|
|
|
|
Chama-se Air, mas corre o risco de ser muito mais do que uma mera lufada de ar fresco entre os eléctricos a bateria, prestando-se a dar um valente “abanão” ao Tesla Model S e ao Porsche Taycan. A berlina da Lucid Motors acaba de ser apresentada na sua versão de produção e faz mais “estragos” do que o que era suposto. O projecto do ex-Tesla Peter Rawlinson chegou a estar previsto para 2019 e só chegará no próximo ano, mas tudo indica que a espera valeu (bem) a pena. O Air impressiona em potência, em autonomia, em gestão da bateria, em luxo e em sofisticação tecnológica – e tantos ingredientes bons neste concentrado podem ser uma delícia para os clientes, mas deixar um certo travo a amargo na boca da concorrência… Está tudo aqui. |
Quem também surpreendeu foi a Maserati, que apresentou o MC20, um espectacular superdesportivo com 630 cv e motor central, capaz de ombrear com rivais do gabarito do Lamborghini Huracán ou do McLaren 600 LT. Para os lados da Rolls-Royce, o destaque vai para a nova geração do Ghost, que deixa de ter a base do BMW Série 7. |
Mas a semana também foi recheada de novidades mais acessíveis ao comum dos mortais. Desde logo, porque a Dacia mostrou os novos Sandero, Sandero Stepway e Logan. Pelo seu lado, a Peugeot revelou os trunfos do renovado 3008 e a Volkswagen apresentou a carrinha Golf, que vai chegar ainda antes do final do ano por mais 1500€ que o hatchback, enquanto a Seat já está a comercializar o Leon Sportstourer. |
A Jeep prossegue a electrificação da gama e tem no Wrangler o seu mais recente híbrido plug-in, dando continuidade a uma estratégia que é seguida por praticamente todos os fabricantes, empenhados em cumprir as normas de emissões na Europa. É certo que, teoricamente, os PHEV têm tudo para constituir uma alternativa de locomoção mais amiga do ambiente, mas a realidade é que as benesses de que são alvo já começam a ser criticadas. Aliás, na Alemanha, os ambientalistas declararam guerra aos PHEV e a contestação pode não ficar por aí. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Jeep
|
|
Depois do Compass e do Renegade, também o Wrangler terá uma versão híbrida plug-in com 380 cv, que associa aos seus proverbiais atributos no offroad a capacidade de percorrer 40 km em modo EV.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
A Volkswagen vai lançar a versão Variant da 8ª geração do Golf no final do ano. Mais versátil e adaptada às necessidades familiares, a carrinha cresce na distância entre eixos e na bagageira.
|
|
|
|
|
SEAT
|
|
A Seat iniciou a campanha de lançamento do Leon Sportstourer, a carrinha da gama destinada a quem procura uma solução versátil, mas mais ágil do que os SUV, tradicionalmente mais pesados e volumosos.
|
|
|
|
Peugeot
|
|
O 3008 já figura entre os SUV do segmento compacto mais procurados pelos condutores europeus. Agora reforça os seus argumentos e o destaque vai para a nova frente, com “dentes de sabre”.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Volkswagen
|
|
Já o conhecíamos por fora, mas agora também o interior do ID.4, o primeiro SUV eléctrico da Volkswagen, foi divulgado. É “clean” e recorre a várias soluções para favorecer a sensação de espaço.
|
|
|
|
Motos
|
|
Depois de ter criado a marca de luxo Aurus, para copiar a Rolls-Royce, Putin prepara-se para repetir a dose com os veículos de duas rodas. A Aurus Escort é destinada aos seus seguranças e é eléctrica.
|
|
|
|
Vendas
|
|
A venda de veículos eléctricos e híbridos plug-in em Portugal aumentou 73% em Agosto. A Tesla liderou entre os eléctricos, enquanto a Mercedes é quem mais híbridos plug-in comercializa.
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
Os primeiros Volkswagen ID.3 já chegaram a Portugal. Fazem parte do lote de 80 unidades da versão First que vai começar a ser entregue a partir de 18 de Setembro.
|
|
|
|
Tesla
|
|
Musk visitou a Alemanha para acompanhar a construção da primeira fábrica da Tesla na Europa, ver como avança a CureVac, para a produção de vacinas para a Covid-19 e conhecer os novos ID.3 e ID.4.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Maserati
|
|
A Maserati revelou por fim o seu MC20, um coupé de dois lugares superdesportivo pelo qual valeu a pena esperar. O motor central debita 630 cv, com a marca a prometer uma versão 100% eléctrica em 2022.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A Lucid vai apresentar o Air a 9 de Setembro, mas já começou a fazer estragos na reputação dos adversários. Publicou um vídeo em que aparece a bater o Taycan e o Model S em aceleração.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Pela maior densidade e rapidez na recarga, as baterias sólidas são o progresso mais aguardado no domínio da mobilidade eléctrica. A Volkswagen apostou na QuantumScape e deve usufruir disso já em 2024.
|
|
|
|
|
Elétricos
|
|
A marca sul-coreana acredita que as células de combustível a hidrogénio são o futuro para garantir a capacidade de percorrer longas distâncias com zero emissões, pelo que quer ser líder na tecnologia.
|
|
|
|
PSA
|
|
A PSA, que inclui Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall, prevê que a procura por baterias de iões de lítio, até 2030, vai ser multiplicada por 15. Para não depender de fornecedores, associa-se à Total.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Ambiente
|
|
Com 50 metros de comprimento e um custo de 223 milhões de euros, o iate de Aga Khan impressiona e está de visita ao nosso país. Foi concebido para bater o recorde do Atlântico, mas polui que se farta.
|
|
|
|
BMW
|
|
A Mercedes apresentou o novo Classe S, o seu reputado topo de gama. A BMW, que tem no Série 7 um dos principais rivais, acolheu a chegada do novo “S” com um curioso comentário no Instagram.
|
|
|
|
Ambiente
|
|
Mercedes A250e, Porsche Cayenne E-Hybrid e os Volvo XC40 T5 e XC90 T8 passaram pelo crivo do Deutsche Umwelthilfe, que concluiu que os PHEV poluem até sete vezes mais, pelo que exige o fim das ajudas.
|
|
|
|
|
|
|
|