segredos" do novo Volkswagen ID.5

19/5/2022, 11:17
Auto

Maserati antecipa-se à dupla Ferrari/Lamborghini

6/5/2022, 15:14

O melhor do Premium

Norwegian Army Soldiers North Of The Arctic Circle
Guerra na Ucrânia

Ártico. O próximo ponto de tensão com Putin?

17/8/2022, 21:59
Diplomacia

Embaixador português em Doha exonerado

16/8/2022, 21:03
Eleições em Angola

Angola. "O diplomata" contra "o militar"

18/8/2022, 23:25
Restaurantes

Guia de restaurantes para descobrir no país

15/8/2022, 10:50

Populares

Retornados

Retornados

Paula Helena Ferreira da Silva
19/8/2022, 0:01
epa08767930 Chickens of poultry farmer Theo Bos have to stay indoors because of bird flu in Barneveld, The Netherlands, 23 October 2020. Commercial poultry farmers must keep their chickens indoors for the time being. The duty applies to farmers who have at least 250 chickens.  EPA/SANDER KONING
Agricultura

Galinhas poedeiras. Registo exigido em setembro

18/8/2022, 15:08
Óbito

Homem morre na praia do Americano

18/8/2022, 22:02
PS

César insiste em taxar petrolíferas e ataca PSD

19/8/2022, 11:28

Últimas

Confederação Nacional da Agricultura
Incêndios

CNA: apoios "excluem pequenos produtores" do país

19/8/2022, 21:07
A general view of the West Sea Viana city center located
Água

Ponte da Barca apresentam medidas para poupar água

19/8/2022, 21:07
Leonel Castro é o vencedor na categoria de Assuntos Contemporâneos nos prémios de fotojornalismo Estação Imagem 2020 com uma reportagem em Moçambique.  A passagem do Ciclone Idai, na província de Sofala, em Moçambique, deixou o orfanato municipal da Beira, Os Continuadores, ainda mais desvalido, a precisar de obras, equipamentos e alimentos. Há 44 anos que acolhe crianças órfãs dos bairros da cidade da Beira e de todas as províncias de Sofala que são Buzi, Nhamatanda e Dondo, albergando hoje 78 infantes que têm idades dos zero aos 12 anos. A maioria são muito pequeninos, metade ainda está no berçário, são crianças que perderam de muitas formas o pai e a mãe. Há crianças vítimas de maus-tratos pelos pais, violência física ou psicológica, crianças abandonadas, deficientes mentais ou motoras, crianças perdidas, filhos de pais presos, filhos de pais drogados, crianças mutiladas que foram vítimas do tráfico de órgãos. Coimbra 18 de julho de 2020. LEONEL DE  CASTRO / ESTAÇÃO IMAGEM / LUSA +++PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO+++
China

China apoia crianças afetadas pelo ciclone Idai

19/8/2022, 21:07
Observadores

A repórter que dorme junto ao palácio presidencial

19/8/2022, 20:54
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.

Login

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

Rua João Saraiva, nº 7
1700-248 Lisboa
© 2022

Seguir
Seguir
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
  • Ajuda
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Eventos
  • Conversas
  • The Collection
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store